Jesus: Pioneiro, precursor, fundador

Jesus: Pioneiro, precursor, fundador

Se Jesus é nosso Precursor, deve significar que existem outros que o seguem.

7 minutos ·

Você já ouviu falar de Jesus como seu precursor? Você pode ter ouvido falar Dele como Aquele que seguiu o caminho no lugar de ti.

O que significa o termo "precursor"? De acordo com a explicação do dicionário, um "precursor" é "uma pessoa ou coisa que precede a vinda ou o desenvolvimento de alguém ou de outra coisa". "Precede" significa "ir à frente ou à frente de." Se esse for o caso, precursor significaria que deve haver outros que o seguem, caso contrário não teria sentido que Ele fosse chamado de "precursor".

"Temos esta esperança como âncora da alma, segura e firme, e que penetra por trás do véu, onde Jesus, o nosso precursor, entrou por nós tendo-se tornado sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque". Hebreus 6:19-20.

Seguir a alguém naturalmente significa ir da mesma maneira, da mesma forma,  para alcançar o mesmo resultado que essa pessoa tem. Como realmente seguimos a Jesus? Primeiro, temos que entender o que Jesus realizou na Terra, e por que queremos segui-Lo.

Como Jesus se tornou nosso Precursor

Quando Jesus nasceu no mundo, não foi como Adão antes da queda, sem pecado interno em sua natureza humana. Em vez disso, Ele começou Sua carreira como um homem e como um servo, não na forma de um rei, porque então não muitos poderiam ter seguido Ele. (Filipenses 2: 7) Ele participou da carne e do sangue – todo o corpo do pecado – assim como os filhos. (Hebreus 2:14, Romanos 7:18)

“… Embora Ele fosse Filho, ainda assim Ele aprendeu a obediência pelas coisas que Ele sofreu.” Hebreus 5:8. Jesus teve que aprender a obediência; Isso significa que Ele tinha uma vontade própria que era contrária à vontade de Deus. Exigia sofrimentos – não ceder à Sua vontade própria – para que Ele obedecesse a Seu Pai. Toda vez que Jesus era tentado, e Sua carne exigia seu direito, Deus condenou o pecado que habitava em Sua carne, e Jesus se sacrificou. (Romanos 8: 3-4) Ele nunca cometeu pecado, mas em vez disso encontrou o pecado que habitava nele e trouxe uma morte eterna sobre ele, nunca cedendo ao pecado. (Hebreus 4:15) Desta forma, todo pecado e a própria vontade na Sua carne foram mortificados, e a natureza divina surgiu na vida de Jesus.

Quando Jesus morreu na cruz do Calvário, o véu do templo foi rasgado em dois de cima para baixo. (Mateus 27:51) O véu bloqueava a entrada para o Santo dos Santos no templo e simboliza o pecado na carne que todos os povos herdaram desde a queda, porque é o pecado que separa o homem de Deus e impede a entrada no Santíssimo . Quando o véu foi rasgado, mostrou que todo o pecado na carne de Jesus tinha sido condenado e trazido à morte. Jesus havia consagrado um caminho novo e vivo através da carne – o véu – até o trono do Pai. (Hebreus 10: 19-22) Ele havia se tornado um Precursor e agora tornara plenamente possível que a humanidade pudesse participar da natureza divina, se eles também estivessem dispostos a seguir o mesmo caminho colocando o pecado em sua carne para morte.

Como seguimos a Jesus?

“Portanto, uma vez que Cristo sofreu por nós na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; pois aquele que sofreu na carne já cessou do pecado…” 1 Pedro 4: 1-2. Jesus nos mostrou o caminho primeiro tomando a batalha contra o pecado nos dias de Sua carne. Se não fosse possível a nenhum homem participar da natureza divina, então a vida e a morte de Jesus teriam sido em vão.

Muitas pessoas têm a compreensão de que, se vieram a Jesus, seguiram o caminho todo. Entretanto, há uma diferença entre vir a Jesus (o caminho) e seguir o caminho.

O que significa seguir este caminho através da nossa carne? “Pois eu sei que em mim (isto é, na minha carne) nada de bom habita…” Romanos 7:18. Esta era a mesma carne que Jesus herdou como o Filho do Homem. Quando somos tentados, é por causa do pecado que habita em nossa carne, que também herdamos da queda. É precisamente quando somos tentados que temos a oportunidade de colocar o pecado que nós encontramos até a morte. Fazemos isso negando-o, não concordando com a tentação, mas em vez disso sacrificar a nós mesmos para fazer o que é agradável a Deus. Desta forma, o pecado em nossa carne é gradualmente posto à morte e perde seu poder. Isto é o que significa condenar o pecado na carne. (Romanos 8: 3)

Durante toda a sua vida, Jesus apresentou Seu corpo como um sacrifício para fazer a vontade do Pai. (Hebreus 10: 7 e Lucas 22:42) Para segui-Lo, também temos de nos render à mesma vontade – a vontade de Deus. Recebemos o perdão dos pecados pelo sangue de Jesus, mas quando deixamos nossas vidas e nos entregamos à mesma vontade que Jesus fez, temos coragem de entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, que é o sangue que também flui na nossa própria vida, figurativamente falando, quando odiamos nossa vida – nossa própria vontade – para que ela morra.

Ajuda pessoal do nosso precursor

É no Lugar Santíssimo onde Deus Se revela a nós e nos fala. Aqui podemos aprender a vontade do Pai. Aqui também encontramos o trono da graça. (Hebreus 4:16) Aqui é onde Jesus está, à direita do Pai, intercedendo por nós. (Hebreus 7:25)“Pois que Ele mesmo sofreu, sendo tentado, pode ajudar aqueles que são tentados.” Hebreus 2:18. Porque Ele mesmo tinha ido por este caminho, e tinha sido tentado em tudo como nós somos, Ele entende o que estamos passando e pode compadecer-se das nossas fraquezas. (Hebreus 4:15) Não é um compadecer que nos permite permanecer no pecado, mas uma verdadeira ajuda para sair de suas garras e para derrotar o que leva a miséria e a morte! Quando oramos a Ele, Ele vê nossa necessidade, e Ele ora em nosso favor ao Pai. É assim que Ele também é nosso Mediador.

Podemos ousadamente nos aproximar do trono da graça para receber a graça e ajudar a ter a vitória sobre o pecado no momento certo. Precisamos desta ajuda para ter sucesso como Jesus teve. Esta graça para ajudar no tempo certo não é o perdão depois que pecamos, mas a graça e o poder no tempo da tentação, para que não caiamos e não cometamos pecado!

Se tomarmos Jesus como nosso precursor e desistimos de tudo para seguir este caminho de discipulado, Jesus também se tornará nosso amigo mais próximo e mais pessoal. Através do Espírito Santo, Ele nos fala em nossos corações e nos dá orientação e conselhos precisos, honestos e valiosos. Como Amigo, Ele também oferece conforto e força, e não tem medo de nos dizer a verdade absoluta sobre como somos, para que nós nos vejamos e podemos mudar.

Então também experimentamos Jesus como alguém que não só abriu o caminho, mas também está correndo ao nosso lado, com um coração cheio de carinho, amor, esperança e misericórdia, guiando-nos e ajudando-nos para a meta – a ser libertado do pecado na Carne, para que somente as virtudes de Cristo, os frutos do Espírito, cresçam e saem!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.