Jesus: O melhor mediador que eu poderia pedir

Jesus: O melhor mediador que eu poderia pedir

Em um ponto, senti uma distância real entre mim e Deus.

6 minutos ·

Sentindo-se distante de Deus

O que era esse sentimento?

Lembro-me de tê-lo experimentado como um menino de seis anos de idade, do lado de fora do escritório da diretora, aguardando uma bronca, depois de ter jogado um brinquedo por cima da cerca da escola. Uma espécie de culpa profunda, não o medo como tal, mas um nervosismo revolvendo o estômago, que todos nós sentimos em um momento ou outro em nossas vidas.

Eu estava sentindo isso agora, como um jovem adulto, enquanto pensava sobre a minha vida e como era o meu relacionamento com Deus. Eu sabia que amava a Deus e tinha sido um cristão por um tempo, mas ainda sentia distância. Eu poderia me relacionar tão bem com a história em Gênesis de Adão querendo esconder de Deus quando ele tinha comido da árvore, em vez de apenas andar e falar com Deus como ele sempre fez.

Era assim que era para ser? Lembro-me de uma citação da autobiografia de Winston Churchill que se destacou para mim por alguma razão: “Eu amava minha mãe – mas a distância”.

Eu me sinto tão emocionado em compartilhar isso com você, querido leitor, porque agora eu vejo cada vez mais que esse relacionamento “distante” está se tornando uma coisa do passado e não é como Jesus quer que vivamos.

Jesus – meu mediador pessoal!

“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem…” 1 Timóteo 2:5.

Um mediador reúne duas partes e estabelece o diálogo. Na cancão antiga de Natal “Ouça! Os Anjos Arautos Cantam ”, Jesus é descrito nesta linha:“ Satisfeito, como homem, com os homens a habitar; Jesus, nosso Emmanuel! ”(Significando“ Deus conosco ”). Jesus poderia realmente estar satisfeito por estar conosco seres humanos com todos os nossos egos, problemas com os outros e covardia? Ele poderia realmente?

Eu sabia que tinha momentos em que realmente me sentia na presença de Jesus, particularmente quando eu estava na igreja, cantando e orando, mas naquele momento parecia que Deus estava a um milhão de milhas de distância. Agora eu realmente precisava de um mediador. Eu pensei, o que eu diria ao mediador?

“Por favor, diga a Deus que me sinto tão indigno de servi-lo. Eu me sinto um lixo sobre como eu levei as coisas e estou realmente questionando se eu sou o tipo certo de pessoa para ser seu discípulo. Eu me sinto sujo e sobrecarregado pelo pecado em mim e ao meu redor.”

Como um mediador como Jesus responderia? Um mediador que havia assumido uma natureza humana como a minha há cerca de 2000 anos atrás, habitou a humanidade e experimentou as mesmas tentações que eu tenho todos os dias. Qual seria a Sua mensagem para a minha pergunta a Deus? Eu estou imaginando agora:

“Eu tenho uma mensagem para você de Meu Pai e seu Pai no céu. Está tudo escrito na Bíblia, mas eu quero que você realmente acredite que foi escrito para você, pessoalmente.

“Antes de ser formado no útero, eu o conhecia e penso e oro por você o tempo todo (Salmos 139). Eu te conheço ainda melhor do que você mesmo. Eu entendo perfeitamente que você não é perfeita e vai ver muito mais em sua natureza que odeia, mas eu amo a atitude do seu coração! Você quer me servir mesmo que não possa me ver (1 Pedro 1: 8) e ainda assim se entristecer com o pecado e não estiver tentando desculpar ou culpar os outros por aí. 

“Eu amo a minha criação, mas acima de tudo eu te amo – sim, eu dei a minha própria vida como um resgate por você e você não me deve nada. (1 Timóteo 2: 6) Aqui no céu muitos estão testemunhando sua resistência em sua corrida diária. (Hebreus 12: 1) Hoje é um novo dia que fiz e fortalecerei você para tomar as decisões corretas. Você tem um pouco de força e agora você deve lutar o bom combate da fé. (Apocalipse 3: 8; 1 Timóteo 6:12; 1 Timóteo 1:18.)”

“Eu vou acreditar nele ”, pensei. "Eu vou acreditar no que Ele está dizendo mais do que estou dizendo a mim mesmo." Foi uma decisão incrivelmente simples, mas abriu um novo e profundo relacionamento com Jesus. Nessa posição de fé, a alegria e o amor por Jesus saltaram no meu coração – Ele realmente me ama como sou. Eu posso entender como está escrito, se eu acho que mereço ou não! Ele realmente vê meu desejo mais profundo por Deus e tudo que é bom. Sim, eu tenho uma natureza que está caída, mas Ele vê meu coração e diz que eu pertenço ao céu – assim como eu sou!

Leia também: A letter of love from God to you

Fechando a lacuna

John 14 é um capítulo incrível. “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.” João 14:1,2. Então Jesus diz, “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.” João 14:12.

Com este coração sincero e crente, chegamos corajosamente em nossas orações a um Deus amoroso que nos fortalecerá em nossas batalhas diárias. (Hebreus 4:16) Não há mais amor à distância, mas de coração para coração, conexão com nosso Salvador. Ele é uma ajuda muito presente em tempos de necessidade – por quê? Porque Ele passou pelas mesmas tentações e está orando agora para que eu possa vencer exatamente como Ele venceu. (Hebreus 4:15)

Qual é a chave secreta para experimentar um contato ininterrupto com meu mediador e o próprio Deus? Quanto mais eu libero meu raciocínio e minhas crenças sobre tudo e abro meu coração à verdade de Deus, mais experienciarei um relacionamento profundo e amoroso com Jesus. Eu preciso praticar isso todos os dias – agora mesmo, e quando tudo em mim grita algo diferente. “… Que Deus seja verdadeiro, e todo homem mentiroso.” Romanos 3: 4.

Eu sou indescritivelmente grato pela fé que Ele me deu, e meu maior desejo é que muitos mais possam experimentar isso também. Esta é verdadeiramente uma vida incrível! Em Sua presença é plenitude de alegria!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.