É por isso que a transformação é a mais gloriosa das promessas de Deus

É por isso que a transformação é a mais gloriosa das promessas de Deus

A parte mais importante do evangelho de Deus para nós pode ser descrita nesta palavra: transformação.

6 minutos ·

A parte mais importante do evangelho de Deus para nós pode ser descrita nesta palavra: transformação.

O maior anseio de Deus para nós é que possamos ser transformados de nossa natureza humana pecaminosa e participar de Sua gloriosa e perfeita natureza divina. Isso significa que nossa própria natureza, nossos próprios pensamentos e inclinações podem ser transformados. Nós podemos ir de miseráveis pecadores absolutos a vasos perfeitos da glória e bondade de Deus! Não há presente maior que existe em toda a criação.

“…Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” 2 Pedro 1:4.

O caminho para a transformação

A transformação para a imagem de Jesus Cristo tem um custo. Atingir a natureza divina requer o sacrificar da minha velha natureza. É por isso que Jesus diz que “E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.” (Mateus 7:14) É porque há tão poucos que estão dispostos a desistir de sua antiga natureza humana.

É impossível começar este processo de transformação ao longo da vida sem primeiro reconhecer que a minha natureza humana é inútil, horrível e manchada pelo pecado. Eu tenho que ter esse clamor no meu coração, “Miserável homem que eu sou!” (Romanos 7:24) Eu tenho que sentir a dor e a falta que vem ao perceber que não posso servir a Deus na condição em que estou. Minha natureza nem pode ser "melhorada". Eu tenho que me tornar uma criação completamente nova. (Gálatas 6:15)

E quando eu me tornei saturado dessa pobreza de espírito, quando reconheci e aceitei que nada de bom habita em mim (Romanos 7:18), então estou pronto para começar a trocar a minha velha natureza por uma nova natureza. Então estou pronto para começar neste caminho, para realmente começar minha vida de transformação.

E Deus vai me mostrar esse caminho

A transformação vem pouco a pouco, colocando minha velha natureza pecaminosa à morte. Nas minhas diversas situações em que entro durante o dia, descobri que minha impaciência, meu ciúme, minha raiva, meu egoísmo, minha luxúria e meu orgulho se mostram em mim. Negando esses pensamentos e recusando-se a deixá-los tomar conta e crescer, eu os coloco na morte. (Colossenses 3: 5) Eu ofereço a Deus e deixo que Ele transforme esse pedaço de mim. Esse é outro passo no caminho estreito.

Assim, quando surge um pensamento pecaminoso, por exemplo, quando sinto que há um sentimento de ciúme em mim, posso me recusar a aceitar isso. Recuse-se a deixá-lo crescer! Pensamentos de ciúme são tão diferentes da natureza de Deus quanto a noite é do dia! É preciso nada menos que um milagre para ser transformado de pensamentos tão pecaminosos em natureza divina. Eu clamo a Deus para me salvar do meu pecado e eu oro para que Ele me dê forças para matá-lo! Eu oro para que Ele me transforme.

E o Espírito Santo me dá o poder de levar esse pensamento pecaminoso à morte. E quando está morto, Deus me dá um pequeno pedaço da natureza divina em seu lugar. Eu atravesso o fogo e me purifico. Mesmo nessa situação aparentemente insignificante, estou participando das mais preciosas promessas e participando da natureza divina, a vida eterna! Deus está realizando um milagre em mim. Que incentivo para ser fiel!

“Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;” 1 Pedro 1:6-7.

Transformação diária

As oportunidades estão lá todos os dias para eu ser transformada. E se eu não encontrá-las, então eu estou vivendo em vão! Se eu não reconheço o pecado em mim e o mato, então vou para o meu dia com o objetivo errado em mente!

Transformação é uma ocorrência diária, não algum feitiço mágico que Deus fará no caminho quando eu for mais velho. Se eu sou a mesma pessoa hoje como fui ontem, então como posso esperar ser uma pessoa completamente transformada no final da minha vida?

Posso não notar hoje que sou uma pessoa muito diferente do que era ontem. Muitas vezes as mudanças são pequenas. E há um longo caminho a percorrer. Mas se não posso ver minha transformação de um dia para o outro, posso olhar para trás uma semana. Ou um mês. Ou seis meses.

E quando posso ver que me tornei mais paciente, que me tornei mais amoroso, que me tornei mais piedoso do que antes, então estou cheio de uma alegria abundante! Quando eu posso olhar para a minha vida e ver que de todas as vezes que eu coloquei a impaciência para a morte, então ficou mais fácil para mim ser paciente agora. Estou mudando. Eu estou me transformando.

O objetivo final glorioso

Meu objetivo final com a minha vida é que eu seja transformado o máximo possível na imagem de Cristo. Que eu tenha sido preenchido o máximo possível com a natureza divina.

Então, quando estou com outras pessoas, elas experimentam apenas alegria, paz, amor e paciência que emanam de mim. Jesus era um ser humano enquanto Ele estava aqui na terra, e foi tentado como qualquer outro ser humano, mas Ele lutou contra o pecado e nunca cedeu. Uma transformação aconteceu Nele, e Ele poderia dizer, “Quem me vê a mim vê o Pai.”  (Lucas 2:52; João 14:7-10; 1 Pedro 4:1)

Porque Jesus sempre obedeceu a Seu Pai, Ele nunca se entregou a nenhuma das inclinações de Sua natureza humana e durante toda a Sua vida todas as Suas reações foram divinas. Uma batalha contra o pecado estava acontecendo por dentro, mas as pessoas ao redor viram o Pai Nele.

Esse é o meu objetivo também! Essa é o meu anseios! Esse é o meu único desejo enquanto estou aqui! Eu também quero dizer que “Aquele que me viu, viu o Pai”. Eu também quero chegar a essa natureza divina.

E pela graça de Deus isso é realmente possível.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.