Por que vale a pena lutar contra o pecado

Por que vale a pena lutar contra o pecado

Eu experimentei que a batalha contra o pecado é muito real, e a vitória é muito atingível!

6 minutos ·

Para lutar contra o pecado na vida diária. Eu acho que se eu fosse falar sobre esse assunto com pessoas que conheço, provavelmente não seria uma conversa muito popular.

"Pecado" não é de todo um termo da moda. No entanto, todos nós temos que admitir que o pecado, ou o mal – o oposto do bem – causa estragos em nosso mundo e afeta a vida de praticamente todo ser humano. E praticamente todo ser humano tem um senso do que é bom e do que é mal. Quem não concorda com o fato de que deveria haver menos mal na terra e mais bem? Menos mal na vida de todos e mais bem?

O fato é que todos nós nascemos com “pecado na carne,” muitas vezes referida como "natureza pecaminosa". Essa é a inclinação para o pecado que todos nós encontramos quando somos tentados a agir contra a vontade de Deus, por exemplo. O potencial para o pecado prejudicar não apenas a própria vida, mas também a vida dos outros com as ações da pessoa está presente em todos os seres humanos, porque nascemos com a mesma carne. Mas a capacidade de lutar contra o pecado e resistir a essas tendências também é possível para todo ser humano!

Um coração disposto

Desde criança eu tive a oportunidade de acreditar que é possível vencer o pecado em minha própria vida, porque eu cresci ouvindo o evangelho na assembléia cristã que frequentei e pessoalmente conheci pessoas que viveram uma vida plena de bons frutos.

Mesmo assim, vencer o pecado não é algo que vem automaticamente. Quando eu era criança, muitas vezes eu estava dolorosamente ciente desse fato sempre que fazia algo que deixava um peso na minha consciência. Este peso foi pesado para mim, porque eu realmente queria viver uma boa vida. Pouco a pouco comecei a lutar contra o pecado.

Comecei por simplesmente estar disposta a parar de fazer as coisas que deixaram um peso na minha consciência. Lembro-me muito claramente que parecia uma montanha intransponível para eu parar de mentir. Era tão difícil para mim admitir minhas faltas e “por a cara a tapa”, ou parar de discutir com minha família, porque era tão difícil admitir que nem sempre estava certo! Percebi que essa tendência estava profundamente em minha natureza, e a disposição de ir contra minha tendência natural foi um primeiro passo crucial para conquistá-la.

É Deus quem trabalha em nós tanto para querer quanto para fazer, como está escrito em Filipenses 2:13. Se Ele tivesse colocado o desejo em meu coração para parar de mentir, Ele também me daria toda a força que eu precisava para ter sucesso. Eu poderia acreditar nisso!

Vencendo o pecado: um processo

Eu lutei de novo e de novo contra a mentira. Eu não consegui vencer na primeira tentativa e caí inúmeras vezes. Houve falhas, derrotas que me deixaram com um gosto amargo. Mas depois de cada queda, um desejo mais decidido cresceu em meu coração. Eu também percebi que eu precisava estar mais interessado no que Deus disse em Sua Palavra, e em manter o que Ele me disse na linha de frente dos meus pensamentos para que eu pudesse estar mais alerta na próxima oportunidade.

Pouco a pouco, passo a passo, com a ajuda do Espírito Santo, consegui! Eu consegui derrotar o espírito de contenda. Onde eu normalmente não conseguia evitar qualquer disputa, conseguia ficar quieta, imperturbável e feliz. Não me lembro quantos anos eu tinha quando finalmente cheguei à vitória nesta área, mas lembro-me muito bem que foi um passo crucial, que me deu fé e segurança para seguir em frente. Senti uma alegria indescritível e lembro-me de pensar que eu agora tinha uma parte daquele “reino que não pode ser abalado” como mencionado em Hebreus 12:28.

Novas profundidades

Com essa experiência na minha juventude, o desejo de lutar só aumentou. Eu ainda descubro hoje profundidades nesta batalha contra o pecado. Mas isso torna a vida emocionante! Se eu tiver vencido mentiras, ainda descubro que há todo um mundo de tendências ocultas para estar presente dentro de mim. Deus me mostra mais do pecado em minha carne – por exemplo, querer que os outros pensem melhor em mim do que eu realmente sou, ou contar uma história de uma maneira diferente, dependendo de com quem eu estou, de modo a causar uma melhor impressão. Tudo isso faz parte da “família da mentira” e, quando vejo essas tendências, inicio uma nova batalha contra a mentira.

Uma batalha, inevitavelmente custa algo, e geralmente não é difícil para o inimigo, Satanás – o pai das mentiras como a Bíblia o chama, para nos fazer acreditar que é impossível vencer, quando na realidade é realmente possível! Temos o exemplo de Jesus que foi tentado em todos os pontos, mas sem pecado, quem sabe o que estamos passando e nos ajuda quando oramos. (Hebreus 4: 15-16) Deus tem armas para nos dar na luta contra o pecado, como lemos em Efésios 6: 13-17. Ele nos dá o Espírito Santo. Podemos lutar e ter a certeza absoluta de que conseguiremos a vitória! Eu já experimentei isso tantas vezes. Eu lutei e venci dúvidas, lutei e venci a maldade, o desejo de vingança, ressentimento e hipocrisia!

Os resultados da luta contra o pecado

Olhando para trás, percebo como esses pecados poderiam ter arruinado a minha vida. Estar livre do pecado pouco a pouco me dá felicidade e uma paz sólida que não é deste mundo. (João 14:27) Eu tenho um reino dentro de mim que não pode ser abalado. Mais e mais, estou me tornando alguém que faz o bem para as pessoas ao meu redor, que pode trazer algo do céu.

Estar nessa luta contra o pecado torna minha vida muito mais fácil de viver. Nos meus relacionamentos com minha família ou com qualquer outra pessoa ao meu redor, eu não vejo muitos problemas com os outros, mas vejo pela primeira vez a tendência a pecar que tenho que vencer dentro de mim. Estou saboreando a liberdade mais e mais, livre do pecado. (João 8: 34-36) O evangelho torna a vida muito mais fácil e mais bonita!

Uma vida de batalha contra o pecado não é cansativa com Deus ao meu lado. É uma vida que me faz rica, que me faz ganhar um tesouro de valor eterno!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.