Como devemos lutar contra o pecado na carne?

Como devemos lutar contra o pecado na carne?

A natureza humana prefere pecar a sofrer, então como enfrentamos a batalha contra o pecado?

4 minutos ·

O pecado na carne é algo que todos herdamos e com quem nascemos, como descendentes de Adão e Eva. Não é culpa, mas a tendência ou inclinação a seguir nossa própria vontade e não a vontade de Deus. Experimentamos essa tendência toda vez que somos tentados por nossas concupiscências e desejos a cometer pecados. No entanto, se não concordamos com a tentação, não cometemos pecado. É aqui que reside a luta contra o pecado!

Engajar-se em batalha é desistir de tudo o que Deus aponta para você como necessário para desistir daquilo que atrapalha para você conseguir o objetivo – estar em conformidade com a imagem de Cristo para que você possa ficar com ele por toda a eternidade. (Romanos 8:29) Sua honra, sua vontade, seus desejos, seus pensamentos. Tudo isso deve ser entregue para viver de acordo com a vontade de Deus para sua vida.

Um desejo desesperado de ser salvo

Como os desejos e concupiscências de sua carne estão exigindo algo diferente da vontade de Deus, negar-lhes satisfação causará sofrimento na carne, o que você sentirá agudamente. Ser fiel requer uma mentalidade firme e decidida. Você precisa reconhecer que nada de bom vem da carne. (Romanos 7:18) Isso requer zelo, determinação e profunda dependência da ajuda de Deus. Você deve estar ciente de quão fraco você é como pessoa natural, de quão impotente é contra o pecado e chegar ao ponto em que humildemente reconhece que sem Deus você não pode fazer nada. Quando você estiver nesse ponto, entenderá por que está escrito sobre Jesus que ele orou até que seu suor viesse como grandes gotas de sangue. (Lucas 22: 41-44)

“O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.” Hebreus 5:7-8.

Jesus era o Filho de Deus, mas ele mesmo, como homem, teve que orar com veementes súplicas e lágrimas a Deus para receber a força necessária para sustentá-lo na batalha. Esse é o espírito em que você também precisa estar. Uma necessidade desesperada de ajuda, um desejo desesperado de ser salvo do pecado que você acha que o envolve tão facilmente. (Hebreus 12: 1) Também será necessário clamar a Deus em oração para que você seja salvo do pecado. Você precisa orar para ter a mente que estava em Jesus, a mente para estar disposto a sofrer na carne e suportar a batalha para matar o pecado. (Tiago 1:12; 1 Pedro 4: 1-2)

O poder do Espírito Santo para combater o pecado

O pecado está à porta, e seu desejo é por você, mas você deve dominá-lo! (Gênesis 4: 7) Se você não resistir no primeiro momento, ele pega um dedo e depois cresce e se torna outro pensamento, e outro pensamento. No final, torna-se uma maneira de pensar. Então ele venceu você, e não o contrário. Não dê ao pecado uma polegada! Resista até que o desejo se esgote, não importa quanto tempo isso leve. E então você estará livre!

Leia também: Você está capturando as "pequenas raposas?"

poder do espírito santo de Deus lhe dá a energia necessária para permanecer firme na luta contra o pecado e nunca desistir, não importa quanto tempo a tentação continue. (Atos 1: 8) Negar pacientemente, com perseverança, as tentações de pecar que se levantam dentro de você sem nunca ceder. É um poder que somente o Espírito Santo pode lhe dar. Não é algo que você tem em si mesmo; os seres humanos são fracos e propensos a desistir. É por isso que você precisa se humilhar, reconhecer sua própria fraqueza e chegar ousadamente ao trono da graça para encontrar misericórdia e graça para obter ajuda em momentos de necessidade. (Hebreus 4:16)

Quanto mais você vencer na tentação, tanto mais esperança terá para o futuro. Deus pode transformar você, mudar você, torná-lo novo. (2 Coríntios 5:17) O futuro se torna emocionante e cheio de possibilidades surpreendentes, quando você sabe que não é obrigado a reagir de acordo com o pecado em sua carne, mas que pode andar na novidade da vida! (Romanos 6: 4) O pecado foi morto! Nascemos inclinados a muitos pecados que habitam em nossa carne, mas não precisamos morrer com eles! Graça e paz serão multiplicadas para você, no conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor. (2 Pedro 1: 2)

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.