“A inveja é podridão para os ossos”

“A inveja é podridão para os ossos”

Não é pecado ser tentado a invejar, mas se for permitido viver e infeccionar, isso se torna destrutivo.

5 minutos ·

Inveja é algo que a maioria das pessoas está familiarizada. Quando vemos que alguém tem algo que gostaríamos de ter – posses físicas, traços de personalidade, ministérios ou talento -, então uma reação humana natural é invejá-los. É preciso um trabalho consciente para nos libertarmos, para que possamos ser gratos pelo que nos foi dado e "nos regozijarmos com aqueles que se alegram" (Romanos 12:15)

Por que a inveja está errada?

Quando a inveja surge e tem a permissão de viver e crescer no coração de uma pessoa, ela tem consequências terríveis. Podemos ver muitos relatos disso na Bíblia.

Quando o sacrifício de Abel foi respeitado por Deus, e o dele não foi, Caim matou seu irmão por inveja. (Gênesis 4: 3-8) Quando Coré teve inveja de Moisés, ele foi engolido pela terra. (Números 16) Quando Saul invejou Davi em seu coração, o resultado final foi que ele foi morto em batalha. (1 Samuel 18) Mesmo Jesus foi morto pelos líderes religiosos da época por inveja.

“O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos.” Provérbios 14:30.

Não é pecado ser tentado a invejar, mas se for permitido viver e infeccionar, isso se torna destrutivo. Isso divide as pessoas. Destrói relacionamentos, semeia discórdia e cria um espírito de amargura e maldade. Faz com que as pessoas ajam e falem de maneira tóxica. Ficar com inveja é definitivamente um pecado e é definido como tal na Palavra de Deus.

“Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.” Tiago 3:16.

Como alguém vence a inveja

Mas a tentação não precisa levar ao pecado! Existe uma maneira de escapar.(1 Coríntios 10:13) Quando Ele viveu na terra, Jesus venceu todo pecado. Ele foi tentado em todos os sentidos, assim como nós somos, mas sem pecado.Como resultado, Ele pode compadecer-se das nossas fraquezas e nos ajudar quando formos tentados. Existe um trono de graça para o qual podemos ir com ousadia, para que possamos obter misericórdia e encontrar graça (poder do Espírito Santo) para nos ajudar a vencer a inveja toda vez que somos tentados. (Hebreus 2:18; Hebreus 4: 15-16) Podemos vencer como Ele venceu.

Como podemos vencê-la? Temos que começar por reconhecer. É natural para nós insistirmos que não somos invejosos. Mas se o desejo do nosso coração é realmente se libertar de todo pecado, então precisamos nos humilhar e reconhecer a verdade.

Começa com um pensamento. “Isso não é justo.” “Quem eles pensam que são?” “Por que não recebo o reconhecimento? Por que são sempre eles que são abençoados? ”Coisas simples como essa que causam a nossa alma, também sabem como nossos sentimentos e“ raciocínio ” reagem exageradamente. Nosso ego está preocupado. Podemos encontrá-lo no trabalho, na escola, em nosso casamento e família e com nosso serviço a Deus.

Paulo testificou que “Estou crucificado com Cristo. Não sou mais eu que vivo, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. ”Gálatas 2:20. Pela fé, nós também podemos nos considerar – nossos sentimentos, pensamentos, opiniões, ego etc. – crucificados com Cristo. Então estamos vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6: 7-11) Quando vivemos de acordo com essa fé, podemos vencer as tentações de sermos invejosos e crescer em contentamento e gratidão. Quando somos tentados, podemos orar por forças para permanecer ali na cruz com Cristo, e lembrar que é Ele quem vive em mim agora e posso reagir de acordo com Suas virtudes, independentemente do que eu sinto. Então toda "confusão e toda coisa má" não nascem de minhas ações. Em vez disso, estou criando vida e paz. (Romanos 8: 6)

O resultado de vencer a inveja

Então nós também recebemos revelação sobre o Corpo de Cristo. Para servir a Cristo e aos membros do Seu Corpo (a Igreja), não pode haver inveja ou divisões; apenas unidade. Os membros do Corpo não podem trabalhar um contra o outro, caso contrário o Corpo não funcionaria. Paulo escreve tão claramente sobre isso em 1 Coríntios 12: 12-27. Se um membro sofre, todos os membros sofrem com isso. Se um membro é honrado, todos os membros se alegram com ele. Não há inveja aí!

(Mais leituras sobre o Corpo de Cristo em Romanos 12: 3-6 e Efésios 4)

Imagine se crescermos em virtudes em vez de permitir que algo como inveja desperdice nosso tempo e oportunidades e roube nossa alegria! Quando reconhecemos nossos limites e vemos, em vez disso, as obras que Deus tem para nós, nos encaixamos no corpo exatamente como deveríamos, não ocupando mais espaço do que recebemos da graça de Deus, e sendo membros úteis que podem trabalhar juntos em unidade e harmonia. Que descanso completo e paz podemos entrar, crescendo em contentamento e gratidão.

“Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; .” 1 Pedro 1:22-25.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.