Salvação – questão do coração

Salvação – questão do coração

Não posso ser transformado na imagem do Filho simplesmente mudando minha conduta, ou me conformando com um determinado padrão.

5 minutos ·

A salvação em Jesus Cristo é um assunto minucioso e radical. O trabalho que Cristo faz em uma alma que o ama verdadeiramente é radical e abrangente. Ele penetra nas câmaras secretas do coração, e julga até pensamentos e motivos para que algo inteiramente novo possa crescer lá. Este trabalho envolve uma transformação total de tudo o que é corrompido e condenável para algo completamente puro e divino. Toda alma honesta deve reconhecer que, se um trabalho tão glorioso ocorrer neles, é preciso mais do que um interesse fugaz em ser uma pessoa melhor. Pelo contrário, leva uma revolução interna, um coração novo e purificado – não apenas como uma ocorrência única, mas muitas vezes ao longo da vida!

O trabalho de Deus com Jó

Apesar de Jó ser um homem excepcionalmente justo, ele teve que receber um tratamento especial para que Deus realizasse uma obra nele. As provas que ele teve que suportar trabalharam de maneira esmagadora aniquilando ele. Jó, bem como seus amigos, dividiram muitas ideias e opiniões sobre tudo isso, o que é tanto verdadeiro quanto edificante. Eliú em particular teve muitas coisas boas a dizer a este respeito, apesar da sua idade jovem. No entanto, o que afetou mais a Jó foi quando Deus mesmo falou com ele "fora do redemoinho" diretamente em seu coração. Suas palavras eram tão poderosas que algo transpirou profundamente dentro de Jó, o que significava que ele nunca mais foi a mesma pessoa.

A mensagem de Deus não era nem complicada nem difícil de entender. Deus perguntou sobre duas coisas. Ele queria saber onde estava Jó quando criou sua obra de criação e se ele conhecia a resposta a alguns mistérios. (Trabalho 38 e 39) Jó não pôde responder nada disso. Em vez de dizer muito, Jó começou a receber luz sobre si mesmo. Ele colocou a mão na boca e ficou quieto. Então Deus falou novamente e falou sobre dois animais; o gigante ", que fiz com você … Veja agora, sua força … e seu poder …" E Leviatã, "A força habita em seu pescoço … na terra não há nada como ele …" Jó 40: 15-16; Jó 41: 22,33. Ambos os animais são extremamente fortes; Eles nem se curvam nem cedem a nada ou a ninguém. Obviamente, Deus não estava preocupado com os animais; Ele estava pensando em Jó. Portanto, Deus concluiu Sua mensagem para Jó com estas palavras significativas: "Ele contempla todas as coisas altas; Ele é rei sobre todos os filhos do orgulho. "Jó 41: 34-34.

Transformação através da humildade

Essas palavras funcionaram poderosamente no coração de Jó. Antes, ele só tinha ouvido falar de Deus. Agora ele começou a ver. Os olhos de seu coração foram esclarecidos, e ele entendeu quem era Deus e quem ele era em relação a Deus. "Eu sei que você pode fazer tudo … então eu me abomino e me arrependo com poeira e cinza". Jó 42: 2,6. Essas verdades são tão simples. Aprendemos sobre eles na escola dominical – quem é Deus e quem eu sou. Jó não entendia isso antes? É claro que ele sabia, de alguma maneira. Ele disse que tinha ouvido falar dessas coisas e as tinha entendido em parte, mas o fato era que elas não penetraram tão profundamente em seu coração que transformaram seu próprio ser. Eles não tinham trabalhado uma revolução interior em sua vida! Eles não mudaram sua visão de si mesmo, sua esposa, seus amigos, situações, provações e todas as circunstâncias que Deus em Sua bondade o deixaram encontrar. Demorou um grande esmagamento sob a poderosa mão de Deus antes que o ouvido interno de Jó pudesse ser devidamente aberto à voz de Deus e os olhos de seu coração iluminados. Mas quando isso aconteceu, Jó era uma pessoa totalmente nova. Devemos, portanto, agradecer a Deus por todas as tribulações e circunstâncias desafiadoras que Ele envia nosso caminho, porque a salvação é impossível sem elas.

Não posso ser transformado na imagem do Filho alterando minha conduta ou me conformando a um certo padrão de comportamento. Pelo contrário, transformo-me quando me humilho de coração sob a poderosa mão de Deus, escuto a verdade e reconheço-a no meu coração, sem explicações ou desculpas. Então Deus escreve suas leis e mandamentos em meu coração tão completamente que eu quero obedecê-los de todo o coração! Toda transformação ocorre no coração! É por isso que Jesus disse: "Primeiro, purifiquem o interior do cálice e do prato, para que o exterior deles também esteja limpo", Mateus 23:26, e: "As coisas que saem da boca vêm do coração". Mateus 15:18.

Este artigo foi publicado pela primeira vez no periódico "Tesouros Escondidos" de BCC em março de 2014.

© Copyright Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.