O que significa obter vitória sobre o pecado?

O que significa obter vitória sobre o pecado?

O que a Bíblia quer dizer quando diz que devemos ser “mais do que vencedores?” A quem se refere quando está escrito “àquele que vencer”?

5 minutos ·

Como vencer o pecado. Vencer – obter a vitória – é o resultado de uma batalha pessoal contra o pecado em sua vida. Mas é vitória quando você vence sobre uma tentação, ou é apenas considerada vitória quando você não é mais tentado a pecar?

Olhe desta maneira: Você está lutando uma guerra contra o pecado em sua carne. Mas toda guerra é composta de batalhas individuais. Toda vez que você vence a tentação de pecar, você venceu em uma batalha. Você está um passo mais perto de vencer a guerra.

Quando um pensamento impuro, ou qualquer outra tentação, surge, então você diz “Não!” Você ora a Deus por força, você usa a Sua Palavra como uma arma, e você vence essa tentação. Isso é uma vitória. Mesmo que a mesma tentação venha de novo. É uma nova batalha. é outra oportunidade para a vitória e mais um passo em direção ao objetivo final de vencer todos os pecados em sua carne.

Quando você vence uma tentação um dia, você a venceu. Só porque você é tentado no dia seguinte para a mesma coisa, não significa que você não foi vitorioso ontem. É apenas mais uma oportunidade para vencer esse pecado, para que um dia ele seja completamente erradicado.

Leitura adicional: O que é pecado?

Para vencer o pecado:

Imagine um campo cheio de inimigos; todos eles parecem idênticos. O seu trabalho é limpar esse campo. Cada um desses inimigos é como uma tentação de pecar. Esta é uma tentação para um pensamento impuro. Mas você vence isso, porque a Palavra de Deus dá poder e força, e não há dúvida de que através Dele você é mais forte que seu inimigo! Você diz: "Não!" E você usa a Palavra de Deus como uma espada para cortá-la. Então você se vira e há outro inimigo ali mesmo, com a mesma tentação. Mas é definitivamente um novo inimigo; você pode ver o que você acabou de vencer lá no chão. Então você faz o mesmo novamente. E você olha ao seu redor, e o que você vê? Mais inimigos! Mas você continua em frente. Se a sua visão estiver voltada para a recompensa, para o celestial, e não para o que você pode ter aqui na Terra, então você encontrará forças para continuar; então a batalha nunca se torna muito difícil. (Colossenses 3: 1-4)

Tentação por tentação: você não está terminado depois de apenas uma luta. Mas só porque as tentações continuam chegando, não significa que você não esteja vencendo. Significa apenas que você tem uma natureza humana – uma carne, assim como qualquer outra pessoa na terra. Mas você está derrubando esses inimigos, um por um. E depois de algum tempo você para e olha atrás de você, e há um campo cheio de inimigos atrás de você que nunca mais poderá tentá-lo novamente! Você está fazendo progresso; você está a caminho de vencer a guerra. (Hebreus 12: 1-2)

Outras leituras: É possível manter meus pensamentos puros?

Momento a momento você vence o pecado

Você pode pensar assim sobre qualquer pecado que você veja em sua carne. Orgulho. Desânimo. Coisas diferentes surgem porque há profundezas em nossa carne. Você não vê tudo de uma vez, ou você não conseguiria aceitá-lo. É um campo de cada vez: Deus mostra a quantidade certa de uma só vez que você é capaz de vencer. (1 Coríntios 10:13) Ele faz com que você possa ser salvo do pecado o mais rápido possível, com o mínimo de sofrimento. Chegará o dia em que você estará nesse campo e olhará ao seu redor e não haverá um único inimigo. Você perseverou fielmente e o campo é seu! Então você nunca será tentado nessa área novamente; você foi completamente vitorioso nessa batalha. Então você vai agradecer e louvar a Deus por Ele ter lhe dado a ajuda e o poder para fazer a guerra e que agora você está livre para sempre desse pecado.

Clique aqui para ler mais sobre o tema vencendo o pecado.

Vitória = algo novo

E você não apenas está livre do pecado, mas também ganhou natureza divina no lugar do pecado. Cada vez que você vence, onde sua natureza era anteriormente impura, ela é substituída pela pureza. Quando sua natureza humana – o pecado na carne – é destruída, a natureza divina toma seu lugar. As virtudes de Cristo substituirão esses pecados feios. Você está se tornando cada vez mais semelhante a Jesus; você está sendo preenchido cada vez mais com a plenitude de Deus. Seu espírito está se tornando cada vez mais conectado com Deus, e você está crescendo em sabedoria, o que tornará o próximo campo ainda mais fácil de esclarecer. Você está se tornando um profissional. (2 Pedro 1: 4-8)

E então o dia virá quando você for aperfeiçoado. Quando tudo acabar Quando não há campos para limpar. Que dia que será. Então você estará pronto para encontrar Jesus, pelo qual você está realmente lutando. Você está lutando por uma eternidade com ele. Então você será digno de ser chamado Seu irmão. (Romanos 8:29; Hebreus 2:11)

“Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.” Hebreus 10:36.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.