O que a Bíblia diz sobre os anjos?

O que a Bíblia diz sobre os anjos?

É um assunto fascinante, mas o que realmente sabemos com certeza?

6 minutos ·

O que a Bíblia diz sobre os anjos?

O tópico dos anjos é interessante, mas também existem muitas incógnitas. A Bíblia nos dá dicas e vislumbres fascinantes, mas muito do que geralmente se presume sobre os anjos não é muito mais do que suposições. No entanto, a Bíblia diz algumas coisas sobre os anjos que podemos conhecer como certezas, e isso é muito edificante e fortalece a fé!

Parece que nos dias dos apóstolos, as pessoas contavam com os anjos como uma coisa natural. Depois que Pedro foi libertado da prisão, ele bateu na porta onde os irmãos estavam reunidos. Quando a garota que deveria abrir a porta assegurou-lhes que era Pedro, eles disseram a ela: “É o anjo dele”. (Atos 12:15) Esse foi o primeiro pensamento.

Em Hebreus 1:14, lemos a respeito dos anjos: “Não são todos eles espíritos ministradores enviados para ministrar em favor dos que herdarão a salvação?” Vemos que os anjos a) são espíritos e b) são enviados para ministrar.

O Espírito Santo tem seu ministério e os anjos têm o deles. O Espírito Santo realiza sua obra dentro de uma pessoa, enquanto os anjos têm um ministério externo. A obra do Espírito está dentro do corpo - Ele requer água e sangue, a morte de nossa vida pessoal - e Ele comunica a natureza divina para nós. Os anjos não participam desta obra. No entanto, eles desejam ver esta gloriosa obra do Espírito (1 Pedro 1:12). Eles sabem que coisas maravilhosas estão acontecendo! Jesus nos disse que os anjos de Deus se alegram por um pecador que se arrepende. (Lucas 15:10)

Os filhos de Deus entram em contato com o coração paterno de Deus por meio do Espírito, e ele envia seus anjos para ajudá-los. Um anjo, não o Espírito, tirou Pedro da prisão. Da mesma forma, os anjos libertaram Daniel da boca dos leões, Eliseu dos exércitos do rei da Síria e Ló de Sodoma. “Seus anjos sempre veem a face de Meu Pai que está nos céus.” Mateus 18:10. Existem fontes abundantes de ajuda disponíveis para os filhos de Deus, se apenas eles pudessem entendê-la!

Os anjos podem ser enviados como uma resposta à oração

Existem muitos exemplos escritos na Bíblia de anjos enviados em resposta a orações. “Sim, enquanto eu estava falando em oração, o homem Gabriel ... me informou ...” Daniel 9: 21-22. Pedro estava trancado e sob guarda na prisão, mas a igreja orou por ele com fervor. “E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa’ ”Atos 12: 5-7. E o anjo conduziu Pedro pelos pesados portões de ferro. Essa ajuda de um anjo foi em resposta a uma oração.

O fato de que os anjos são enviados para dar ajuda externa é confirmado em muitos lugares na Bíblia. “Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. ” Salmo 91: 10-11. “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra.” Salmo 34: 7. Anjos foram enviados a Jesus para confortá-lo após fortes tentações e provações. (Mateus 4:11.)

Os anjos também são enviados para punir. Davi viu um anjo matando as pessoas; um anjo matou 185.000 assírios; um anjo também matou Herodes quando ele não deu glória a Deus. (2 Samuel 24:17; 2 Reis 19:35; Atos 12: 21-23.)

Anjos e a igreja

Nós - a igreja - recebemos conhecimento por meio da revelação do Espírito; A multiforme sabedoria de Deus deve ser divulgada pela igreja aos principados e potestades nos lugares celestiais. (Efésios 3:10). Assim, a igreja enriquece esses poderes e principados com sabedoria. Como filhos de Deus, podemos - através do conhecimento de Deus - crescer em nosso homem interior para aquele que é a cabeça - Cristo. Os anjos não podem fazer isso. Mas eles podem servir aos santos com a compreensão do conhecimento que recebem por meio da igreja.

Paulo diz em 1 Coríntios 6: 3 que julgaremos os anjos. Isso não significa necessariamente que os condenaremos, mas que julgaremos que eles ajudaram neste e naquele caso. Muitos missionários, e outros, foram resgatados com a ajuda de anjos enviados do céu, que removeram perigos em seu caminho e os conduziram em dificuldades. Que consolo saber que existe um anjo do Senhor que nos guia e nos acompanha!

Uma vez que entendemos a obra do Espírito e dos anjos, podemos orar pela ajuda certa com um maior entendimento espiritual. É importante nos familiarizarmos com a realidade de que os anjos são enviados para servir aqueles que herdarão a salvação. Devemos conceder aos anjos seu lugar de direito em nossa vida de fé e reconhecer seu trabalho. De que outra forma podemos estar juntos no julgamento dos anjos? Vamos considerar seu trabalho; vamos observar o que eles foram designados para fazer no futuro e como eles intervêm não apenas na vida de um indivíduo, mas também nos eventos mundiais.

Este artigo é baseado principalmente em um artigo intitulado “Anjos”, que por sua vez foi baseado em uma conversa com Aksel Smith. Esse artigo foi publicado pela primeira vez em norueguês no livreto Skjulte Skatter (Tesouros Escondidos) em junho de 1914. Leia mais artigos de Aksel Smith aqui.
© Copyright Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag | ActiveChristianity

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.