Qual é o valor da verdade?

Qual é o valor da verdade?

Com tanta “informação” disponível e pessoas tentando nos persuadir de que sua versão dos fatos é a verdade, como é possível saber o que realmente é verdade?

8 minutos ·

Em nossa era moderna de tecnologia, as informações estão prontamente disponíveis. Com o clique de um botão, podemos encontrar ideias, notícias, fotos, etc. Mas nos últimos anos o surgimento de coisas como “notícias falsas” e “moldar a realidade” buscam dobrar a verdade, criando realidades alternativas na esperança de que as pessoas vão acreditar em algo que não é verdade, de modo que eventualmente se tornará verdade. A promoção de si mesmo ou de suas ideias e crenças em detrimento dos outros frequentemente está na raiz dessas tentativas.

Com tanta “informação” disponível e pessoas tentando nos persuadir de que sua versão dos fatos é a verdade, como é possível saber o que realmente é verdade? A verdade é diferente para cada pessoa, dependendo do que ela quer acreditar? Ou existe uma verdade definitiva - uma que transcende todas as ideias giratórias que entram e saem da sociedade?

Em minha busca pela verdade, descobri que é muito fácil ser afetado por argumentos persuasivos. Nós nos comunicamos com o mundo ao nosso redor e com outras pessoas através de nossos sentidos - é o que vemos, ouvimos, tocamos e sentimos que mais nos afeta. E essas coisas podem mudar dependendo de como estou me sentindo em um determinado dia ou de quem eu encontro.

Mas e se a verdade - a verdade real - exigisse que vamos além do que podemos ver, ouvir e sentir?

Diz na Bíblia que Jesus é o mesmo ontem, hoje e para sempre. (Hebreus 13: 8). Também diz que a grama pode secar e a flor murchar, mas a palavra de Deus permanecerá para sempre. (Isaías 40: 8). Para mim, isso significa que, se eu buscar a verdade, posso confiar que a encontrarei na palavra de Deus. (João 17:17). Sua palavra não é antiquada ou desatualizada. E os pensamentos de Deus são muito mais elevados, mais ricos e mais valiosos do que qualquer coisa que eu possa preparar com meu pequeno cérebro humano. Quando procuro a verdade, posso realmente aprender a ver tudo da maneira que Ele vê. Então, todas as perguntas que tenho sobre muitas coisas tornam-se insignificantes quando comparadas à eternidade. E se o mundo inteiro vivesse de acordo com a verdade que encontramos na palavra de Deus, então realmente haveria o paraíso na terra.

Aqui estão algumas verdades que encontrei na palavra de Deus que me ajudaram pessoalmente, para que pelo menos eu possa fazer a minha parte para trazer o reino dos céus à terra e provar a verdade da palavra de Deus com minha vida.

#1

Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” 1 Pedro 5:5

Como ser humano, sou movido pelo orgulho. Mesmo que eu queira ser bom para os outros, encontro um orgulho profundo quando vejo como reajo em diferentes situações. Queria ser o melhor e esconder minhas fraquezas. Para sempre ter a última palavra. Para cuidar do "eu", "mim" e "meu" a todo custo.

Mas está escrito na Bíblia que Deus resiste aos orgulhosos. A verdade é que colocar minha vontade em tudo não pode me fazer feliz. Muitas pessoas são ricas, bem-sucedidas e famosas. Mas todas essas coisas não são garantia de descanso e paz por dentro. Se essa mesma pessoa sofre de orgulho e egoísmo, então é impossível para ela ser completamente feliz e em repouso em seu ser interior.

Mas há esperança! A verdade é que quando sou humilde - quando admito que estou realmente cheio de orgulho e que preciso da ajuda de Deus para me tornar livre - então Ele me dá graça (ou ajuda) para vencer. Eu experimentei que, ao me humilhar, ao reconhecer a verdade sobre mim mesmo, me liberto da inquietação que vem de buscar o que é meu. Estar certo, fazer o que quero e subir a escada do sucesso, na verdade, perde o sentido quando vejo que essas coisas realmente nada significam em termos de eternidade.

#2

Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” 2 Coríntios 4:18.

