O que é pecado?

O que é pecado?

O que é pecado – pecado original, atos do corpo, pecado na carne? Qual é a diferença entre ter pecado e cometer pecado?

6 minutos ·

Segundo a Palavra de Deus, o pecado é o que separa as pessoas de Deus, e o salário do pecado é a morte. Mas o que é pecado, na verdade? E como você sabe quando você comete pecado?

O que é pecado? Saber o que é pecado – saber o que está errado

Pecado é transgressão ou desobediência às leis de Deus. (1 João 3:4)

A lei moral de Deus está escrita no coração de todo ser humano (Romanos 1:20), e quando uma tentação pecaminosa é introduzida, sua consciência imediatamente percebe o perigo. Sua consciência (ou sua compreensão do que é certo e errado) diz quando você está prestes a transgredir a vontade de Deus e lembra quando você pecou. É para ser uma ajuda para evitar que você cometa pecado.

Porque a sua consciência é o seu conhecimento do bem e do mal, qualquer transgressão dos sussurros da sua consciência é considerada pecado. No entanto, sua compreensão é limitada e sua consciência pode não estar exatamente alinhada com a perfeita vontade de Deus, uma vez que ela pode ser facilmente influenciada por fatores externos, como normas na sociedade e sua educação pessoal. Quando você começar a servir e obedecer a Deus, Ele enviará a você o Espírito Santo para guiá-lo à Sua perfeita vontade. O Espírito pode iluminar você em áreas onde sua consciência não pode, e seu entendimento vem cada vez mais de acordo com a vontade de Deus.

A queda – como o pecado entrou no mundo

Para entender o conceito de pecado, é importante entender suas origens. O pecado entrou no mundo quando Adão e Eva acreditaram na mentira de Satanás e desobedeceram a Deus. Eles obedeceram a sua própria vontade, em vez da vontade de Deus, e comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal. Sua consciência foi despertada, e eles se tornaram conscientes do certo e do errado, e sabiam que haviam pecado. Por este ato de desobediência, sua natureza humana foi corrompida e eles receberam uma natureza pecaminosa, ou carne pecaminosa.

Pecado na carne – tendo pecado

Todos os descendentes de Adão e Eva herdaram o pecado na carne – não culpa, mas uma tendência ou inclinação para seguir sua própria vontade própria, em vez da vontade de Deus. Em Romanos 7:18 Paulo escreve, “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum.” Aqui ele descreve esta tendência ao pecado que todos nós herdamos. A Bíblia usa muitas palavras para descrever essa inclinação: o pecado na carne, o corpo do pecado, a lei do pecado, a luxúria e os desejos, etc. Também é freqüentemente chamado de nossa “natureza pecaminosa” ou “pecado original”.

João escreve: “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.” 1 João 1:8. O pecado que você tem é esse pecado na carne – concupiscências e desejos – que você herdou. Isso não é culpa sua; é algo com que você nasceu e não implica culpa. Você experimenta essa tendência toda vez que é tentado. “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.” Tiago 1:14.

No entanto, há uma grande diferença em ter pecado – que está sendo atraído por suas concupiscências e desejos – e cometer pecado.

Quando você cometeu pecado?

Tiago continua escrevendo: “Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Tiago 1:15. Aqui vemos que a tentação não se torna pecado até que uma concepção ocorra. Essa concepção é quando sua mente concorda conscientemente com a luxúria. O resultado é que você comete pecado, seja em pensamento, palavra ou ação. Isso é pecado pelo qual você será responsabilizado; agora você é culpado. É possível receber perdão por esse pecado se você se arrepender de todo o coração. Mas, depois de tal arrependimento, a intenção é que você não cometa pecado novamente.

Leia mais nestes artigos“Ter pecado – Cometer pecado,” e  “Qual é a diferença entre a tentação e o pecado?”

Pecado do qual você não está ciente – ações do corpo

É claro que você pode agir, falar ou pensar contrário à vontade de Deus, sem estar ciente disso no momento. A Bíblia chama esses atos de “atos do corpo” e de ser cativo da lei do pecado em seus membros (leia sobre isso em Romanos 7 e 8). Como essas inclinações nunca passaram pela sua consciência, não há punição para esses atos do corpo. Deus não vai condenar você pelo pecado que você não está ciente. No entanto, mesmo essas ações podem ser trazidas à sua consciência em um estágio posterior, e precisam ser tratadas. Isto é, eles devem ser julgados e rejeitados por sua mente consciente – você tem que matar os atos do corpo pelo Espírito. (Romanos 8:13)

Ninguém tem que cometer pecado!

Mesmo que você tenha pecado em sua carne, você não tem que cometer pecado. Quando você é tentado a fazer algo que você sabe que está errado, você pode escolher não cometer pecado. Você pode escolher fazer a vontade de Deus, em vez de concordar com suas próprias concupiscências e desejos.

Esse entendimento abre uma porta para uma vida muito emocionante! É realmente possível ter sempre uma consciência pura. É realmente possível viver uma vida que é sempre agradável a Deus! É realmente possível vencer o pecado e a morte e tornar-se participante da natureza divina e da vida eterna! (2 Pedro 1: 2-4)

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.