Abraão: Escolhendo a fé em uma situação impossível

Abraão: Escolhendo a fé em uma situação impossível

A fé de Abraão em Deus foi testada de uma forma que a maioria de nós nunca conhecerá.

5 minutos ·

Abraão já era um homem velho quando Deus o trouxe para fora e disse a ele, “Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.” Gênesis 15:5.

Abraão acreditou na promessa de Deus, embora, naturalmente, isso fosse impossível. Abraão e sua esposa, Sara, passaram muito tempo em idade fértil e não tinham filhos.

A fé de Abraão em Deus foi testada com essa promessa, para ver se ele aceitaria a palavra de Deus, não importando o que seu raciocínio lhe dissesse. Abraão não vacilou em sua fé, e Deus cumpriu sua promessa (Romanos 4:20). Sara deu à luz um menino, e eles nomearam seu filho Isaque, como Deus os instruiu.

Leia mais sobre a fé de Sarah aqui.

O segundo teste

Mas agora Abraão foi testado uma segunda vez, e este foi um teste diferente de qualquer outro. Anos mais tarde, quando Isaque era menino, Deus voltou a falar com Abraão.

“Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.” Gênesis 22:2.

O que Abraão deveria pensar sobre isso? Nada disso fez sentido. Deus parecia estar se contradizendo.

Mas a fé de Abraão em Deus não vacilou. Apesar da aparente absoluta impossibilidade da situação, ele se levantou de manhã, carregou seu burro, dividiu a madeira necessária para a oferenda e começou a jornada de três dias pelas montanhas com Isaque. (Gênesis 22) Para ele, não importava a situação, humanamente falando.

Podemos imaginar que ele teria sido tentado a pensar em dúvidas quando subiu a montanha até o Moriá. Pensamentos como: “O coração de Sarah provavelmente vai quebrar e ela nunca me perdoará. Eu serei um assassino. Eu devo ter entendido mal; um Deus amoroso não poderia ter dado tal mandamento! ”E, no entanto, Abraão não havia ouvido errado; Ele agiu com ousadia e bravura porque Deus havia dito isso, e podemos ler o que aconteceu. Esses pensamentos de dúvida que Satanás sussurrou em seu ouvido foram desviados e derrotados pelo escudo da fé. Ele acreditava sem sombra de dúvida que Deus manteria Sua promessa – mesmo que isso significasse que Ele tivesse que ressuscitar Isaque dos mortos. (Hebreus 11: 17-19)

A fé nos dá poder para agir

Claro, Deus cumpriu sua promessa. No último segundo, ele parou Abraão de realizar seu sacrifício, e Isaque foi poupado, passando a se tornar o pai da nação de Israel.

Da mesma forma, podemos ser tentados a pensar em dúvidas quando damos um passo de fé que Deus está trabalhando em nós para fazer. Talvez não tenhamos certeza de como o futuro irá se fizermos isso, mas a fé nos dá poder para agir, mesmo que não possamos ver qual será o resultado. (Hebreus 11: 1) Quando temos o escudo da fé, nós também podemos resistir aos pensamentos de dúvida que Satanás tenta semear.

O Deus de Abraão é o mesmo Deus a quem servimos hoje. Ele é desde a eternidade até a eternidade, e não há nada que Ele não possa realizar ao nosso redor e em nós. Não importa o quão impossíveis as circunstâncias pareçam, Deus é capaz de fazer um milagre em minha vida. Ele prometeu que eu – que tenho uma natureza humana pecaminosa, e estou cheio de orgulho e egoísmo, e todos os tipos de outros desejos – posso ser feito conforme à imagem de Cristo. (Romanos 8:29) Mesmo alguém com uma natureza como a minha, todos os meus hábitos e tendências, pode ser um participante da natureza divina! (2 Pedro 1: 4) Quando eu viver nesta fé, então serei um filho e herdeiro de todas as coisas junto com Jesus! (Romanos 8: 16-17) Há alguma razão para duvidar dele? Não, nenhuma!

“Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.”   Apocalipse 21:7.

Sem limites!

Mas aprendemos com Abraão que a fé em Deus requer ação. Nós lemos, “E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés.” Romanos 16:20. O que é fé então? É para sentar e dizer: "Sim, eu acredito que Deus vai esmagar Satanás sob meus pés" e depois esperar que isso aconteça?

Não. É para agir, e seguir em frente com fé quando Deus opera em mim, como Abraão fez quando ele dividiu a lenha necessária para sacrificar seu filho. Isso significará sacrifícios da minha parte; desistir da minha vontade para fazer a vontade de Deus. Abraão viu o sacrifício como uma condição de Deus para cumprir a fim de receber sua promessa. É o mesmo para nós.

Vamos seguir o exemplo de Abraão, cuja obediência fez dele "o pai de nossa fé". (Romanos 4) Acredite nas promessas de Deus e seja rápido em cumprir as condições para que Deus possa abençoá-lo! Não deixe sua confiança depender do que seu raciocínio lhe diz. Não importa quais são suas limitações, naturalmente falando, Deus pode realizar uma salvação completa e perfeita em você! Ele não pergunta se somos capazes, Ele só pergunta se estamos dispostos. Se a resposta é sim, não há limite para o que podemos realizar através da fé em Deus.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.