O sábado e o dízimo – eles são aplicáveis hoje?

O sábado e o dízimo – eles são aplicáveis hoje?

Está guardando o sábado e o dízimo aplicáveis na Nova Aliança? Qual é o espírito nestes mandamentos?

10 minutos ·

Jesus não aboliu a lei, mas cumpriu ela

Muitas pessoas têm fortes dúvidas sobre se devem continuar a dar o dízimo no Novo Pacto. O mesmo se aplica a manter o sábado, o sábado o sétimo dia santo, ou se fosse apenas para o povo judeu na Antiga Aliança. Ninguém pode negar o fato de que o mandamento de guardar o sábado era muito importante para Moisés e os profetas. O sétimo dia foi santificado pelo Senhor desde o tempo da criação. No entanto, é estranho que este seja precisamente o mandamento que Jesus foi acusado de quebrar mais.

Foi dito que Jesus aboliu o mandamento de guardar o sábado. Mas isso não concorda com as próprias palavras dele quando Ele diz, “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.” Mateus 5:17. Em outras palavras, Jesus não veio abolir o mandamento do sábado, mas cumpri-lo.

Nós lemos mais como Jesus cumpriu a Lei e os Profetas: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela”
 Mateus 5:21-22,27-28.

É assim que Jesus considerou todas as leis. Ele as cumpriu. A lei não era perfeita. A lei do sábado não foi exceção. Podemos tomar essa lei com o mesmo espírito e dizer: “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Vocês manterão o sétimo dia santo'. Mas eu digo a vocês que todos os dias são santos”. Nós lemos sobre o sábado: “Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,…” Isaías 58:13. Quando consideramos o que eles não devem fazer no sábado, devemos fazer a seguinte pergunta: foram eles então autorizados a fazer seus próprios caminhos e falar palavras vazias em todos os outros dias?

O espírito do sábado versus a letra da lei

Na Antiga Aliança, eles tiveram seis dias durante os quais puderam fazer seu trabalho; então eles fizeram suas próprias obras. Mas o sétimo dia pertenceu ao Senhor; então eles deveriam fazer o que o Senhor queria que eles fizessem. É assim que Jesus se comportou? Em Isaías, lemos que eles santificaram aquele dia, não fazendo seus próprios caminhos ou falando suas próprias palavras. Jesus cumpriu esse mandamento. Ele santificava cada dia sempre fazendo o que o Senhor queria que Ele fizesse e não buscando o seu próprio. Na nova aliança, nos tornamos servos do Espírito e não da letra. (Romanos 7: 6) Os fariseus não entenderam isso e acusaram-no de transgredir o mandamento do sábado. No entanto, Jesus nunca transgrediu contra o espírito do sábado, apesar de ter arrancado espigas. (Mateus 12: 1-14; Marcos 2: 23-28) Foi assim também que Ele guardou os outros mandamentos, como quando Ele não condenou a mulher que foi apanhada em adultério. (João 8: 3-11)

Embora os judeus da Antiga Aliança guardassem o sábado de acordo com a letra, muitos deles não a mantinham em espírito. Eles estavam no espírito errado e não tiveram descanso. Eles só esperavam o sábado terminar para poder vender grãos, reduzir a efa, aumentar o siclo e falsificar a balança. (Amós 8: 5) Em nossos dias, há muitas pessoas que podem ser chamadas de “cristãs dominicais”. Elas vivem no espírito do mundo, mas aos domingos vão à igreja ou às reuniões, mantêm devoções e parecem piedosas. No entanto, quando a segunda-feira rola, eles voltam a buscar seus próprios interesses.

Os apóstolos haviam entrado em uma vida totalmente diferente quando escreveram, “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”
 Colossenses 3:16-17.

Isto não se aplica apenas ao sábado ou domingo, mas a todos os dias. Ser muito zeloso para guardar o sábado – o sétimo dia – vem de ser um ministro da letra e observar dias e meses e estações e anos. No entanto, é diferente com aqueles que se tornaram filhos. Deus enviou o Espírito de Seu Filho ao coração deles, e eles vivem e andam neste Espírito – não apenas um dia, mas a cada dia e em todos os momentos. (Gálatas 4: 6-11)

Impossível entrar em descanso sob a lei

Deus disse a Israel que o sábado era um sinal entre ele e eles. Eles não tinham descanso no Egito nem no deserto; todavia, Deus lhes havia dado o mandamento referente ao sábado como testemunho de que Ele os levaria a descansar na Terra Prometida. No entanto, Josué não conseguiu dar-lhes descanso. (Hebreus 4: 8) Eles foram desobedientes e fizeram um pacto com o inimigo. (Juízes 2: 1-4) Mas agora as boas novas são proclamadas a nós. “Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.” Hebreus 4:10.

