Sara: Ela julgou fiel aquele que lho havia prometido

Sara: Ela julgou fiel aquele que lho havia prometido

Teria sido totalmente normal para Sara não acreditar que ela teria um filho … afinal, ela tinha quase 100 anos.

5 minutos ·

E se alguém lhe dissesse que você deveria fazer algo que era impossível? Por exemplo, ter um bebê com quase 100 anos …

Quando Sara ouviu pela primeira vez a profecia de que conceberia e teria um filho na velhice, sua reação inicial, talvez compreensivelmente, foi rir. (Gênesis 18:10-12)

Mas a promessa que Deus deu a Abraão foi “… Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela.” Gênesis 17:16.

E isso é exatamente o que aconteceu. “E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado.” Gênesis 21:2.

Em Hebreus diz: “Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.” Hebreus 11:11. Então, em algum momento entre ouvir a profecia e realmente conceber a criança, Sara veio à fé.

Confiança em deus

Apesar das próprias leis da natureza estarem contra ela, ela recebeu força para vencê-las. O segredo de sua força era que ela julgou a Ele fiel que havia prometido. A confiança em Deus é o poder da fé que nos permite romper todas as barreiras e estabelecer e completar o que Deus prometeu. Isso rompe a dúvida, a incredulidade, o desânimo, a desesperança e o que mais nos impede de vencer os obstáculos. O próprio Senhor disse a Abraão: “Haveria coisa alguma difícil ao Senhor?” (Gênesis 18:14)

A fé inspira resistência! Deus não nos dará uma tarefa para executar a menos que Ele também nos dê os meios, a sabedoria e a força para fazê-lo. Isso não se aplica apenas a promessas externas, como o filho que Deus prometeu a Sara e a Abraão. Isso se aplica a permanecer na fé quando surgem situações em nossas vidas que realmente parecem impossíveis de acordo com o nosso entendimento humano, sejam elas resultantes de nossas circunstâncias, ou por causa do pecado que encontramos dentro de nós mesmos quando vamos fazer o bem.. “Haveria coisa alguma difícil ao Senhor?”

Nós automaticamente vemos nossas próprias fraquezas naturais e humanas, assim como Sarah fez quando ela riu. Vemos como somos incapazes de permanecer, de vencer, de suportar, de prosperar através das situações. Nós vemos nossas falhas, nossos sentimentos, nossos raciocínios, nosso egoísmo, talvez. Talvez possamos ver nossa natural impaciência quando precisamos mais de paciência. Nosso temperamento, nossa inclinação para ser desencorajados, nossos desejos, seja o que for. Não devemos olhar para nós mesmos em busca de força quando precisamos, pois certamente falharemos em coragem e habilidade. Mas nada é muito difícil para o Senhor!

Precisamos crer com todo nosso coração que Deus é “… àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos.” Efésios 3:20. Quando colocamos nossa fé Nele, então é Dele que recebemos a graça do Espírito, força e poder para nos libertar de nossas próprias fraquezas, inclinações e pecados. Quando julgamos a Ele fiel que prometeu, então recebemos a força para vencer nossa própria natureza. A fé de Sara se tornou um exemplo poderoso para seguirmos.

Você crê?

A questão é: você conta para Ele fiel que prometeu nunca te deixar ou te abandonar? (Josué 1: 5) Aquele que prometeu nunca permitir que você seja tentado além do que você é capaz, mas sempre fazer um caminho de escape para que você seja capaz de suportá-lo? (1 Coríntios 10:13) Você acredita que Ele o equipou para todas as coisas que dizem respeito à vida e à piedade? (2 Pedro 1: 3)

Se você tem confiança em Deus, você pode ir adiante apesar de todos os tipos de obstáculos – apesar do “impossível”. Confiar em Deus dá origem a uma determinação corajosa que Deus sempre recompensa na vitória. Nossa parte é ir diante dele para buscar o que precisamos vencer em todas as circunstâncias da vida; para mostrar a Ele que nós realmente acreditamos que quando perguntamos sem duvidar, então o que pedimos a Ele nós receberemos. (Tiago 1: 5-8)

Vale a pena mencionar que Deus disse a Abraão. “No tempo determinado …”e também está escrito que Sara concebeu “… no tempo determinado, que Deus havia falado.” Eles acreditaram na promessa de Deus antes que ela fosse cumprida, e eles receberam Isaque na linha do tempo de Deus, não os seus próprios. “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Hebreus 11:1. Temos que ter confiança e fé na linha do tempo de Deus. Temos que crer Nele e em Suas promessas e confiar plenamente em Seus caminhos e em Seu tempo. Isso é fé. Isso é confiança. É isso que nos levará ao cumprimento das preciosas promessas de Deus para nós.

 “Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” 2 Pedro 1:3-4.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.