24 versos da Bíblia que são um golpe contra a preguiça

24 versos da Bíblia que são um golpe contra a preguiça

Guarde alguns desses versos na memória e use-os como uma espada contra a lentidão e a ociosidade!

9 minutos ·

Versos da Bíblia sobre a preguiça, com ajuda para combatê-la

A maioria de nós pode se identificar com pelo menos um pouco de preguiça em nós mesmos. Não há nada de errado em fazer um “tempo de descanso”, relaxando após um longo dia, usando o tempo para recarregar e refletir sobre o dia. Mas quando sabemos que devemos estar em outro lugar, fazendo alguma coisa; talvez recebamos uma inspiração do Espírito para realizar uma tarefa, mas permanecemos onde estamos em ociosidade ou indiferença e ignoramos os impulsos, isto é, quando precisamos da exortação: “Vá para a formiga, seu preguiçoso! Considere seus caminhos e seja sábio …”

Pode haver várias razões para nossa inatividade e podemos ter diferentes incapacidades que limitam nossa capacidade de agir. Mas Deus sabe o quanto podemos suportar. Ele não nos dará uma tarefa que não possamos resolver. Há uma diferença entre entender nossos próprios limites e subestimar o que Deus pode fazer através de nós – se estivermos dispostos!

Tenha alguns desses versículos da Bíblia sobre a preguiça à memória, para que da próxima vez você fique tentado a permanecer ocioso no sofá, quando souber que poderia haver uma melhor utilização do seu tempo – quando estiver lutando entre “conforto para sua carne” ou "Saindo da sua zona de conforto" – você pode usar esses versos como uma arma contra a preguiça – um pecado que roubou tempo precioso suficiente das pessoas ao longo dos tempos!

Motivação para entrar em ação quando você não se sente bem

Romanos 6:11-14

“Da mesma forma você também, considere-se estar realmente morto para o pecado, mas vivo para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Portanto, não deixe que o pecado reine em seu corpo mortal, que você deve obedecê-lo em suas concupiscências. E não apresente seus membros como instrumentos de injustiça ao pecado, mas apresente-se a Deus como estando vivo dentre os mortos e a seus membros como instrumentos de justiça a Deus. Pois o pecado não terá domínio sobre você, pois você não está debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Considerar-nos mortos para o pecado é uma decisão que tomamos – nossos corpos não serão mais usados para servir ao pecado! Nós nos lembramos dessa decisão quando somos tentados. Esta decisão não tem nada a ver com os nossos sentimentos!

Gálatas 2:20

Já estou crucificado com Cristo; não sou mais eu que vivo, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim ”

Hebreus 3:15

“Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.”

1 Coríntios 9:24-27 

"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar. Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.”

Leia também: Como posso vencer o pecado mesmo que isso não me agrade?

Motivação para fazer o seu melhor em tudo o que você faz

Colossenses 3:23-24

“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.”

Eclesiastes 9:10

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.”

Lucas 16:10

“Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito.”

Hebreus 6:11-12

“Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança; Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.”

Filipenses 2:12-13

“De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.”

Lembre-se do por que Deus nos deu um corpo

1 Coríntios 6:19-20

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”

Romanos 12:1-2

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

Hebreus 10:5-7

“Sacrifício e oferta não quiseste,
Mas corpo me preparaste;…
Então disse: Eis aqui venho–
No princípio do livro está escrito de mim–
Para fazer ó Deus, a tua vontade
.’”

Essa foi a atitude de Jesus e sua obra quando ele esteve aqui na Terra. Também recebemos um corpo de Deus e, ao cumprirmos sua vontade na Terra, estamos provando que a vontade de Deus é boa, aceitável e perfeita, de modo que, nos séculos vindouros, ela seja incontestável.

Leia também: Você sabe porque Deus te deu um corpo? e Porque Deus me criou?

O que a Bíblia diz sobre preguiça

Provérbios 6:6-11

Vai ter com a formiga, ó preguiçoso!
Considere seus caminhos e seja sábio
Que, não tendo capitão,
Supervisor ou governante
Fornece suprimentos no verão,
E reúne sua comida na colheita.
Quanto tempo você vai dormir, ó preguiçoso?
Quando você vai se levantar do seu sono?
Um pouco de sono, um pouco de sono
Um pouco de dobrar as mãos para dormir –
Então a sua pobreza virá sobre você como um ladrão
E sua necessidade como um homem armado.”

Jeremias 48:10

“Maldito é aquele que faz a obra do Senhor preguiçosamente. E amaldiçoado é aquele que retém sua espada do sangue.” [tradução norueguesa]

No campo de batalha, se um soldado, por um motivo ou outro, não usar sua espada contra o inimigo, o inimigo mais cedo ou mais tarde o derrotará. Como guerreiros de Deus, nós também somos chamados para lutar – contra o pecado na carne. Se não estamos dispostos a sofrer – a negar a nossa cobiça o alimento que eles exigem – nós sucumbimos à tentação e, portanto, cedemos aos desejos da carne..

Leia também: Como devemos lutar contra o pecado na carne?

Provérbios 10:4-5

“O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece.O que ajunta no verão é filho ajuizado, mas o que dorme na sega é filho que envergonha.”

Provérbios 14:23

“Em todo trabalho há proveito,
mas ficar só em palavras leva à pobreza.”

Provérbios 19:15

“A preguiça faz cair em profundo sono,
e a alma indolente padecerá fome.”

Provérbios 18:9

“O que é negligente na sua obra
é também irmão do desperdiçador.”

1 Timóteo 5:8

“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.”

Lembrete de que nosso tempo é curto

Tiago 4:14

“… Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.”

João 9:4

“Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.

2 Coríntios 6:2

“eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação).”

Efésios 5:15-16

“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.”

Romanos 13:11-14

“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.”

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.