Palavras bíblicas explicadas: Tome a sua cruz

VÍDEO: O que Jesus quis dizer quando disse que devo tomar minha cruz diariamente para ser seu discípulo?

“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.’” Lucas 9:23.

Essas são instruções claras de Jesus sobre o que precisamos fazer se realmente queremos segui-lo e sermos um discípulo. Mas o que realmente significa "tomar a minha cruz"? Neste vídeo, explicamos este versículo e qual o significado para nós hoje – como posso tomar minha cruz diariamente.

Transcrição do áudio: tomando minha cruz

Jesus disse em Lucas 9:23 “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.”

A partir disso, podemos entender que "tomar minha cruz" é um requisito para ser discípulo de Jesus, e isso deve acontecer diariamente.

A desobediência das primeiras pessoas ao mandamento de Deus é conhecida como "Queda". Eles agora tinham uma "carne", o que significa que haviam entrado em oposição a Deus. Todas as pessoas herdaram essa carne, e isso influencia nossos pensamentos, palavras e ações.

Quando entrego minha vida a Jesus, comprometo-me a parar de servir ao pecado e a fazer minha própria vontade e começar a servir a Deus. Então, decidi não concordar mais com as concupiscências e desejos que vêm da minha carne.

Mas minha nova mente não significa que minha carne mudou. Percebo rapidamente que minhas concupiscências estão muito vivas e ainda me sinto tentada. É por isso que preciso tomar minha cruz diariamente. Voltaremos a isso mais tarde.

A cruz era um método comum de punição pelos romanos que governaram durante o tempo de Jesus. Ninguém poderia ser pendurado em uma cruz e viver. Depois de sofrer por um período de tempo, a morte finalmente chegou.

Então, o que realmente significa tomar minha cruz? "Tomar minha cruz" é algo que acontece na minha mente. Quando pensamentos que não agradam a Deus vêm à minha mente durante o dia, eu os nego e os "coloco à morte" em uma "cruz" interna. Então, tomar minha cruz é basicamente dizer "Não!" para minha própria vontade e desejo quando sou tentado.

Dói negar os pensamentos pecaminosos que naturalmente temos por tendência e que são contrários à vontade de Deus, mesmo que todo o meu desejo seja fazer o que é agradável a Deus. "Tomar minha cruz" causa sofrimento – para minha carne, que não consegue o que quer. A Bíblia chama isso de "sofrimento na carne", e o apóstolo Pedro escreve:

 “Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este mesmo pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado;.” 1 Pedro 4:1. O Espírito Santo me dá forças para permanecer pendurado na cruz – para continuar dizendo "Não!" às exigências da minha carne – até que as concupiscências morram. Então eu realmente me liberto do pecado.

Como ser humano, minha carne está cheia de egoísmo. É por isso que Jesus diz que tenho que me negar e tomar minha cruz todos os dias, toda a minha vida. Ao usar essa cruz dia após dia, pouco a pouco, estou vencendo o pecado e me tornando mais parecido com Jesus. A vida fica cada vez melhor quando não estou mais reagindo da maneira que costumava fazer, e também fica melhor para os outros estarem ao meu redor!

Explore o Canal do YouTube de CristianismoAtivo para mais vídeos curtos, músicas e mensagens.

Explore mais alguns dos vídeos de animação da Bíblia abaixo.

Bible quotes explained: “Keep your heart with all diligence”

Bible quotes explained: “Put off the old man” and “Put on the new man”

Bible quotes explained: “Many are called, but few are chosen”

Bible quotes explained: The temple – Old Testament vs. New Testament

esta postagem está disponível em

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.