Mentiras que Satanás nos diz (e as Escrituras que provam que ele está errado)

Mentiras que Satanás nos diz (e as Escrituras que provam que ele está errado)

Para cada mentira que o acusador lhe diz, existe uma palavra de Deus que prova que ele está errado!

12 minutos ·

Mentiras que Satanás nos diz

O acusador é um dos muitos nomes que a Bíblia usa para designar Satanás, já que ele adora tentar roubar nossa esperança e alegria acusando-nos de todo tipo de coisa. Ele costumava ser capaz de ir direto para o trono de Deus, apontar o dedo para qualquer pessoa na terra e dizer: "Você viu o pecado que eles acabaram de cometer?" No entanto, desde que Jesus desceu à terra, tomou a natureza humana sobre si e morreu na cruz pelos nossos pecados, Satanás não tem mais permissão para fazer isso. (Apocalipse 12:10.)

O acesso de Satanás ao céu foi revogado, mas até que chegue o tempo em que Deus o amarrará por mil anos, seu espírito vagará por esta terra e seu objetivo é derrubar o maior número possível de filhos de Deus. (Apocalipse 20: 1-3.) Uma das maneiras pelas quais ele faz isso é sussurrando acusações em seu ouvido - acusações sobre tentações nas quais você não obteve a vitória, o pecado que está em sua natureza e os chamados “defeitos” em sua personalidade.

Essas são as mentiras que Satanás nos conta. Ele é um mentiroso muito astuto, porque muitas vezes mistura um pouco de verdade com a mentira para enganar você. Mas para cada mentira que ele tenta lhe dizer, há pelo menos um versículo na palavra de Deus que você pode usar para expor seu engano e impedi-lo de roubar sua alegria e esperança. Aqui estão algumas de suas mentiras mais comuns e as escrituras que você pode usar para desviá-las.

“Você é muito pior do que qualquer outra pessoa”

“Sua carne é muito pior do que a de todo mundo”, diz ele. "Você deveria ter vergonha do que está em sua natureza."

Claro, você deve ficar triste com o pecado em sua carne. (2 Coríntios 7:10.) Se você não odiasse, o que o motivaria a matá-lo, afinal? Mas você não precisa se sentir sujo ou sem esperança por causa das tendências que estão em sua natureza - não importa quais sejam.

“Não veio sobre vós tentação, senão humana…” 1 Coríntios 10:13.

Acredite nesta palavra! Aquele pecado horrível pelo qual você foi tentado, talvez, apenas cinco minutos atrás, é uma tentação comum. Você não é o único que já foi tentado por algo tão vil. Longe disso!

Não há um único pecado em sua carne do qual Jesus não possa libertá-lo ou que faça com que ele o ame menos. O apóstolo Paulo era um perseguidor dos cristãos e, na melhor das hipóteses, um cúmplice de assassinato, se não um verdadeiro assassino, antes de se converter. E Jesus o perdoou por tudo isso, e foi capaz de transformá-lo em um homem bom e justo que foi seu valioso colaborador na construção da igreja.

“Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” Hebreus 7:25. Jesus pode salvar qualquer pessoa de qualquer pecado. Sem limitações.

Quando Satanás tenta desencorajá-lo apontando o dedo para os pecados em sua carne, você pode responder com segurança: "Diga-me, por qual desses pecados Jesus não morreu?" Ele não pode responder a você então, porque a única resposta verdadeira é "nenhum deles".

"Você caiu de novo. Não há esperança para você ”

Acreditamos na vitória total sobre o pecado e isso é completamente alcançável, mas a verdade é que a vida de um cristão é um desenvolvimento e pode haver muitas vezes - especialmente quando você é relativamente novo no caminho - em que você cai no pecado. Isso faz parte de um desenvolvimento cristão normal e não muda o amor de Jesus por você ou sua esperança e fé por você. Jesus vê seu coração. Ele vê o quanto você deseja ser como ele e, quando você cair, ele imediatamente estenderá a mão para ajudá-lo a se levantar, se você simplesmente aceitar.

“Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará;.” Provérbios 24:16. Mesmo que o homem neste versículo caia várias vezes, ele é descrito como justo. Por quê? Porque ele se levanta de novo!

Jesus sabia que Pedro, em um momento de fraqueza, o negaria. Pedro gritou em resposta, “Ainda que me seja mister morrer contigo, não te negarei!” Mateus 26:34-35. E então, antes de o sol nascer, ele negou Jesus três vezes. Isso significava que Pedro era um caso perdido? Absolutamente não! Podemos ver a vida que ele adquiriu lendo Atos e lendo suas cartas.

“Mas aquele era Pedro, o grande apóstolo”, você pode pensar. Pedro não foi um grande apóstolo no início. Ele era apenas um jovem com uma carne fraca e um coração que queria seguir Jesus. Assim como você. Não era desesperador para ele, e não é desesperador para você.

