O que significa andar na luz?

O que significa andar na luz?

Quando eu ando na luz, a vida se torna livre e boa, e minha consciência é sempre boa e fácil. Então como faço para andar na luz?

5 minutos ·

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” 1 João 1:7.

A melhor explicação da luz está escrita no Salmo 119:105: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.”

O que é a luz?

A Palavra de Deus é a luz. E andar na luz é alinhar minha vida com a Palavra de Deus – que a Palavra se torna minha vida. Que nada que eu faça está em conflito com a Palavra de Deus.

“E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.” 1 João 1:5-6.

Escuridão é pecado. A luz é a verdade. Mostra-me onde ainda há pecado em minha carne. Meu trabalho, então, é amar a verdade: reconhecer que há pecado em minha vida que precisa ser purificado. Então a Palavra de Deus vem a mim da maneira que deveria ser e eu escolho a Palavra de Deus ao invés dos meus próprios desejos no tempo da tentação. Então a Palavra se torna vida em mim.

A luz me mostra a verdade

Por exemplo, talvez eu tenha ouvido que alguém falou mal de mim. Minha reação imediata é ser magoado, irritado e ofendido. Mas então a luz pode vir e me mostrar que é realmente o meu próprio orgulho e ego que está causando essa reação, independentemente de o que eles estão dizendo sobre mim é verdade ou não. A verdade é que minha reação vem do pecado em minha própria carne. As palavras vêm para mim: “bendizei os que vos maldizem.” e: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (Mateus 5:44; Tiago 4:6)

Agora a luz me mostrou o que ainda é escuridão em mim – meu orgulho, auto-justiça, busca de honra. Se eu estivesse completamente livre disso, então nada que alguém dissesse sobre mim poderia me afetar. Eu tenho a escolha nesta situação de amar a luz e escolher a Palavra de Deus, ou continuar na escuridão. Escolher a Palavra de Deus e usá-la como uma arma contra o pecado que vejo é ter o sangue de Jesus Cristo me purificando do pecado. Isso significa que eu reconheço a verdade, eu odeio o pecado em minha própria carne, e eu nego isso.

Este é um exemplo simples, mas quando eu amo a luz, isso me mostra o que ainda precisa ser limpo na minha vida, grande ou pequeno. Sem a luz, estou na escuridão e não posso ver que grande confusão há em minha carne e como preciso ser transformado. Luz é julgamento; e quando nós, passo a passo, entramos na luz e estamos dispostos a ser julgados, somos transformados na imagem de Jesus.

Ame a luz – ande na luz

Muitas pessoas preferem a escuridão, porque isso significa que nada é exigido deles. “E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.” João 3:19-21. O que é o mal? É o pecado em minha própria vida.

Quando eu ando na luz, a vida se torna livre e boa. Quando eu ando na luz, minha consciência é sempre boa e fácil. Quando ando na luz, tenho comunhão com os outros porque, assim que vejo algo que pode se interpor entre nós, escolho a Palavra de Deus sobre meus próprios desejos e concupiscências.

“E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.” Gálatas 5:24.

Quando amo a luz, busco que ela brilhe em todas as áreas da minha vida, para que o mal possa ser exposto. Eu me torno filho da luz. Onde a luz brilha, novo crescimento vem. Amor, alegria, bondade, longanimidade e todos os frutos do Espírito crescem na luz.

“Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz.” Efésios 5:8.

Não posso forçar minha luz pessoal sobre qualquer outra pessoa, sejam eles próprios discípulos ou não. A luz que recebi de Deus é exatamente o que é certo para mim, e só tanto quanto eu sou capaz de suportar de cada vez. Eu não posso julgar os outros de acordo com a minha própria luz. Só Deus conhece os corações das pessoas e pode julgar com justiça.

Aqueles que andam na luz são discípulos de Jesus Cristo. “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.’” João 8:12. Se somos verdadeiros discípulos, aqueles que seguem Jesus na luz, então 1 João 1: 7 será a nossa vida!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.