Você sabe quais são os pensamentos que Deus tem para você?

Você sabe quais são os pensamentos que Deus tem para você?

É pela fé em Deus que chegamos ao futuro que ele planejou para nós.

5 minutos ·

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” Jeremias 29:11.

Deus tem pensamentos de paz para todos nós e ele nos dará um futuro e uma esperança. É por isso que ele enviou Seu Filho Unigênito: para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16) É pela fé nele que podemos participar da paz e do descanso, e é pela fé que temos um futuro e uma esperança.

Uma promessa para o futuro

O mundo inteiro está sob o domínio do maligno, e a incredulidade tomou conta das nações. A maioria das pessoas acredita apenas no que foi produzido pela vontade humana. É por isso que eles perdem o futuro. Suas vidas são apenas guiadas por seus desejos terrestres. Enquanto as coisas seguem o seu caminho, a vida corre bem; mas quando as coisas vão contra eles, quando surgem situações difíceis de suportar – algo que acontece constantemente – suas vidas se tornam amargas para si e para os que estão ao seu redor.

Tudo gira em torno de suas necessidades terrenas. A grande maioria das pessoas está desligada das coisas espirituais que prometem um futuro.

Abraão, por outro lado, acreditou no Senhor, que o considerou como justiça. (Romanos 4: 3) Deus estava tão entusiasmado com o fato de que havia uma pessoa que acreditava nele que ele deu a Abraão uma promessa naquele momento e ali sobre seus descendentes e um país. Esta promessa foi o futuro de Abraão.

Ló, por outro lado, não tinha essa mesma visão celestial e desejava os prados verdejantes e a glória deste mundo. Sua escolha foi desastrosa e, ao fazer essa escolha, ele perdeu não apenas a comunhão com Abraão, mas também perdeu seu futuro. Apenas pense nas possibilidades que ele tinha. Ele poderia simplesmente ter acabado com o conflito, e depois continuado a ter comunhão com seu tio e ter uma parte em sua bênção. (Você pode ler a história de Ló em Gênesis 13: 6-12 e Gênesis 19)

Leia mais sobre a fé de Abraão aqui

Faça as escolhas certas

Que nós que vivemos nestes dias, com todos os tipos de escolhas disponíveis, façamos a escolha certa para que nós, na fé de Abraão, possamos entrar nas promessas de Deus que nos dão um futuro e uma esperança.

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.” Romanos 5:1-2.

Podemos ver que só temos acesso à graça que encheu Jesus através desta fé preciosa que Abraão possuía e da qual Jesus foi o autor e consumador. Não acredite em sua própria vontade ou em sua própria força. Não acredite na vontade da carne, nem em seus sentimentos nem em seu raciocínio humano, mas acredite no Deus vivo e em Seus planos e futuro para você. “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11: 6. Nós devemos estar completamente conscientes disso. Temos que tratar com um Deus que vive! Nossas orações também devem ser prova disso. Pela fé nele temos acesso ao trono da graça (Hebreus 4:16).

Onde nós temos um futuro e uma esperança

Acesso à graça significa acesso ao que mais precisamos na vida: ajuda e força no Espírito Santo para que possamos vencer todos os desejos da carne e fazer as escolhas certas nas muitas circunstâncias da vida. É aqui que temos o nosso futuro. O Espírito nos ensinará e nos lembrará de todas as coisas, e se formos obedientes a sua voz, partilharemos de sua paz – não como o mundo o dá, mas a paz com a qual Jesus veio. Essa paz não é mantida por balas e pólvora, mas pelo poder que irradia de alguém que não preenche os desejos da carne, mas anda no Espírito e faz a vontade de Deus.

Sejamos diligentes em usar o trono da graça. (Hebreus 4:16) Este é o nosso futuro e nossa esperança. Nesta vida podemos também nos regozijar na esperança da glória de Deus, da natureza divina, que nos acompanhará em nosso futuro, que durará por toda a eternidade. Neste poder também podemos nos gloriar no meio de nossas tribulações, pois sabemos que a tribulação produz paciência, e paciência a experiência e a experiência a  esperança. Sentimos que essas pessoas exsudam a paz e irradiam um futuro e uma esperança – as mesmas coisas que são os pensamentos de Deus para nós.


Este artigo foi traduzido do norueguês e foi adaptado do artigo intitulado “Um futuro e uma esperança”, publicado pela primeira vez no periódico Tesouros Escondidos (Skjulte Skatter) de BCC em fevereiro de 2003.
© Copyright Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.