O que a Bíblia diz sobre perdoar os outros?

O que a Bíblia diz sobre perdoar os outros?

A Bíblia é clara como cristal sobre o assunto de perdoar os outros.

4 minutos ·

“Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.’” Mateus 18:21-22.

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” Mateus 6:14-15.

Perdoar alguém que o prejudicou, seja por uma coisa relativamente pequena, ou por um ato gravemente prejudicial contra você, às vezes pode parecer uma coisa insuperável e difícil de fazer. Em alguns casos, é um processo que realmente leva tempo. No entanto, a Bíblia é clara sobre a necessidade dela. E não há ressalvas como "a menos que", "se" ou "mas". Como em todas as coisas, precisamos olhar para nosso precursor, Capitão e Mestre como nosso exemplo.

“Pai, perdoa-os”

Cristo sofreu injustiça – até injustiça cruel. Ninguém poderia sofrer mais injustamente do que Cristo. E algumas das últimas palavras que Ele pronunciou foram: "Pai, perdoa-os, eles não sabem o que fazem." É fácil? Não é impossível? "Tudo é possível para aquele que crê", disse Jesus. (Marcos 9:23) Tudo.

E quando você não tem o poder, quando você sabe que não está em você perdoar, então você tem que encontrá-lo em Cristo. "Eu posso fazer todas as coisas através de Cristo que me fortalece." Filipenses 4: 12-13. Perdoar negar a dor que você sofreu? Isso reverte o que aconteceu com você? Isso significa que a pessoa que o prejudicou não precisa se responsabilizar por suas ações? Não, mas você estará livre dos pensamentos de ódio e amargura e do peso que eles são. O perdão não é feito apenas por causa do que você perdoa, mas por sua própria causa, de modo que você não precisa viver com o fardo.

“Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria.” Malaquias 4:2.

O fato de você perdoar alguém não é tolerar com o que eles fizeram, nem de qualquer maneira, faça tudo certo. A confiança não é implícita no perdão, nem o esquecimento é obrigatório. "Perdoar e esquecer" não é uma citação bíblica. É uma coisa ser cauteloso e consciente, e outra coisa odiar e ressentir-se.

Deus é justo

Idealmente, quem o prejudicou se arrependeria e expulso pelo que eles também fizeram. Mas certifique-se de que sua cura é independente disso. Você deve perdoar independentemente da sua atitude. Seus pecados estão entre eles e Deus. É certo que alguém enfrente as conseqüências de suas ações de acordo com a autoridade e a lei terrestres, e eles também estarão algum dia diante do rosto de Deus e terão que dar conta de suas ações, e Deus é justo acima de tudo. Mas o juízo e a vingança pertencem a Deus.

É importante notar que o perdão não é um sentimento, é uma escolha. Escolher o perdão significará que você tem que ir a Deus de joelhos para receber o poder de perdoar. Está escolhendo não deixar que pensamentos de ódio governem em seu coração. Está escolhendo ir a Deus para encontrar ajuda e conforto em vez de se dedicar ao passado, mesmo quando nossos sentimentos preferem fazer qualquer coisa além disso. O poder que precisamos para isso, obtemos do Espírito Santo. Jesus,“O qual, quando o injuriavam, não injuriava, e quando padecia não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente;.” 1 Pedro 2:23.

Aproxime-se de Deus, e em Seu amor você encontrará tudo o que precisa.

Leia mais sobre esse tema:

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.