As coisas que podemos ver são temporárias - tudo o que temos nesta terra, temos apenas por um tempo. É possível “saber” isso. Mas é algo completamente diferente estar tão convencido disso que mudo o curso de minhas ações para que meu tesouro fique no céu, como Jesus falou em Mateus 6:20.

Qual é o tesouro no céu?

Diz que a palavra se fez carne em Jesus, o que significa que Ele viveu de acordo com a palavra de Deus e essas palavras se tornaram Sua vida. (João 1: 1-4,14.) E também é possível para mim viver esta vida para que, pelo poder do Espírito Santo, minha natureza pecaminosa possa ser levada à morte. Jesus disse que poderíamos segui-lo, negando a nós mesmos e tomando nossa cruz. (Mateus 16:24) Isso significa que eu desisto de minha própria vontade forte que vai contra o que Deus quer para mim. Eu escolho conscientemente seguir o caminho que Ele está me guiando às custas do que eu quero. Então Deus me conduz no caminho da salvação e experimento que recebo Sua natureza. (2 Pedro 1: 4) Eu começo a ver o valor de desistir de minhas próprias ideias, opiniões e desejos que são contrários à vontade de Deus, porque eu aprendo que as “coisas que não são vistas” podem me dar a verdadeira alegria que vai muito além dos prazeres passageiros das coisas terrenas.

#3

E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.” Lucas 16:15.

Como é fácil querer me defender quando alguém me acusa ou fala de mim de uma forma que eu não gosto! Minha honra e reputação são muito importantes! Mas este versículo diz que Deus olha para o meu coração. Jesus era completamente inocente de qualquer transgressão, mas mesmo assim morreu na cruz como um criminoso. Mas Deus sabia que Ele nunca tinha pecado, por isso o exaltou e lhe deu um nome que está acima de todo nome. (Filipenses 2: 9) Jesus entendeu que a honra das pessoas não significava nada - Ele buscava apenas que Deus se agradasse dele. Dessa forma, Ele nos deixou um tremendo exemplo a seguir. Se sofremos acusações, com ou sem razão, ou se não obtemos reconhecimento pelo que fizemos, então podemos nos lembrar que vivemos diante da face de Deus e ter certeza de que nossos corações são puros e então o que as pessoas dizem ou pensam realmente significa menos do que nada!

Este versículo também diz que o que as pessoas olham é desprezado por Deus. Essa é uma verdade tremenda à qual devemos nos apegar. A sociedade, a mídia e as personalidades podem tentar nos atrair de um jeito ou de outro. E a maior parte do mundo segue sem pensar muito. Mas tudo isso é uma abominação aos olhos de Deus. Se eu posso realmente ver as coisas da maneira que Ele as vê, então não preciso ser atraído pela "maioria", mas posso seguir com paz e alegria meu próprio caminho que leva ao céu.

#4

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”  João 8:32.

Eu pensei neste versículo muitas vezes. Deus quer que eu saiba a verdade e especialmente a verdade sobre mim mesmo. Jesus disse em Marcos 10:18 que ninguém é bom exceto Deus. E Paulo disse que mesmo quando eu quero fazer o bem, eu ainda acho que o mal habita em mim. (Romanos 7:15) É preciso muito me humilhar para concordar que, em tudo o que encontro, embora eu quisesse fazer algo bem, havia muito “eu” nisso.

Em Malaquias 3: 2 está escrito sobre o fogo do refinador e o sabão da lavanderia. Foi assim que experimentei ver a verdade sobre mim mesmo. Pode parecer um fogo que queima. Mas se eu concordar e obedecer à verdade, esse fogo realmente queimará todo o pecado que habita em mim e deixará meu coração purificado nessa área. É doloroso, mas também me dá poder. Isso me liberta desse pecado. E o sabonete da lavanderia não é do tipo gentil - mas pode trazer refrigério, limpeza e liberação se eu escolher aceitar a verdade e me curvar diante da face de Deus.

A verdade não sai barato. Requer que eu desista de tudo de mim. Mas também recebo tudo em troca - tudo o que importa para a vida eterna. E quem possui a verdade entende que seu valor está acima de tudo que pude reunir nesta terra.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.