Você está capturando as “pequenas raposas?”

Você está capturando as “pequenas raposas?”

É tudo sobre parar os pequenos pensamentos antes de se tornarem grandes problemas.

3 minutos ·

“Apanhai-nos as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor.” Cânticos 2:15.

Toda ação começa com um pensamento. A questão é o que fazemos com ele; como lidamos com isso. Assim como as pequenas raposas de aparência inocente que se escondem e destroem as vinhas, pensamentos e reações podem aparecer de repente do nada e tentar estragar nossos corações e mentes. Inveja, amargura, raiva, ganância. Pensamentos como este vêm naturalmente para nós, mas a verdade é que eles são maus – eles são pecado. (Gálatas 5: 19-21) A chave é estar acordado e pegá-los assim que eles entrarem em nossa consciência.

A vontade está presente comigo…

Mas espere um minuto! Não devemos ser cristãos? Não deveríamos  pensamentos e ações boas o tempo todo? Afinal, queremos ser sempre bons, certo?

Paulo responde claramente em Romanos 7:18-20, “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.
Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.
Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim..”

Há algo chamado de pecado que habita em nós! Isso parece terrível, mas sabemos que esta é a chave para seguir nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele foi tentado em todos os pontos como somos, ainda sem ceder ao pecado. (Hebreus 4: 15-16) Portanto, quando somos tentados, para reagir com amargura, por exemplo, quando alguém não concorda conosco, precisamos estar acordados para ver a tentação e negar o pecado que quer se manifestar, e preferivelmente pegue a nossa cruz e seguir Jesus. Então, não nos tornamos amargos e ofendidos. Então, estamos "pegando as pequenas raposas" e as destruímos, e nossos corações e mentes são preservados em pureza.

Precisamos estar atentos

Fazemos isso chegando com confiança ao trono da graça, para que possamos obter misericórdia e encontrar a graça que precisamos para superar esses pensamentos e tentações pecaminosas. Paulo também nos exorta em Efésios 4:17: " E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente."

Um pensamento impuro que  entra em nossa mente não nos torna impuros, assim como as pequenas raposas tentando entrar na vinha não têm a chance de estragar as uvas. Mas, se nos ocuparmos desses pensamentos impuros, ou cedemos a esses desejos do mal, então, e somente então, nos tornamos impuros ou contaminados. Portanto, precisamos estar atentos  e vigilantes em todo o tempo, para que possamos levar todos os pensamentos em cativeiro à obediência de Cristo, antes que eles tenham a chance de se transformar em pecado. (2 Coríntios 10: 3-5; Efésios 6: 10-18)

Desta forma, podemos liberar uma fragrância cheirosa sempre crescente onde quer que vamos e ser uma benção para aqueles que nos rodeiam.

“E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento.” 2 Coríntios 2:14

Louvo a Deus que é possível viver tal vida, ser agradável para aquele que nos chamou e nos escolheu antes da fundação do mundo.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.