“E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.” Gênesis 1:31; Gênesis 2:1-3. Deus não poderia ter descansado se tudo não tivesse sido muito bom. Com Cristo veio o tempo da restauração de todas as coisas para que pudéssemos ser perfeitos de acordo com nossa consciência e descansar de nossas obras. (Hebreus 9:10) Aqueles que não têm uma boa consciência sabem tudo sobre isso. Eles não têm descanso, seja sábado, domingo ou segunda-feira. Mas aqueles que vivem no Espírito de Cristo e dão seu corpo como um sacrifício aceitável a Deus, entram neste descanso sabático pela fé a cada dia. Eles descansam de suas obras como Deus fez com as suas. (Hebreus 4: 1-11)

Todas essas discussões sobre se deveríamos manter o sábado ou o domingo vêm de uma falta de compreensão espiritual. Deus descansou quando Seu trabalho foi feito, e nós não lemos que Ele começou a trabalhar novamente. Sob a lei eles trabalhavam, lutavam e trabalhavam, mas não chegavam a lugar nenhum. Eles simplesmente não conseguiam manter a lei e entrar em descanso. Portanto, Jesus disse, “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30.

O descanso do sábado começou com Jesus. Ele foi levantado no primeiro dia e um novo tempo começou. Ele dá descanso; portanto, é muito apropriado manter o primeiro dia como dia de descanso. As pessoas precisam de um dia em que possam estar livres das obrigações terrenas, para que possam ter tempo para se reunir em torno da Palavra de Deus. Não importa para a pessoa que tem entendimento espiritual qual dia é usado para esse propósito, pois ele dá seu corpo como um sacrifício para fazer a vontade de Deus todos os dias. Se ele ganha algum dinheiro, não é no espírito de ambição ou avareza, mas ele ganha esse dinheiro no Espírito de Cristo e é um mordomo dele. (Atos 4:32; 1 Tessalonicenses 2: 9; Efésios 4:28) Ele entra em repouso pela fé.

Dízimo – 10% ou 100%?

O dízimo também é um problema para muitos, simplesmente porque eles servem a letra e não o Espírito. Mas, com base na explicação acima, também entendemos essa questão do dízimo. Na Antiga Aliança, que era apenas uma sombra das coisas boas que estavam por vir, deviam dar 10% ao Senhor, e assim eles poderiam usar os outros 90% de acordo com seu próprio entendimento. Foi assim que Jesus fez isso? Ele aboliu o dízimo? Não, Ele veio com aquilo que é perfeito; Ele deu-se 100 por cento ao Pai. Portanto, Ele poderia vir com esta mensagem que ninguém pode ser Seu discípulo a menos que ele abandone tudo! (Lucas 14:33)

Quando os apóstolos disseram alguma coisa sobre o dízimo? Eles disseram, “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” 2 Coríntios 9:7. (Leia 2 Coríntios 8 e 2 Coríntios 9.) Sim, você diz, mas isso diz respeito a presentes voluntários, que estão além do dízimo. Quando você fala assim, certamente revela que está sob grande escravidão. O dízimo não é voluntário; é mais ou menos exigido dos membros. Limitando-se a pagar o dízimo, eles não entraram no espírito do mandamento.

Dar na Nova Aliança

Diz a respeito de Jesus que Ele não se fez nenhuma reputação, assumindo a forma de servo, e não teve por usurpação ser igual a Deus. (Filipenses 2: 5-8) Foi por livre e espontânea vontade que nosso Senhor Jesus Cristo tornou-se pobre por causa de nós, embora fosse rico, para que pudéssemos, através da Sua pobreza, tornar-se ricos. (2 Coríntios 8: 9) Se quisermos ser membros do corpo de Cristo, devemos entrar na perfeita lei da liberdade. De acordo com essa lei, o dízimo e alguns presentes voluntários são inadequados; devemos nos entregar primeiro ao Senhor e à igreja de acordo com a vontade de Deus. Uma vez que nos entregamos, também demos tudo o que temos.

A perfeição vem através do Espírito de Cristo. É melhor ter comunhão com uma pessoa que, pelo Espírito de Cristo, é um membro do corpo de Cristo, do que com cem mil que são escravizados segundo a velhice da letra. É melhor receber um centavo que é dado com mais do que 100.000 dólares, dados apenas por um senso de dever ou por uma questão de aparência. (Marcos 12: 41-44)

Portanto, sejamos diligentes para entrar nesse descanso. (Hebreus 4: 11-13)

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.