“Você não tem um chamado. Se você fizesse, as coisas não seriam assim ”

Você ama Jesus e quer segui-lo no caminho e se tornar como ele? Então você tem um chamado, não importa o que o acusador diga. Deus não chamou as pessoas com base em seus talentos e habilidades; Ele chamou aqueles cujos corações ele sabia que seriam dominados por esse chamado.

“Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;.”
 1 Coríntios 1:26-27.

Você sente que esses versículos o descrevem? Perfeito! Então você é exatamente aquele que Deus deseja e chamou. Ele tem planos de usar sua vida - não importa o quão notável ou normal possa parecer externamente - para mostrar o trabalho incrível que ele pode fazer em uma pessoa fraca. Assim como o fraco jovem Pedro envergonhou os líderes de seu tempo com sua vida, você pode se tornar poderoso em Deus, provando com sua vida que a vitória é possível para todos - até o mais fraco de todos.

“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,.” Efésios 1:4-5.

“Você é muito fraco. Você não é forte o suficiente para vencer o pecado. "

Os mesmos versos acima também podem expor essa mentira, mas vamos adicionar a isso. A palavra de Deus tem muito a dizer sobre este assunto!

“E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo... Porque quando estou fraco então sou forte.” 2 Coríntios 12:9-10.

“E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;.” 2 Coríntios 9: 8. Este versículo fala sobre generosidade, mas é igualmente verdadeiro em todas as áreas.

“Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.” Josué 1:5. Aqui Deus estava falando com Josué, mas podemos ver o quão presente Ele está para ajudar todos os Seus filhos. Eu garanto que Seu coração para com você é exatamente o mesmo.

“Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho. Faz os meus pés como os das cervas, e põe-me nas minhas alturas. Ensina as minhas mãos para a guerra, de sorte que os meus braços quebraram um arco de cobre. Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me susteve, e a tua mansidão me engrandeceu. Alargaste os meus passos debaixo de mim, de maneira que os meus artelhos não vacilaram.” Salmos 18:32-36

Sinta-se encorajado por esses versículos! É o Deus que ordenou que a luz brilhasse nas trevas, que pode literalmente fazer algo do nada, que fornece a força de que você precisa para obter a vitória sobre o pecado.

Suas limitações humanas não podem limitar sua batalha contra o pecado quando você ora a Deus por força, porque ele “a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto.” (Tiago 1:5.) “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.” Mateus 7:7.

“Você ainda se sente atraído pelo mundo e pelos seus desejos, então obviamente você não é um verdadeiro discípulo”

Esta é uma das mentiras mais complicadas do acusador. Quando você entregou todo o seu coração a Jesus, você declarou que tinha terminado com este mundo e acabado com o pecado. No entanto, aqui está você, sendo tentado a desejos sexuais ou a admirar pessoas ímpias. Obviamente, você não é realmente um cristão, certo?

Errado!

Lembre-se, você tem uma carne na qual nada de bom habita! (Romanos 7:18). Isso pode parecer desanimador, mas na verdade é o oposto! É um grande conforto. Esse lixo que você está sendo tentado está em sua carne, não em seu coração. Não importa o quão fortemente você se sinta atraído por essas concupiscências em sua carne, se seu coração e mente ainda devem seguir os passos de Jesus, você é um discípulo!

“Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.…” Romanos 7:21-23.

Paulo se esforçou tanto em Romanos, capítulo 7, para deixar isso claro, porque ele entendeu quão facilmente podemos ser tentados ao desânimo quando vemos essa “outra lei em nossos membros”.

No entanto, sem essa outra lei, onde estaria a salvação do pecado? Que obra haveríamos de fazer se, depois de nos convertermos, simplesmente parássemos de ser tentados? Se não houvesse nada lá de que Deus nos pudesse salvar, como mostraríamos sua glória, sua capacidade de salvar completamente?

Tentação não é pecado! É uma oportunidade de se livrar do pecado vendo-o, odiando-o e matando-o. Tiago diz, “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Tiago 1:14-15.

Pode parecer que as tentações vêm incessantemente sobre você em seus pensamentos, mas elas não são pecado a menos que o desejo tenha sido concebido - em outras palavras, a menos que você tenha concordado conscientemente com esse pensamento em sua mente e permitido que ele entre em seu coração. Enquanto você não fizer isso, seu espírito e seu coração não serão maculados por essa tentação. Pelo contrário, você obteve uma grande vitória - toda pequena vitória é grande - e você está um passo mais perto de ser igual a Jesus, o que deve deixar um discípulo como você muito feliz.

“Será um sucesso para você!”

Esta não é uma mentira do acusador - é uma promessa de Deus. Acredite!

Não entre em discussão com Satanás quando ele vier até você com suas mentiras. Você não vai convencê-lo. Basta jogar uma palavra de Deus em seu rosto e pronto. A palavra de Deus é cheia do Espírito de Deus e, diante desse Espírito, Satanás tem que fugir. Ele não é páreo para Deus e sabe disso.

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.... E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos.” Jeremias 29:11-14.

“Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,
A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.”
 Efésios 3:20.

“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;.” Filipenses 1:6.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.