O plano de tratamento de Deus para nos libertar do orgulho e da arrogância

O plano de tratamento de Deus para nos libertar do orgulho e da arrogância

Temos muito orgulho que nem podemos ver. Mas Deus quer nos libertar disso!

5 minutos ·

A única explicação que os três amigos de Jó puderam encontrar para suas provações foi que ele deve ter pecado ou transgredido de alguma maneira. Por isso eles tentaram convencer Jó por seus pecados; mas Jó insistiu que ele era irrepreensível. Eliú tinha um entendimento melhor e exortou Jó a ouvi-lo quando disse:, “Pois Deus pode falar de uma maneira ou de outra, mas o homem não a percebe. Em um sonho, em uma visão da noite, quando o sono profundo cai sobre os homens, enquanto adormecem em suas camas, então ele abre os ouvidos dos homens e sela suas instruções. Para desviar o homem de suas próprias obras e erradicar o orgulho do homem … ”Jó 33: 14-17. [Tradução norueguesa]

As pessoas têm muito orgulho que não conseguem ver. Mas agora Deus quer ter comunhão conosco. Ele conhece a força do homem, e nós a conhecemos à medida que crescemos. Se queremos entrar em íntima comunhão com Deus, devemos nos tornar mansos e humildes de coração. Essas são as únicas pessoas com quem ele pode falar.

Deus entende seu orgulho e arrogância

Porque Deus não sobrecarrega o homem mais do que é justo, para o fazer ir a juízo diante dele.” Jó 34:23. Quando Deus o conhece, ele o entende muito bem – conhece sua arrogância. Portanto, ele envia você para as circunstâncias e fornece o tratamento específico necessário para se livrar de sua arrogância.

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.”
 1 João 1:7-8.

Andando na luz, começo a ver meu pecado interior, minha natureza humana. Tanto orgulho e arrogância podem se esconder atrás de uma forma exteriormente piedosa. Você descobrirá isso no dia em que for contado entre os transgressores. O que você vai defender então? É o seu próprio orgulho. Em vez disso, deixe-se purificar nesse fogo.

Assista mais sobre o que significa ser purificado no fogo aqui: Ame o fogo

Um desenvolvimento contínuo

Algumas pessoas têm uma boa consciência – elas não pecam. Mas isso não significa que o corpo do pecado foi retirado. Isso significa que eles estão andando na luz até onde têm luz. Mas quando andam na luz, começam a ver novas profundezas do pecado que nunca haviam visto antes. Se não estiverem na corrida, a vida e o desenvolvimento irão parar. Eles se tornam um dos senhores piedosos que não podem edificar a igreja por causa de seu próprio orgulho.

"Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;…” 1 Pedro 4:12. O fogo é necessário para que eu possa ver meu orgulho – ver as causas subjacentes da tentação. Então eu posso ver que tenho pecado. Esse entendimento me permite regozijar-me na tentação, porque sei que Deus me ama e quer me mostrar mais do orgulho que veio com a queda. Deus trabalha conosco assim, para que não nos tornemos os camelos que se soltam.

“Como dizes logo: Não estou contaminada nem andei após os baalins? Vê o teu caminho no vale, conhece o que fizeste; dromedária ligeira és, que anda torcendo os seus caminhos.” Jeremias 2:23.

Deus exalta os humildes

Todos nós entramos em circunstâncias humilhantes. Jó não entendeu sua situação até depois de Eliú ter falado e o próprio Deus ter falado com ele fora do redemoinho. Deus é capaz de exaltar aqueles que se humilham – você não precisa se preocupar com isso. “E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas. Também teve sete filhos e três filhas.” Jó 42:12-13.

Desejo-lhe grande sucesso neste processo de humilhação! Que corra bem quando o fogo chegar! Quanto maior a glória, maior o fogo e a purificação necessários. Mas então podemos ser de maior ajuda e bênção para outras pessoas. Quando ouvimos a Palavra de Deus, podemos olhar para a perfeita lei da liberdade e ser abençoados no que fazemos. Se não fizermos isso, a vida se tornará um fardo pesado quando o evangelho for pregado. Aqueles que não observam a lei perfeita da liberdade sentem que já têm encargos suficientes e não querem mais ouvir. Eles não olham para a Palavra de Deus e não percebem que a Palavra é o caminho perfeito para chegar à liberdade.


Este artigo foi traduzido do norueguês e foi publicado pela primeira vez como o capítulo "Orgulho" no livro "Pastor e Profeta", publicado por Skjulte Skatters Forlag em 2004.
© Copyright Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.