O segredo para vencer o temor de homens

O segredo para vencer o temor de homens

O temor de homens se mostra de maneiras diferentes em personalidades diferentes, mas está presente em todos nós. Você quer saber como se libertar disso?

7 minutos ·

Listen to a recording of the article, “The secret to overcoming fear of man” 

O que é o temor de homens?

Se você é um introvertido ou extrovertido, uma flor de parede ou a vida da festa, ou em qualquer lugar no meio, o temor de homens tem seus ganchos em todos nós. Ele se mostra de muitas maneiras diferentes:

  • Necessidade de aprovação / medo de desaprovação
  • Necessidade de aceitação
  • Pressão dos colegas
  • Necessidade de honra
  • Necessidade de reconhecimento
  • Medo de críticas
  • Medo de humilhação
  • Etc.

Essas coisas podem nos levar a:

  • Antecipar nossas decisões
  • Tornar-se tímido quando devemos ser ousados
  • Ser desobediente a Deus
  • Ter pouca autoconfiança
  • Julgar nossa auto-estima por outras pessoas
  • Ser inativo
  • Não ser nós mesmos
  • Indecisão
  • Fé instável

Temor de homem – a grande paralisia

O temor de homem pode ser um dos maiores obstáculos para servir ao Senhor. A maioria de nós tem raízes profundas em nossas naturezas. Ela se mostra de maneiras diferentes em personalidades diferentes, mas está lá.

Pode realmente se tornar uma forma de escravidão! Pode ser especialmente vinculativo com pessoas que eu particularmente quero causar uma boa impressão. Algumas pessoas até mudam e se adaptam de acordo com o que acham que as pessoas querem ver nelas. Pode chegar ao ponto em que eu me torno um “metamorfo” virtual, mudando minhas opiniões, personalidade, etc. de acordo com quem eu sou. Essa não é a liberdade gloriosa que está em Cristo!

Eu posso estar tão preso a isso que sou cego para o que é verdadeiramente importante.

Meu ego

Como posso ser totalmente obediente à Palavra de Deus se estou preocupado com o que as outras pessoas vão pensar se eu for? Como posso honrá-lo com minha vida? Como posso receber alguma honra dele? (João 12:26)

O que as palavras e pensamentos das pessoas sobre mim podem realmente fazer comigo? Cause alguma estranheza, talvez alguma humilhação, e com certeza alguns momentos desconfortáveis. Em resumo, meu orgulho, meu ego, está ferido. Mas a verdade é que preciso que meu orgulho e egoísmo sejam quebrados, para que eu possa me concentrar em tornar-me semelhante a Jesus, que é gentil e humilde de coração e, ao mesmo tempo, zeloso pelo Senhor!

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;.” 2 Coríntios 4:17. Poder estar diante do rosto de Deus vale muito mais do que qualquer honra das pessoas. Então me torno fundamentado, firme e imóvel.

Leia mais: 4 verdades inegáveis sobre Jesus

Como posso vencer o temor de homens?

A primeira coisa importante que preciso fazer para vencer é reconhecer que tenho temor de homem.

Eu preciso buscar um amor tão profundo por Jesus que temo pecar contra Ele – de modo que o mais importante é agradar e honrar a Deus.

Então, passo a passo, faço as escolhas e fico livre para agir em obediência à fé, em vez de concordar com a aprovação que minha carne deseja. Eu oro por ajuda e força para vencer os pensamentos de “O que eles pensam?” E permanecer na Palavra de Deus como minha arma. Devagar mas seguramente meus pensamentos serão treinados para não serem obrigados a querer honra das pessoas para servir ao Deus vivo. Então eu vou experimentar a liberdade!

Para vencer isso eu preciso passar por isso. Eu preciso ser obediente apesar dos meus medos. Deus me dará todo o poder para fazer o que sei que não sou capaz de fazer sozinho. Eu tenho que ir com fé – confiar em Deus que Ele me levará através da situação onde eu sinto medo ou estupidez, falta de ousadia, timidez, etc. Se eu der um passo mesmo quando eu não tiver vontade, então Deus irá me dar o poder.

O que quer que as pessoas pensem de mim, eu tenho que lidar com o pecado em minha própria carne. Eu tenho que encontrar o orgulho, o ego, o ressentimento, a timidez, ou o que quer que seja em mim que esteja me impedindo de servir a Deus tão plenamente quanto eu deveria ser, e vencê-lo. Isso é compartilhar com Cristo na comunhão de Seus sofrimentos. Toda a sua vida Jesus se deparou com pessoas que discordavam Dele, desprezavam-No e olhavam para Ele. Mas Ele não permitiu que nada disso o impedisse de fazer o trabalho que Ele estava na Terra para fazer. Ele se humilhou e vencer tudo o que nele surgiu em resistência à vontade de Deus. Se nós O seguirmos e fizermos o mesmo, assim como os apóstolos fizeram, estaremos em gloriosa companhia!

“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos.” Hebreus 12:2-3.

Versos para usar como armas quando somos tentados a temer o homem:

“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” 2 Timóteo 1:7.

“Em Deus tenho posto a minha confiança; não temerei o que me possa fazer o homem.” Salmos 56:11.

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” 1 Coríntios 10:13.

"Uma voz diz: Clama; e alguém disse: Que hei de clamar? Toda a carne é erva e toda a sua beleza como a flor do campo. Seca-se a erva, e cai a flor, soprando nela o Espírito do Senhor. Na verdade o povo é erva. Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.'" Isaías 40:6-8.

“E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás.” Lucas 4:8.

“O temor do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro.” Provérbios 29:25.

“Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, Que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?” Deuteronômio 10:12–13.

“Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.” 1 Pedro 4:14.

“Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.” 1 Pedro 5:9.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.