O que o Espírito Santo faz por nós?

O que o Espírito Santo faz por nós?

Todas as coisas de valor eterno nesta vida e na eternidade vem através da obra do Espírito Santo em nós.

7 minutos ·

O que o Espírito Santo faz por nós?

O que o Espírito Santo faz por nós? Qualquer coisa de valor eterno nesta vida e na eternidade vem através do trabalho do Espírito Santo em nossas vidas. Se queremos seguir a Jesus e ver que precisamos de ajuda para fazê-lo, Deus nos dá o Seu Espírito Santo. Precisamos simplesmente pedir, e ser obedientes. (Lucas 11: 9-13; Atos 5:32) Quando nos tornamos discípulos e recebemos o Espírito Santo, Ele inicia uma obra em nós, para nos transformar na imagem de Cristo. (Romanos 8:29) Os discípulos fixam suas mentes nas coisas do Espírito e serão levados à vida e paz.

O Espírito Santo dá poder

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1:8.

Para que serve esse poder do Espírito Santo? Paulo testificou que era sua “sincera expectativa e esperança” que, por vida ou morte, Jesus seria magnificado em seu corpo. (Filipenses 1:20) Que maior tarefa tem o Espírito Santo do que capacitar Seus discípulos para serem transformados à semelhança de Jesus, e que Sua vida se manifestaria ao levarmos em nossos corpos a morte do Senhor Jesus? (2 Coríntios 4: 10-11) Prestamos testemunho de Jesus Cristo dessa maneira. Nós absolutamente não podemos fazer isso em nossa própria força, somente através do poder que o Espírito Santo nos dá.

Jesus abriu um novo e vivo caminho através de Sua carne, através do Espírito Eterno, e ofereceu-se a si mesmo sem mancha para Deus, para que também nós pudéssemos servir ao Deus vivo naquelas obras que Deus planejou para nós. (Hebreus 9:14; Hebreus 10:20) O Espírito Santo nos conduzirá e capacitará em um desenvolvimento para aprender a obediência à Palavra de Deus em nossos sofrimentos e ser levado à perfeição, assim como Jesus foi. (Hebreus 5: 7-9)

Jesus disse que Seu Pai é glorificado quando Seus discípulos dão muito fruto. Aqueles que dão frutos receberão um treinamento adicional para que eles tenham mais frutos. (João 15: 2,8) Este é o processo de santificação pelo Espírito Santo, o que nos leva a participar da glória de Jesus (suas virtudes). (2 Tessalonicenses 2:14) O poder do Espírito Santo fortalece a nossa vontade de suportar neste processo, de modo que não desanimemos, mas podemos permanecer firmes até o fim!

O Espírito Santo é o Ajudador

Jesus chamou o Espírito Santo, o Ajudador. (João 15:26) O Ajudador nos guiará a toda a verdade, nos convencendo do pecado, da justiça e do juízo. (João 16: 8-15) Vamos nos ver, o que habita em nossa carne, através do Espírito à luz da Palavra de Deus.

O Espírito Santo nos dá poder para a vitória sobre o pecado consciente. Está escrito, se nós andamos em espírito, não cumpriremos a concupiscência da carne. (Gálatas 5:16) Se vivermos no Espírito e andarmos no Espírito, não nos tornaremos orgulhosos, provocando e invejando uns aos outros. (Gálatas 5: 25-26) Pense no companheirismo que brota dessa obra do Espírito, à medida que os frutos do Espírito crescem em nós cada vez mais!

O Espírito Santo é nosso intercessor

Outra tarefa do Espírito Santo é a de um intercessor. (Romanos 8:26) Ele tomará o que é de Jesus e o declarará para nós. (João 16: 13-15) Não sabemos orar como devemos, mas o Espírito faz. Ele nos leva a muitas situações diversas em nossa vida diária que farão com que nossa carne reaja. Essas situações trazem à luz o pecado em nossa carne. Reagimos de maneiras diferentes, seja por palavra ou ação. Quando pensamos no que dissemos ou fizemos, percebemos que o pecado estava presente. Não foram as virtudes que surgiram, mas a nossa natureza humana. Conseguimos ver que fizemos o que odiamos, assim como Paulo viu em Romanos 7: 18-25.

Essas reações involuntárias da carne que recebemos são chamadas de “ações do corpo” e podem tomar a forma de pensamentos, palavras e até mesmo ações. Não há condenação para estes, porque nós não concordamos conscientemente em pecar. No entanto, através do Espírito, nós ainda podemos superar esses atos do corpo depois que eles saíram de nossos corpos amando e reconhecendo a verdade sobre o que aconteceu, e conscientemente escolhendo discordar deles e odiá-los.. “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.” (Romanos 8:13)  Quando o Espírito é meu guia e força, continuo a andar na luz e posso vencer no futuro antes que isso aconteça novamente.

O Espírito Santo dá dons

Jesus deu diversidade de dons aos seus discípulos através do Espírito Santo; dons de cura, profecia, línguas e interpretação, a Palavra do conhecimento, a Palavra da sabedoria, a operação de milagres, o discernimento de espíritos, etc. O Espírito Santo trabalha esses dons em nós para o benefício de todos. (1 Coríntios 12: 4-11) Eles são usados por Seus discípulos para construir e edificar o corpo terreno de Cristo. “… Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,.” Efésios 4:12-13.

Paulo exortou a desejar os melhores dons, mas falou de uma maneira mais excelente. Ele passou a descrever as qualidades do amor, e dizer que sem elas, não somos nada. “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha.” 1 Coríntios 13:4-8. Vamos nos medir com essas qualidades divinas, e deixar o Espírito Santo trabalhar conosco, para que possamos chegar a elas em verdade.

“… sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;
Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.”
 Efésios 3:16-19.

Um chamado incrível, uma glória incrível, através do trabalho do Espírito Santo. Vamos nos humilhar profundamente sob a mão poderosa de Deus, através da liderança de Seu Espírito, de modo que a graça venha sobre nós, para que realmente cheguemos a essa plenitude. Assim, façamos como Paulo exortou Timóteo, medite sobre estas coisas, entregue-se inteiramente a elas, para que nosso progresso seja evidente para todos. (1 Timóteo 4:15).

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.