O que procurar na grande busca pela igreja certa

O que procurar na grande busca pela igreja certa

Como devemos saber o que é certo na grande quantidade de opções? Um comentário baseado na experiência pessoal.

7 minutos ·

A Bíblia fala da “igreja” porque, como cristãos, precisamos estar juntos com outros crentes da mesma fé. Isso nos edifica em nossa fé, e a Palavra de Deus nos encoraja a nos reunirmos mais quando vemos o dia se aproximando. (Judas 1:20; Hebreus 10:25)

A questão é: como encontramos a Igreja certa entre tantas? Literalmente milhares de igrejas, que variam do católico ao evangélico do "rolo sagrado", e tudo mais.

Não é fácil.

Uma verdadeira igreja cristã

Isto é especialmente verdade porque, é claro, toda igreja afirma que elas são construídas sobre um "padrão bíblico" ou um "fundamento apostólico". Todos podem parecer tão bons e não faltam pessoas boas nas igrejas que geralmente são suficientemente cristãs. Muitas vezes, uma grande obra está em andamento, o que pode ser uma coisa boa, mas eles realmente seguem o caminho que Jesus ensinou? Eu próprio estava em uma igreja cuja ênfase era bater nas portas e espalhar o evangelho. Obviamente, isso não estava errado, mas consumia todo o oxigênio; nada mais tinha importância para esse grupo. O mesmo se aplica a outra igreja em que eu estava: eles estavam alimentando os pobres, e o que poderia estar errado com isso? Bem, nada, mas, novamente, é tudo o que eles realmente tinham.

Jesus nos deu a missão de fazer discípulos de todas as nações, e Jesus e os apóstolos nos exortam a mostrar compaixão e cuidar dos necessitados, mas tudo isso deve advir de uma vida pessoal e justa, e é obre isso que o evangelho é. “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” 1 Timóteo 4:16. Os apóstolos escrevem predominantemente sobre chegar a uma vida piedosa, e Jesus abriu um caminho para chegarmos lá. Paulo chama isso de “morte de Jesus” que leva à vida (2 Coríntios 4:10), e Pedro fala de que “aquele que padeceu na carne já cessou do pecado;” (1 Pedro 4: 1), enquanto João diz: “estas coisas vos escrevo, para que não pequeis” (1 João 2: 1), e Judas nos adverte sobre o uso da graça como uma cobertura para cumprir nossas concupiscências. .

Uma verdadeira igreja cristã é aquela que enfatiza uma vida interior de transformação, não importa qual seja seu nome. E essa transformação não está apenas remendando o exterior, para me tornar mais agradável aos outros, mas um trabalho interno profundo, para me tornar um novo homem em Cristo. (2 Coríntios 5:17; Gálatas 6:15) Nada mais se fará.

O perigo da procura por igrejas

De certa forma, encontrar uma igreja pode até ser perigoso. Perigoso? O fato é que o portão é tão amplo, mesmo na própria cristandade, que você pode encontrar praticamente qualquer coisa que desejar. Não importa em que você acredite, certo ou errado, bíblico ou não, apostólico ou moderno, existe uma Igreja lá fora, no grande mercado de Igrejas, que certamente lhe agradará. Esse é o perigo: sem a verdadeira doutrina de viver a vida interior e se transformar à imagem de Jesus, os cegos seguirão os cegos e ambos acabarão em um buraco (Mateus 15:14), apesar de nossa doutrina "correta".

A oração do sumo sacerdócio de Jesus era que "todos eles sejam um ..." (João 17: 20-23) Em 1 João 1: 7, diz claramente que aqueles que andam na luz têm comunhão uns com os outros. O fato de existir um número tão vasto de igrejas e denominações mostra claramente que "andar na luz" não é uma prática comum, caso contrário, a oração de Jesus se tornaria evidente, para que o mundo acreditasse. Mas o que esses versículos significam para nós pessoalmente? É altamente improvável que seja nossa tarefa destacar qualquer grupo como um errante do verdadeiro evangelho, mas devemos nos destacar ao embarcarmos nessa missão e perguntar: o que realmente quero para mim como cristão e na minha vida cristã? Estou disposto a colocar minhas crenças pessoais em risco se elas não estiverem de acordo com a Palavra de Deus? Ou estou feliz por ter minha consciência acalmada com palavras agradáveis ​​em uma assembléia sem vida por trás dos ensinamentos, ou que promete perdão sem pregar a vida e a obediência da fé que se segue? (2 Timóteo 4: 2-4)

Na "assembléia dos mortos", podemos ter muitos sentimentos bons, mas não estamos voltando a uma nova vida em Cristo e talvez sejamos apenas "bons" assistentes de bancos, com nossa natureza humana decaída. Alguma alma que busca aqui se está em ordem, e Paulo exorta os coríntios a fazer exatamente isso: “Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. 2 Coríntios 13: 5.

Portanto, temos que ser claros consigo mesmos se sinceramente queremos apenas o que Jesus quer para nós e nada mais, e estamos dispostos a desistir de tudo para comprar a pérola no campo. (Mateus 13:46) Temos que ser verdadeiros e não ter outros interesses ou esperanças, e então Jesus pode e nos conduzirá a um lugar que certamente é melhor para nós. Ele vai.

Encontre a vida de Cristo

E, acima de tudo, nesta grande busca pela igreja certa, temos que estar interessados na vida de Cristo, em vez de apenas procurar uma assembléia que concorde com a nossa interpretação pessoal da doutrina dos apóstolos. Um grande evangelista viajou pelo mundo e disse que lhe haviam feito todas as perguntas possíveis sob o sol: você acredita na trindade e qual é a sua posição sobre o papel das mulheres e como / quem você batiza e outras perguntas desse tipo. São perguntas muito boas, com certeza. Mas ele disse que ninguém em todas as suas viagens fez uma pergunta simples e crucial: "Que tipo de vida você leva?" Você fica com raiva? Como você está com sua esposa? Você é alegre - verdadeiramente alegre - em todas as provações? Quais são os resultados do evangelho que você prega em sua própria vida? (1 Timóteo 4:16)

João escreveu sobre Jesus, que a vida que estava nele era a luz dos homens. (João 1: 4) Quando vemos a vida - a vida de Cristo -, sabemos que chegamos em casa. Esta vida, esta luz é o que traz unidade.

Deve-se mencionar que a Bíblia não fala sobre uma infinidade de igrejas diferentes e concorrentes, mas simplesmente "a igreja" (Efésios 3:10 e outros versículos), e somos batizados em "um corpo". (Efésios 4: 4) O fato de haver divisões na igreja de Corinto era um sinal de que eles já haviam sido derrotados, como Paulo diz: “... Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros...” 1 Coríntios 6: 7. Se existe verdadeira unidade do Espírito, você encontrou a igreja verdadeira. Um “bom sucesso” caloroso para todos os que estão sinceramente buscando, pois se você procurar, encontrará, pois isso está escrito exatamente em Mateus 7: 7!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.