O que Jesus quis dizer quando disse que ele era a verdade?

O que Jesus quis dizer quando disse que ele era a verdade?

O que é a verdade? O que significa para nós e como afeta e muda nossas vidas?

5 minutos ·

Jesus é a verdade

Jesus disse: “: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6.

Nossa atitude em relação à verdade determina o resultado de nossas vidas. Se não amamos a verdade, se a resistirmos, resistimos à salvação. Mas se amamos a verdade, então abraçamos a salvação e recebemos a recompensa: a coroa da vida.

Mas o que Jesus quis dizer quando disse que Ele é a verdade? O que é a verdade?

A verdade sobre quem somos e quem é Jesus

A Palavra de Deus é verdadeira, e o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Então a verdade é a vida de Jesus – que deve ser manifestada em nós. (2 Coríntios 4:10) Quando comparamos a Sua vida à nossa própria vida e vemos quão imensamente diferentes são os dois, então uma luz se acende para nós. A verdade é que a luz que brilha em nossas vidas e revela o que somos realmente por natureza. Revela o caminho pelo qual devemos caminhar para sermos transformados na imagem de Cristo. (Romanos 8:29)

O primeiro passo no caminho da verdade é dado quando Jesus ilumina Sua luz em nossas vidas e reconhecemos que somos pecadores necessitados de perdão, expiação e justificação. Isso nos faz nos arrepender.

O próximo passo é que Ele nos mostra que, apesar de estarmos perdoados, ainda temos pecado na carne, e temos que reconhecer que nós mesmos somos incapazes de vencer quando somos tentados a ceder ao pecado que está tão arraigado. em nós como seres humanos. Quando nos humilhamos para reconhecer essa verdade sobre nós mesmos, o Espírito Santo pode nos preencher, nos iluminar, nos conduzir e nos dar a força e o poder que nos falta em nós mesmos para que possamos manter tudo o que Deus nos ordena – podemos entregar a nossa vontade e fazer a sua vontade em seu lugar. Em outras palavras, podemos obter a vitória sobre as concupiscências da carne que levam ao pecado.

“E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” 1 João 5:20.

Leitura adicional: Como você pode se enganar e como evitá-lo

Transformação – o ponto central da verdade

“Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.” 3 João 3-4.

Não há bênção maior do que andar na verdade. Isso significa reconhecê-lo, julgar aquilo que ele nos mostra, odiar aquilo que é considerado pecado e, então, pôr o pecado à morte pelo poder do Espírito. Então, estamos em constante desenvolvimento, progresso constante, santificação contínua e contínua transformação na imagem de Cristo.

É possível que todos andem nesta verdade, de modo que ela possa nos libertar do pecado – tanto as conseqüências dela quanto seu poder sobre nós. (João 8:32) Deus ama a todos nós e é rico o suficiente para todos que o invocam. O Espírito Santo – assim como o Espírito da verdade – nos guiará neste processo contínuo de ser libertado. Quanto mais dispostos, obedientes e rápidos em reconhecer a verdade, mais rápido será nosso progresso.

E qual será o resultado de amar a verdade? Que somos transformados de quem somos por natureza, e a vida de Jesus será manifestada em nós.

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” 2 Coríntios 3:18.

Quando nos julgamos, e pela fé, punimos com a morte o que a verdade nos mostrou sobre nós mesmos; pela fé somos transformados na imagem da Sua glória.

Leia mais: É por isso que a transformação é a mais gloriosa das promessas de Deus

A verdade dá esperança!

Não há razão para desanimar quando vemos a verdade sobre nós mesmos, não importa o que vemos. Em vez disso, podemos ser cheios de esperança, porque sabemos que o Espírito da verdade é também o Espírito de poder, e através Dele somos capazes de vencer todas as coisas que estão entre nós e nosso objetivo de sermos como Cristo. E aquelas coisas que a verdade nos mostrou sobre nós mesmos podem desaparecer de nossas vidas para sempre!

“E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.” 1 João 3:3.

Precisamos amar e reconhecer a verdade 100%. “Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome.”  Salmos 86:11. Nós só podemos ser salvos e santificados no mesmo grau em que amamos a verdade. Então, vamos recebê-la com os corações abertos, mesmo quando dói ver e reconhecer o que realmente somos por natureza. Sem primeiro vê-la, não podemos nos purificar dela.

O resultado será glorioso quando a verdade nos libertar e nos salvar! Vamos ter coragem e olhar toda a verdade divina diretamente nos olhos, plenamente confiantes de que Aquele que, em Seu amor, nos mostra a verdade sobre nós mesmos, também nos libertará e nos salvará de tudo o que Ele nos mostra.

Deixe a verdade ser nossa melhor amiga!

Você pode estar interessado em ler mais sobre o nosso transformação em nosso tópico.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.