Como posso resistir a pressão de grupos?

Como posso resistir a pressão de grupos?

Como eu posso impedir de ser influenciado tão facilmente, o que na realidade é muito errado?

7 minutos ·

É possível vencer o "temor de homens" e resistir a pressão de grupos? Como eu posso impedir de ser influenciado tão facilmente, o que na realidade é muito errado?

Pressão de grupos – quem nunca viveu isso? Existe em todo lugar – na escola, no trabalho, entre amigos. É essa compulsão aparentemente esmagadora de adaptação, muitas vezes contra o seu melhor julgamento. Se eu ceder a isso, vou me sentir interiormente vazio e sem força. Mas não apenas isso, mas pensamentos de arrependimento e consciência pesada me deixam abatido em seguida. Eu sei que, como cristão não sou chamado para uma vida assim, mas o que devo fazer? Posso me defender verdadeiramente de ser influenciado por outras pessoas ou opiniões?

Por que sou influenciado?

Por que sou influenciado tão facilmente por outras pessoas? Está no fato de que meus pensamentos são controlados por querer saber o que os outros pensam a meu respeito; eu tenho do que os outros vão dizer se eu confesso no que realmente acredito, ou se não participo com aquilo que eles fazem. Talvez eu perco o meu status com eles, e eles começam a falar de mim assim que eu me distancio deles. Essa situação também podemos dar o nome de "temor de homens“; isso é o contrário de temer a Deus e servir a Ele, e a razão pela qual é tão difícil de resistir á pressão de grupos.

Como posso vencer o temor de homens e resistir a pressão de grupos?

Eu tenho que reconhecer a verdade sobre mim mesmo. Eu tenho que confessar que estou preso ao que as pessoas pensam sobre mim. Eu tenho que admitir que por causa da pressão, e da influência do meu entorno e da mídia, muitas vezes tomo decisões que não condizem com a vondade de Deus. E eu deveria ter um desejo por ser liberto disso! Somente então Deus pode começar a me ajudar. Não somento isso, mas Ele pode me ajudar a ser uma boa influência  no ambiente que vivo!

Servir unicamente a Deus

Pode parecer muito importante ser aceito pelas pessoas, mas qual o significado para você ser aceito por Deus mesmo e ser valoroso para Ele? Se minhas ações estão guiadas por aquilo que as outras pessoas pensam de mim, então perco o meu contato com Deus e a capacidade de servir a Ele e ouvir a sua voz. „Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.“ Deuteronômio 5, 6. O primeiro passo para ser capaz de resistir a pressão de grupos, é a decisão de viver unicamente para Deus: amar a Ele e ter temor de pecar contra Ele. Se eu sinto uma falta de amor á Deus e falta esse temor santo de pecar contra Ele, posso orar á Ele „, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto“,  então receberei! (Tiago 1,5)

Evite más companhias

Se eu recebo a verdade e reconheço como sou facilmente influenciado pela pressão de grupos, deveria ser óbvio não me colocar em situações nas quais esteja sujeito á tentações. Em 1 Coríntios  15,33 está escrito: „Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.“ No profundo do meu interior eu sei muito bem quem tem uma tal influência sobre mim. „Mas eles são meus amigos“, digo pra mim mesmo, „se contrariar eles, talvez vão me rejeitar!“ Mas se eu continuo gastando o meu tempo com „esses amigos“, – com estes que me influenciam a fazer aquilo que eu sei ser errado – Então não posso servir a Deus e ser fiel a Ele. „Más conversações“ incluem também as coisas que eu assisto, o que ouço, em quais sites navego e o que leio. Tal „má conversação“ escurece minha visão e meu alvo de ser liberto do pecado, e pode me conduzir á tentações desnecessárias. Somente quando eu me distancio das más companhias, posso começar a ter progresso na vida como cristão!

Esteja pronto!

Mesmo quando tenho cuidado com o tipo de „relação“ que eu cultivo, eu ainda assim acabo sendo confrontado inesperadamente por pressão de grupo. Portanto, devo estar atento e preparado para isso com antecedência. A cada manhã eu deveria acordar com a postura decidida, em me manter puro e obedecer a liderança de Deus em meu coração. Salmo 118,6 diz: „O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem?“ Eu tenho que me manter nessa atitude, a fim de estar preparado durante todo o dia.

Seja firme

Não existe nenhuma razão para se envergonhar por ser cristão. Se eu me decidi a servir a Deus com a minha vida, então ele pode me dar coragem, a entrar naquilo que eu considero ser o correto. Em 1 Pedro 3,17 diz: „Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal.“ O pior que pode acontecer , é ter que suportar rejeição das pessoas, embora tenha feito a coisa certa; mas essa rejeição não é de comparar com a paz e alegria interior que me preenchem, se tenho uma consciência pura diante do rosto de Deus.

Torne-se um exemplo

Se eu conto para outros da minha fé, e pratico mesmo essas palavras, eu me torno um exemplo. Em Mateus 5,14-16 está: „Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.“ Ao invés de pensar uma desculpa correspondente e simplesmente tentar desviar determinadas situações, posso me decidir em ser uma luz na escuridão do mundo. Eu posso usar meu tempo livre para conhecer a palavra de Deus, e passar a estar debaixo da boa influência de pessoas que também querem se manter puros. Dessa forma eu não apenas resisto a pressão de grupo, mas posso ser uma boa influência para as pessoas que estão em meu redor!

Confiança em Deus

Deus me fortifica se eu tenho um coração que quer viver para ele. „Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele.“ 2 Crônicas 16,9. Se eu vivo apenas diante do rosto de Deus, então Deus mesmo se torna o meu aliado. Quanto mais eu ficar livre das pessoas, mais atento eu fico para o que Deus me fala pessoalmente. Eu me torno livre para pensar, agir e falar como Deus opera em mim através do Espírito Santo. Então me torno uma ajuda, uma bênção e um exemplo para o meu entorno, e preenchido com uma alegria interior, que apenas surge quando faço aquilo que sei ser o correto diante dos olhos de Deus.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.