Como você pode se enganar e como evitá-lo

Como você pode se enganar e como evitá-lo

A Bíblia fala sobre se enganar, e isso pode ser mais fácil do que você pensa. Mas a solução também não é complicada.

3 minutos ·

Cumpridores da Palavra

“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” Tiago 1:22.

Se eu apenas ouço a Palavra, mas não a faço, ela não cria raízes em mim e não me trará salvação. Mas quando ouço a Palavra e obedeço, a Palavra torna-se um comigo, com minha mente, e ela me reforma e me transforma em algo novo de acordo com a imagem de Deus. Pois, se alguém é ouvinte da Palavra e não praticante, ele é como um homem que se observa no espelho, vai embora e imediatamente esquece como se parece.. (Tiago 1:23)

A Palavra de Deus é como um espelho, quando é falado em Espírito e verdade. Somos capazes de ver o próprio Cristo como nosso exemplo perfeito, e nos vemos com todas as nossas faltas e falhas. Então, podemos colocar as coisas certas em nossas vidas, fazendo como a Palavra diz e praticando a verdade. Então seremos formados pela Palavra à imagem do Filho, pois Ele é a própria Palavra.

Uso ativo da cruz

“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.” 1 João 1:8.

Nós temos pecado, mas o pecado não deve ter domínio sobre nós. Temos que decidir sobre isso. Para isso precisamos da cruz. O pecado não pode passar pela cruz. É assim que podemos vencer, sabendo que nosso velho homem foi crucificado com Ele, que o corpo do pecado pode ser eliminado, que não devemos mais ser escravos do pecado. (Romanos 6:6)

Nós devemos crer nisso: “Já estou crucificado com Cristo.” Gálatas 2:20. Então a nova vida que é criada de acordo com Deus em verdade e retidão ganha tempo e paz para prosperar e crescer com o aumento que vem de Deus. Com a cruz podemos manter o pecado fora de nossa vida interior. Israel teria se enganado se dissessem: “Não há inimigos na terra.” A terra estava cheia de inimigos quando Josué entrou pela primeira vez. E Israel precisava de fé e confiança em Deus para vencer. É exatamente o mesmo agora. Nada de bom habita em nossa carne, mas pela fé vamos superar. “para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.” Romanos 6:6

Pare de extrair de fontes amargas

“Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?” Tiago 3:11. Se extrairmos da boa fonte um minuto e logo em seguida tirarmos da fonte amarga, então nos enganamos. Nós não podemos servir a Deus e às riquezas. Nem podemos adorar a Deus e ídolos.

Todas as fontes amargas devem ser estancadas. Toda idolatria deve ser destruída. A carne com suas luxúrias e desejos deve ser crucificada. Se isso não for feito – muito exatamente -, então estamos nos enganando. Uma pessoa de mente dúbia ou indiferente nunca pode crescer para Aquele que é a Cabeça, Cristo. Tal pessoa se enganou.

Este artigo foi traduzido do norueguês e foi publicado pela primeira vez sob o título "Enganando-se" no periódico "Skjulte Skatter" ("Tesouros Escondidos") da BCC em novembro de 1935.
© Copyright Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag | ActiveChristianity

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.