Boas qualidades humanas ou virtudes de Cristo?

Boas qualidades humanas ou virtudes de Cristo?

O que acontece quando alcançamos nossos limites como seres humanos?

5 minutos ·

Salvação - uma “operação de resgate”

É muito bom e necessário pensar no que significa a palavra “salvação”. É o mesmo que "resgate". A salvação em Jesus Cristo é uma “operação de resgate”. Como humanos, nos encontramos em uma situação desesperadora por causa do pecado. Precisamos, não apenas de uma pequena ajuda - não, devemos ser salvos do domínio do pecado e de nossa obstinação. Isso é exatamente o que Jesus quer fazer conosco, e ninguém mais pode fazer isso. Ele tem o poder de perdoar nossos pecados e nos ajudar no momento da tentação para que possamos vencer. E Ele nos transformará em sua própria imagem. O evangelho não nos dá esperança de melhoria, mas de transformação.

As virtudes de Cristo - ou minha própria justiça?

Devemos proclamar as virtudes de Cristo, mas estas não devem ser confundidas com boas qualidades humanas. Existe uma grande diferença entre nós como pessoas. Algumas pessoas nascem com uma força de caráter excepcional, enquanto outras são fracas e dóceis. Alguns são muito egoístas, enquanto outros têm uma natureza prestativa e sacrificante. Mas Deus não é injusto. Não é o caso que aqueles que nasceram com “boas” inclinações humanas tenham maior valor aos seus olhos. Não, todo mundo precisa de salvação. Nossos bons traços humanos são muito limitados. Por exemplo, podemos exibir alguma paciência ou gentileza, mas se as condições se tornarem muito exigentes, nossa disposição e cortesia inatas acabarão logo.

Existe uma grande diferença entre as boas qualidades humanas e as virtudes de Cristo. Podemos exibir moral elevada, ser gentis e bons e ter uma vida boa, mas se formos verdadeiros e honestos, descobriremos rapidamente que nossas melhores ações não são puras. Por exemplo, a auto-admiração pode estar se escondendo atrás de nossa ajuda e, ao fazer algo bom para os outros, podemos julgá-los um pouco ou ter demandas ocultas etc. Podemos fazer muitas coisas que parecem boas, mas estamos absolutamente incapazes de refletir o reino eterno de Deus e irradiar a glória que está em Deus.

O bem que fazemos em virtude de nossos próprios esforços pode ser resumido no termo "minha própria justiça". Pode ser estendido muito, mas não tem nada a ver com "a justiça que vem de Deus pela fé". (Filipenses 3: 4-9) Como Paulo, devemos reconhecer que, “em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum.” Romanos 7:18. É um processo pelo qual todos os discípulos devem passar. Aqui, todos estão em pé de igualdade.
.

“Eu fico aquém”

É muito instrutivo e fortalecedor da fé ler como J.O. Smith descreve este processo de "minha própria justiça" para "a justiça que vem de Deus pela fé".

“Segundo a carne, sou mau, da planta do pé ao topo da cabeça. Minhas melhores obras estão cheias de egoísmo; meu amor transborda de auto-admiração. Meu "Cristianismo" apenas acentua todo o esplendor externo que é usado para reunir toda a honra nos celeiros imprestáveis do eu.

“Esse estilo de vida se tornou repulsivo para mim. Percebi que estava saturado com o fermento da malícia. Eu disse a Deus: ‘Certamente não sou cristão. Minha vida é uma abominação, e eu fico aquém em todas as áreas. '

“A partir daquele momento, Cristo se tornou minha vida. Passei a entender que Ele é a vida. A partir daquele momento, me vi como um naufrágio. Eu odeio minha vida neste mundo, porque é má, e nunca mais tentarei fazer algo com ela.”
(De Letters of Johan O. Smith, # 8, Agosto de 1905)

Uma vida nas pisadas de Jesus

Devo chegar à conclusão de que simplesmente não posso viver uma nova vida. Devo chegar ao ponto em que entendo que devo viver na fé com a ajuda de Jesus, que me salvará da minha maldade e da minha tolice. Com este entendimento, chego diante do trono da graça e oro de todo o coração por misericórdia e graça por ajuda em tempos de necessidade. (Hebreus 4:16) Deus vê minha necessidade e ouve minha oração, e fortalece minha mente com sua Palavra quando entro em tentações e provações. A resposta à oração não significa que eu não seja mais tentado ou provado - não, consiste em aprender obediência no sofrimento e cessar com meu pecado. (Hebreus 5: 7-8) E surge a natureza divina.

Existem profundidades grandes e gloriosas neste evangelho, e nunca terminaremos de explorar as possibilidades que a mensagem da cruz nos oferece. Uma transformação ocorre, que vem de Deus. Um agradável aroma celestial, a fragrância de Jesus Cristo, aparece em minha vida. (2 Coríntios 2: 15-16) Isso é algo completamente diferente da moral elevada. É uma vida nas pisadas de Jesus, uma vida de discípulo crucificado. Que Deus abra nossos olhos para que pela fé suportemos a morte de Jesus em nossos corpos e experimentemos que sua vida está se tornando cada vez mais visível em nós.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.