A mensagem da cruz: o cristianismo prático

A mensagem da cruz: o cristianismo prático

Uma vida incrivelmente rica que pode ser vivida por qualquer pessoa, em qualquer lugar, a qualquer hora. Se você estiver disposto.

4 minutos ·

A palavra “cristão” significa “seguidor de Cristo”, e em Lucas 9: 23-24 o próprio Jesus nos diz o que isso significa: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” Essa é a essência do cristianismo e se aplica a todo cristão verdadeiro, independentemente de idade, sexo, personalidade, origem ou circunstância.

Jesus sabia do que estava falando

Podemos seguir a Jesus nisso, porque foi o que Ele mesmo fez enquanto estava na terra. Como ser humano, Ele também herdou uma “carne” com tendência ao pecado. (Hebreus 2:14) Por ter a cobiça em sua carne, foi tentado. (Tiago 1: 12-15) Mas porque Ele negou a Si mesmo (isto é, os seus próprios desejos), Ele nunca cometeu pecado. (Hebreus 4:15)

É muito claro que Jesus conhecia a condição humana, não apenas como uma teoria, mas a partir da experiência de primeira mão. Ele usa exemplos práticos que mostram que Ele sabia o que era ser tentado: invejar, irritar, cobiçar, julgar, ansiar, orgulhar, hipocrisia etc. Mas todos os dias de Sua vida, Jesus usou a “cruz”. Este foi o lugar onde os desejos em Sua carne foram negados, e encontraram sua morte. Em termos práticos, isto significava que Ele disse “não!” Às exigências da Sua carne e, pela força dada a Ele por Deus, Ele suportou até que Ele obteve a vitória, que foi a morte para o pecado que Ele estava sendo tentado a fazer. Isto significava que Ele tinha que sofrer em Sua carne, e Ele tinha que clamar a Deus por ajuda, mas também significava que Ele nunca pecou. (1 Pedro 4: 1; Hebreus 2:14; Hebreus 5: 7)

Nós realmente paramos de pecar!

A “mensagem da cruz” é extremamente prática. Pode ser aplicado na vida diária, por qualquer pessoa, independentemente de idade, sexo, personalidade, antecedentes ou circunstância. Pode ser aplicado em qualquer situação, a qualquer tentação. Quando tomamos nossa cruz diariamente, não cedemos a sentimentos de raiva, irritação ou inveja. Nós não cedemos às tentações de ser orgulhosos, rancorosos ou preguiçosos. Nós não entretemos com pensamentos impuros. Recusamo-nos a ser escravos de baixa auto-estima ou desânimo que nos aleijariam em fazer o bem. Nós nos tornamos praticantes da palavra. (Tiago 1: 21-22)

Com a cruz nós “matamos” as concupiscências na carne antes que elas se tornem pecado. (Tiago 1: 14-15; Colossenses 3: 5; Gálatas 5:24) Paulo diz que a mensagem da cruz é um poder de salvação para os que creem e que é a sabedoria de Deus. (1 Coríntios 1: 18-25) Nós vemos isso na prática! Através do uso da cruz e do poder do Espírito Santo, ocorre uma transformação.

Onde antes éramos amargos e exigentes, nos tornamos uma bênção. Onde estávamos ansiosos e desanimados, nos tornamos cheios de fé e poder para a ação. Onde uma vez fomos críticos e cheios de despeito, aprendemos a perdoar e edificar. Em vez de causar discussões e contendas quando nossos sentimentos são feridos ou nossas opiniões desafiadas, tornamo-nos exemplos de gentileza, bondade e paciência. Como nossos próprios desejos são negados, adquirimos as virtudes de Cristo.

Resultados surpreendentes

Além de nós mesmos, os primeiros a se beneficiar dessa transformação são os mais próximos e queridos, e os efeitos se espalham como ondulações de lá. Que alegria quando pais, mães, filhos, colegas e vizinhos deixam de ser duros e se tornam gentis, agradecidos, em vez de amargos, alegres, em vez de mal-humorados. Que alívio quando deixamos de ser arrogantes e começamos a apoiar os outros. Que bênção para a sociedade quando as pessoas preguiçosas se tornam diligentes, quando a retidão, a honestidade e a lealdade prevalecem.

Como cristãos, nos tornamos exemplos e defensores da justiça, da compaixão e moral elevada. Somos uma cidade situada numa colina, uma luz que não pode ser escondida. (Mateus 5: 14-16) Onde quer que estejamos, seja o que for que encontremos, qualquer que seja a nossa disposição, com quem quer que estejamos, a mensagem da cruz sempre funcionará e sempre dará frutos. É o cristianismo na prática.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.