O que é o coração?

O que é o coração?

O coração é mencionado centenas de vezes na Bíblia. Mas o que exatamente é o nosso coração, espiritualmente falando? Qual é o significado e importância?

4 minutos ·

O que é “o coração” na Bíblia?

Nós lemos muito sobre o coração na Bíblia, porque nos tempos bíblicos pensava-se que nossas decisões, sentimentos e processos de pensamento vinham do coração. O coração da Bíblia foi pensado para ser uma espécie de “centro de controle” do qual todas as nossas decisões foram tomadas. Então, quando lemos sobre o coração na Bíblia, é sobre o lugar onde você tem sua vontade, suas atitudes e intenções, e qual é a fonte de seus pensamentos, ações e palavras.

Este coração é o núcleo de quem você é como pessoa. Seu coração é essencialmente você.

Com o seu coração você escolhe entre o bem e o mal. Sua consciência envia uma mensagem se algo está certo ou errado, e seu coração é o que o leva a escolher. O coração que está em conexão com Deus é capaz de escolher o bem a cada vez. O coração que se abre para outras influências impuras torna-se cego e confuso quando se trata de discernir entre o bem e o mal. “Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.” Salmos 119:9.

Corações puros ou impuros

Todos nascemos com corações limpos e puros. Seu coração se torna impuro quando você pecar voluntariamente, de novo e de novo. Por exemplo, quando você continua voltando e fazendo algo, sabe que está errado, repetidamente, sem se arrepender. Pode ser coisas como desonestidade, inveja, ver coisas impuras, guardar rancor. Acontece quando você não quer parar de fazer isso, mesmo sabendo que é malvado.

Mas quando você decide desistir de sua vontade e maneiras e entregar sua vida a Deus, Ele purifica e limpa teu coração. “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Salmos 51:10 Assim, um novo “você” nasce. Isso significa que você adquire uma nova atitude, uma nova vontade – que é o desejo de sempre escolher o bem e fazer a vontade de Deus. Este coração renovado é limpo e puro desde o início. Então, você não precisa lutar para repetidamente purificar seu coração. Mas você tem que lutar para mantê-lo puro.

Leia mais aqui: Os puros de coração verão a Deus

Seu coração não se torna impuro porque você é tentado. Ela se torna impuro quando você permite essa tentação em seu coração. Isto é, quando você repetidamente, pecar voluntariamente sem arrependimento. Isso faz com que seu coração fique manchado e endurecido.

Às vezes você cai em pecado, mas uma queda em si não significa que seu coração se torna impuro. Sua reação à sua queda prova o que está em seu coração. Se você cair e se arrepender, você se entristece e se arrepende, então você tem um coração puro que está aberto a Deus, e Ele imediatamente perdoa você. Mas se você ignorar isso, se você não se importa, e não houver arrependimento, então você está endurecendo seu coração – seu coração se torna impuro. Seu coração se fecha para Deus.

Guarde seu coração

Em Provérbios 4:23 está escrito: “Sobretudo o que se deve guardar, guarde o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.”

Em outras palavras, faça o máximo para manter seu coração puro, porque você é seu coração – toda a sua vida vem do seu coração. As questões da vida são suas decisões, suas ações e reações, o modo como você sente, pensa e raciocina sobre as coisas, suas palavras. Estes podem ser puros ou impuros, dependendo da condição do seu coração e das decisões que você tomou lá. Eles afetam seu relacionamento com Deus.

Se o seu coração é puro, então tudo que se origina da sua vida é puro. Se o seu coração é impuro, então tudo que se origina da sua vida é impuro. Suas ações são resultado do que está em seu coração. Jesus diz isso muito claramente em Mateus 12: 34-35: “Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.” Poderíamos dizer também que a boca não apenas fala, mas a mente pensa, e o corpo age.

É por isso que diz isso com tanta força em Provérbios: “Mantenha seu coração com toda a diligência”. Porque o que está em seu coração se torna sua vida.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.