21 exortações inestimáveis das cartas de Paulo

21 exortações inestimáveis das cartas de Paulo

Quando aplicamos essas exortações a nossas vidas, obtemos resultados que mudam nossa vida.

7 minutos ·

Cartas de Paulo

As cartas de Paulo foram escritas para as igrejas com as quais ele trabalhava quando o evangelho estava começando a se espalhar pelo mundo. Cada exortação que ele escreveu foi revelada a ele por Deus, e é por isso que toda palavra ainda é relevante e aplicável às nossas vidas em nossos dias e épocas. Quando praticamos essas palavras, as coisas acontecem em nossas vidas. Nós progredimos na santificação, os frutos do Espírito crescem, somos transformados e obtemos a vida eterna dentro de nós!

Aqui reunimos apenas algumas de suas exortações mais essenciais:

Relacionamentos com os outros

As cartas de Pauol estão cheias de conselhos sobre interações com as pessoas. Você já levou a sério essas exortações e aplicou-as a seus próprios relacionamentos? Você já percebeu como isso os afeta? Você pode testemunhar que seus relacionamentos estão ficando melhores e melhores por causa disso? ”

“O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.” Romanos 12:9-21.

“Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.” Romanos 14:13.

“Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” Efésios 4:31-32.

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” Filipenses 2:3-4

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.” Colossenses 3:12-14.

Leia mais sobre como ter bons relacionamentos aqui: O segredo para relacionamentos livre de conflitos

Morto para o pecado e vivo para Cristo

Você já se considerou morto para o pecado e vivo para Cristo? Você já considerou o que isso significa? Sacrificar sua própria vontade, suas próprias concupiscências e desejos, para que você ganhe as virtudes de Cristo é o ponto principal da vida de um discípulo.

“Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.” Romanos 6:11-13.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:1-2.

“Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;
E assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal. ” 
2 Coríntios 4:8-11.

“E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.” Gálatas 5:24-25.

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” Colossenses 3:1-3.

Leia mais sobre o que significa considerar-se morto para pecar aqui: Como podemos nos considerar mortos para o pecado?

Exortações específicas

Você já trabalhou com essas coisas em sua vida? Você viu sua vida mudar por causa disso? Escolha algumas dessas exortações das cartas de Paulo para se concentrar nos próximos dias e semanas, e veja quais resultados transformadores elas trazem.

“E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” 2 Coríntios 9:6-7.

“Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;.” Efésios 5:20.

“Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;.” Filipenses 2:14-15.

“Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;.” Colossenses 4:2.

“E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado;.” 1 Tessalonicenses 4:11.

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” Filipenses 4:6-7.

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Filipenses 4:8.

“Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade,.” Tito 2:7.

Exortações a Timóteo

Timóteo era jovem, mas Paulo o chamou de seu colega de trabalho mais confiável! Não importa a sua idade, seguir este conselho também o levará a ser um colaborador do evangelho. Você pode ser exemplo para todos que você conhece na vida!

“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.” 1 Timóteo 4:12-13.

“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” 1 Timóteo 4:16.

 “Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.” 1 Timóteo 6:11-12.

Quando nos atemos a todas essas exortações vivificantes de Paulo, vemos que viver como cristão definitivamente não é uma vida passiva! Significa zelosamente tomar medidas drásticas para vivê-las, mas descobrimos que, quando fazemos isso, obtemos resultados espetaculares!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.