O que significa ser um sacrifício vivo?

O que significa ser um sacrifício vivo?

Você já se perguntou o que significa apresentar seu próprio corpo como um sacrifício vivo?

6 minutos ·

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Romanos 12:1.

Paulo implorou aos romanos que apresentassem seus corpos como sacrifício vivo. Em outras palavras, era realmente urgente para ele fazer isso; foi algo realmente significativo. Mas o que realmente significa dar nosso corpo como sacrifício vivo? Claramente, ele estava falando figurativamente, não literalmente. E esse pedido não era apenas para os romanos – é essencial para nós também em nossos dias!

Para responder a essa pergunta, combinamos dois artigos – um de Sigurd Bratlie e um de Johan Oscar Smith. Que esta mensagem inspire você a permanecer neste estado constante de apresentar seu próprio corpo como um sacrifício vivo!

Um sacrifício vivo

Nosso serviço a Deus é apresentar nosso corpo como um sacrifício aceitável para ele. O que eu sacrifiquei não é mais meu. Quando ele veio ao mundo, Jesus disse: “corpo me preparaste;… Eis aqui venho… Para fazer, ó Deus, a tua vontade.” Hebreus 10: 5-7. Ele poderia ter usado seu corpo para buscar o que é seu – para buscar honra e poder, para levar uma vida agradável, etc. – mas ele não viveu para agradar a si mesmo. (João 6:38; Romanos 15: 3.) Ele apresentou seu corpo a Deus como um sacrifício aceitável. Tudo o que ele fez com seu corpo foi para nosso benefício e salvação.

Agora somos chamados a segui-lo. Agora chegou a hora de apresentarmos nossos corpos como sacrifício. Devemos cuidar para que nosso corpo esteja sempre pronto, santo, aceitável por Deus para realizar sua vontade. Não devemos usá-lo para procurar o que é nosso, mas para o melhor de nosso próximo. (Romanos 15: 1-2.) A língua não deve ser usada para falar em nosso nome, nos defender, mas para falar em nome de Deus – para edificação, a fim de que conceda graça aos ouvintes. (Efésios 4:29.) Minhas pernas não devem ser usadas para correr para onde eu gostaria de ir, mas para onde eu possa ser de proveito. Meus braços não serão usados para segurar e pegar o que eu gosto, mas para dar aos outros o que é rentável. Portanto, meu corpo é destinado a beneficiar os outros, não a mim mesmo.

Se eu der tudo o que possuo aos pobres, mas não amar, nada me serve. O amor não busca o seu próprio. (1 Coríntios 13: 3,5.) Se eu der tudo o que possuo, mas procurar recebê-lo novamente na forma de honra e um bom testemunho, não será um trabalho feito com um corpo sacrificado. Eu procurei o meu próprio e não sou nada. O amor não busca o que é seu.

(Sigurd Bratlie)

Não a minha vontade, mas a tua seja feita

Ser convertido significa que eu me afasto da minha própria vontade, para fazer a vontade de Deus. Jesus orou: “Não se faça a minha vontade, mas a tua.” Lucas 22:42. Pode parecer que Deus está exigindo coisas humanamente impossíveis para você, coisas que você nunca será capaz de fazer. Não, não mesmo. Ele deu seus mandamentos para que possamos cumpri-los exatamente e, assim como é o dia, assim será nossa força. Ele sempre dá graça para ajudar no momento certo, e graça é poder para fazer sua vontade.

Quando Jesus estava na terra, disse: “Eis aqui venho – No princípio do livro está escrito de mim – para fazer, ó Deus, a tua vontade.” Hebreus 10: 7. Jesus tinha o poder do Espírito de Deus sobre ele para fazer a vontade de Deus, porque ele se ofereceu no poder de um Espírito eterno. Ele tinha vontade própria, mas sacrificou isso para cumprir a vontade de seu Pai. O sacrifício estava dentro de si e ele foi obediente; portanto, ele poderia nos ensinar a fazer esta oração: “Seja feita a tua vontade na terra como no céu“. Mateus 6:10.

O ponto é que as pessoas devem fazer a vontade de Deus aqui na terra. Recebemos poder para fazer sua vontade através do Espírito Santo que veio sobre nós, o mesmo Espírito que estava sobre Jesus nos dias de sua carne. Assim como qualquer pessoa sensata aqui na Terra não esperaria mais de seus filhos do que eles podem administrar, muito mais nosso Pai celestial adaptará sua vontade divina às circunstâncias de nossas vidas. Crer em qualquer outra coisa é incredulidade. Nosso raciocínio humano pode nos dizer que as grandes demandas de Deus sobre nós são irracionais. Mas esses pensamentos são pecaminosos; eles não têm nada a ver com a realidade. A vontade de Deus é a nossa santificação, e sua vontade pode ser feita. Isso deve ser feito se quisermos ser santificados. Está escrito que Cristo se tornou para nós a sabedoria de Deus, justiça, santificação e redenção. (1 Coríntios 1:30.) Ele trabalha em nós para querer e fazer, e toma cuidado para não trabalhar em nós mais do que somos capazes de fazer.

“Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram.” Hebreus 10:8. Todos esses sacrifícios estavam fora do corpo, e eles nunca foram capazes de levar as pessoas aos sacrifícios dentro do corpo – aqueles sacrifícios que Jesus Cristo veio oferecer. Também somos chamados a participar desse ministério de sacrifício. Assim como Abraão e Deus estavam de acordo quanto ao sacrifício de Isaque, também devemos concordar com Deus para oferecer nosso próprio Isaque. Somente então a vontade de Deus poderá ser feita na terra como no céu.

(Johan Oscar Smith)


Esses artigos foram traduzidos do norueguês e foram publicados pela primeira vez no periódico Tesouros Escondidos (Skjulte Skatter) de BCC como “Servindo a Deus” (Sigurd Bratlie) em novembro de 1932 e “A vontade de Deus – minha vontade” (Johan Oscar Smith) em janeiro de 1943.
© Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag | ActiveChristianity

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.