Uma transformação diante dos meus olhos

Uma transformação diante dos meus olhos

Eu sei que o evangelho da vitória sobre o pecado é verdade, porque eu vi na minha mãe.

5 minutos ·

Eu sou o sétimo filho em uma família de 10. Nossa casa sempre teve volume alto e ocupada enquanto crescíamos. Nós éramos um grupo sincero e desordeiro de crianças que não eram especialmente obedientes ou fáceis de lidar. Apesar de toda essa ocupação, à medida que crescíamos, podíamos sentir que algo estava acontecendo na vida da minha mãe. Houve uma mudança tangível e distinta ocorrendo nela.

Por natureza, minha mãe tinha um “pavio curto”. Embora ela estivesse tentando ser a melhor mãe que poderia ser, e ela era uma mãe muito boa, muitas vezes encontrava limitações à sua bondade por causa da natureza que herdou durante a queda, assim como todo mundo. (Romanos 7:21) Ela facilmente ficava zangada, aborrecida e frustrada.

Uma nova perspectiva sobre as situações

Mas com o tempo, começamos a perceber que as coisas que antes a sobrecarregavam e frustravam, não pareciam mais ter esse efeito. Ela não reclamava que as coisas não eram justas, e nós não sentíamos mais que tudo era demais para ela. Recentemente, em uma conversa com ela, obtive a resposta para essa mudança que vimos.

“Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.” Salmo 118:24.

Minha mãe me disse que escolheu acreditar neste verso e se tornou uma rocha para ela. Não importa o que acontecesse durante um dia, ela repetiria este versículo para si mesma: “Este é o dia que o Senhor fez; Eu me regozijarei e ficarei contente com isso ”. E isso também significava que mesmo quando as coisas pareciam ir contra ela, hoje também era um dia que o Senhor havia feito, e essas situações foram escolhidas a dedo para ela por Deus. Foi aqui que ela descobriu o pecado em sua natureza que a limitou em seu desejo de ser sempre paciente, amorosa e gentil. Mas vendo suas limitações significava que ela poderia fazer algo sobre isso, e na Palavra de Deus ela encontrou as ferramentas para fazê-lo. Ela aprendeu a aceitar isso como Tiago nos encoraja a:

“Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” Tiago 1:2-4.

Ela aprendeu a se alegrar nas situações como elas eram. Foi um desenvolvimento incrível. Ela entendeu que, para participar do fruto do Espírito, suas próprias demandas e vontade nas situações tinham que morrer. Então, quando as coisas iam contra a vontade dela, ela podia se alegrar que agora ela tinha a oportunidade de fazer a vontade de Deus ao invés da dela. Isso significava negar a si mesma e não ceder àquelas reações naturais, e o resultado foi que ela se libertou do pecado. Não era mais o pecado em sua natureza que controlava suas reações, mas Deus poderia guiá-la através de Sua Palavra e do Espírito Santo.

Acreditando que Deus estava trabalhando

Mesmo depois que o processo de transformação começou, minha mãe disse que havia momentos em que ela não sentia que estava fazendo algum progresso em superar sua raiva. Mas então ela manteve Deus em Sua promessa que: “Aquele que começou uma boa obra em você irá completá-la até o dia de Jesus Cristo.” Filipenses 1: 6. Deus havia prometido terminar o trabalho que Ele começou nela, e ela sabia que chegaria o dia em que ela venceria o que para ela fora um inimigo terrível: raiva.

O resultado foi uma transformação notável acontecendo diante dos nossos olhos. Sua frustração diante das situações foi substituída por alegria e paciência. Foi uma mudança que fez dela uma mãe melhor e a fez muito mais feliz. Nada poderia dar errado mais!

Por exemplo, ela costumava ficar com raiva de nós quando nos comportávamos mal, e ela tinha uma língua bem afiada. Com o tempo, sentimos que ela estava superando essa tendência à raiva. Ela simplesmente parou de ficar com raiva. Agora sabemos que ela é gentil, amável e longânima. Este versículo vem à mente quando penso na mãe que eu experimento hoje.

“Seja a vossa equidade notória a todos os homens.” Filipenses 4:5.

Ela é uma mulher que agora irradia gentileza e bondade, paciência e alegria. Essas virtudes celestiais agora resplandecem de sua vida e criam um tremendo desejo nos outros de participar da mesma vida.

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança…” Gálatas 5:22-23.

A mudança que experimentei em minha mãe quando cresci era algo completamente divino. Que eu não tenho dúvidas. Além disso, me estimula a viver uma vida de transformação, de modo que minha vida também possa ter a mesma atração pelos outros, o mesmo convite a seguir, que a vida de minha mãe teve para mim.

Então, obrigada, querida mãe, pelo exemplo que você foi. Seus filhos são eternamente gratos a você por nos mostrar que uma vida de transformação é completamente possível e vale a pena!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.