Por que as pessoas acreditam em um livro de 2000 anos?

Por que as pessoas acreditam em um livro de 2000 anos?

O que a Bíblia diz que é tão diferente e pode nos ajudar com a vida nos dias atuais?

5 minutos ·

A Bíblia é verdadeira? A Bíblia ainda é relevante? Embora tenha sido escrita há muito tempo, a Bíblia continua a provocar muitas reações fortes e variadas.

A maioria das pessoas concorda que palavras como “ame o seu próximo como a ti mesmo” e “seja gentil um com o outro, com o coração terno, perdoando um ao outro” são boas diretrizes para se viver. De fato, outras religiões também ensinam coisas semelhantes. Então, o que a Bíblia diz que é tão diferente e pode nos ajudar com a vida nos dias atuais?

A Bíblia é verdadeira e ainda é relevante hoje?

A Bíblia lida com a raiz do nosso maior problema como seres humanos, que é o pecado. É a nossa vontade própria, que age contrária à vontade de Deus, que torna as coisas tão difíceis. Pense nas palavras radicais que Jesus falou em Mateus 5:29: “Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.”

A intenção de Jesus não era que as pessoas fizessem mal a si mesmas, mas lhes impressionar com a seriedade do pecado. Essa afirmação era verdadeira em seu tempo, e continua sendo verdadeira em nossos dias, quando existem tantas opções fáceis para a impureza. Nossas situações mudaram, mas nossa natureza humana permanece a mesma. Podemos ver que a Bíblia é verdadeira quando vemos como ela se aplica à natureza humana, independentemente do tempo e do local.

Leia mais aqui:  3 exemplos de como a bíblia se aplica aos desafios que enfrento hoje

O espírito dos tempos

Na sociedade de hoje, todos os tipos de pecados se tornaram aceitáveis e normais. Adultério, cobiça, ganância e egoísmo tornaram-se normais no decorrer. Pense na pressão de alguém para se tornar algo grandioso neste mundo, talvez até à custa de outros. Pense em toda a impureza na televisão, no cinema e na Internet. Hoje, pode até ser considerado estranho quando alguém não cede a essas tentações de concupiscência e egoísmo que são claramente mencionados na Bíblia!

Há algum benefício em seguir esse “espírito da época”, pessoalmente ou para a sociedade como um todo? Muito pelo contrário! Quantas famílias sofreram aqui por causa da infidelidade? Que tipo de fundamento você está estabelecendo para sua própria vida nesta área e para aqueles que o rodeiam e que o veem como um modelo? A Bíblia nos mostra como podemos obter graça através de Jesus para resistir a essas tentações em nossos pensamentos, para que possamos nos tornar completamente livres e puros!

A vida de Jesus

Na Bíblia, lemos sobre a vida de Jesus, nosso precursor, que tornou possível para nós vivermos uma vida sem pecado. Ele foi “que em tudo fosse semelhante aos irmãos” (Hebreus 2:17) e “um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” (Hebreus 4:15) Ele nunca pecou, mesmo que tenha sido tentado em todos os aspectos como nós!

Ele morreu como o impecável Cordeiro de Deus pelo perdão de nossos pecados, mas não foi tudo o que ele fez por nós. Ele também deixou passos que devemos seguir. (1 Pedro 2:21) O próprio Jesus disse “todo aquele que comete pecado é servo do pecado… [mas] Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8:34-36. O apóstolo Paulo exorta “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, [no corpo que você tem agora!], para lhe obedecerdes em suas concupiscências.” Romanos 6:12. É uma liberdade que agrada a você? Ou você quer permanecer escravo do pecado?

Leia mais aqui: Jesus: Pioneiro, precursor, fundador

O que você quer escolher para seguir?

Se você quer viver para seus próprios prazeres egoístas, guardar rancores ou humilhar os outros para parecer melhor, é muito mais conveniente optar por não acreditar que a Bíblia é verdadeira. A Bíblia repreende esse comportamento egoísta. O custo para alinhar sua vida à Palavra de Deus é abandonar completamente sua própria vontade. A maioria não está disposta a pagar esse preço, mas optar por não acreditar em algo não o torna menos verdadeiro.

Você está facilmente ansioso ou com medo? Você é propenso a raiva, inveja ou ciúmes? Seus pensamentos retornam constantemente às coisas que alguém disse ou que incomodou? A Bíblia pode ajudá-lo a se libertar para que a vida se torne leve. É possível ser transformado quando uma pessoa coloca sua fé completamente na Palavra de Deus. Custa tudo, mas você recebe tudo em troca. O reclamante fica cheio de gratidão. O homem mesquinho se torna generoso. O mentiroso se torna honesto e confiável.

Existe um desejo sincero de vitória sobre o pecado em seu coração? Se sim, você está disposto a desistir de tudo para se apossar dela? Você escolherá acreditar que as palavras escritas na Bíblia são verdadeiras e relevantes para você e deixar que isso transforme sua vida?

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.