"Ele ressuscitou!" 35 versículos bíblicos da Páscoa que mudam a vida

"Ele ressuscitou!" 35 versículos bíblicos da Páscoa que mudam a vida

Inspiração, encorajamento e exortação. Esperança – não só na Páscoa, mas durante todo o ano!

11 minutos ·

Ele ressuscitou!

“Ele não está aqui, porque já ressuscitou …”
Mateus 28:6.

Estas palavras importantes faladas por um anjo na manhã da Páscoa são algumas das mais significativas já faladas. Jesus Cristo, o Filho do Homem, havia de fato morrido, mas tinha conquistado a morte! Um novo e eterno dia de esperança havia surgido para todos aqueles que acreditam nele. Esses versículos bíblicos mostram o que a Páscoa significa para cada um de nós, pessoalmente:

O que aconteceu na sexta-feira santa?

O salário do pecado é a morte. Cada pessoa que já viveu na terra pecou e merece pagar a penalidade. Não apenas a morte física, mas também que o nosso espírito está eternamente separado de Deus, nosso Criador. Com uma exceção. Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio à Terra como o Filho do Homem, um ser humano como nós – e na força do Espírito de Deus, Ele viveu uma vida pura e completamente inocente na Terra, vencendo todo pecado.

Quando Jesus foi crucificado no Calvário, Ele até mesmo experimentou que Deus O abandonou por um tempo. Ele morreu, um homem inocente, a única pessoa em toda a história que não merecia a morte. Ele tomou sobre Si o castigo pelos pecados do mundo inteiro, incluindo todo o seu e o meu pecado, e desviou a fúria de Deus contra o pecado de nós!

Jesus nunca teve que expiar os pecados que Ele cometeu, mas a Sua morte se tornou a expiação pelos nossos pecados. Significa que, se eu creio Nele, todos os meus pecados serão perdoados. Apagados. Esquecidos. Na sexta-feira santa, recebi a graça que de forma alguma mereço ou posso pagar:

“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, …” 
Efésios 2:1.

“Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.”
Salmos 32:1-2.

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.”
Romanos 6:23.

“Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.”
1 João 4:10.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
João 3:16.

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.”
Romanos 5:8-9.

“O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;”
Colossenses 1:13-14.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;.”
Efésios 2:8-9.

“… Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados." 1 Pedro 2:24.

Por que a ressurreição de Jesus Cristo foi possível?

Por nunca ceder à tentação, o pecado foi “crucificado” na vida de Jesus. Porque Jesus nunca pecou, a morte não pôde segurá-lo. Foi através da morte (sobre o pecado) que Jesus venceu a morte. Ele ressuscitou da sepultura e agora está sentado no céu, no lado direito de Deus, o Pai.

Tire um tempo para ler esses versículos da Bíblia cuidadosamente; procurá-los e lê-los no contexto. O enorme sacrifício de Jesus não foi apenas a Sua crucificação, mas toda a Sua vida negando a Sua vontade e fazendo a vontade do Pai – por nossa causa! Amor que era mais forte que a morte!

“… o evangelho de Deus…,Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dentre os mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor,.”
Romanos 1:1-4.

“E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.”
Hebreus 2:14-15.

“Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;.”
Romanos 8:3.

“E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado. Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna..’”
João 12:23-25.

“… Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.”
Romanos 6:9-10.

“Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito; …”
1 Pedro 3:18.

O que significa ser crucificado com Cristo?

Jesus viveu na terra, não apenas para expiar nossos pecados cometidos, mas acima de tudo para nos deixar seguir os seus passos. Muito antes de ser crucificado no Calvário, Ele disse que, para segui-Lo, devemos negar a nós mesmos, odiar nossa própria vida (nossa própria vontade, o pecado em nossa carne) e tomar nossa cruz diariamente. Desta forma, as concupiscências e desejos em nossa carne são negados e “mortos” antes de se tornarem pecado.

Não podemos seguir Jesus na cruz do Calvário, mas podemos segui-lo até a morte sobre o pecado usando essa "cruz diária", sempre carregando o "morrer do Senhor Jesus" em nosso corpo.

Leia esses versículos bíblicos e considere a mensagem neles, o que significa seguir a Jesus e o enorme poder que existe em “negar a si mesmo, tomar sua cruz diariamente e segui-lo”.

“De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porque aquele que está morto está justificado do pecado.”
Romanos 6:4-7.

“Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;.”
Romanos 6:11-12.

“… Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; …”
Filipenses 3:10.

“Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.”
Romanos 5:10.

“Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.”
1 Coríntios 1:18.

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.”

Romanos 8:1-2.

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.”
Gálatas 2:20.

“Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.’”
1 Pedro 2:21-22.

“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.”
Lucas 9:23.

“E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.”
Gálatas 5:24.

“… Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;.”
2 Coríntios 4:10.

Qual é a nossa esperança através da ressurreição de Jesus?

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, …”
1 Pedro 1:3.

A ressurreição de Jesus significa que o pecado foi conquistado e que Deus poderia usar um ser humano para fazê-lo! Significa que o plano de Jesus foi bem-sucedido, o poder de Satanás foi vencido e agora é possível que outros seres humanos sigam Seus passos! Isso significa que Ele está vivo e fazendo intercessão por nós. Significa que temos esperança para a vida eterna, não apenas como resultado do perdão, mas da vida com verdadeiro conteúdo – o fruto do Espírito que ganhamos quando seguimos Jesus e participamos da Sua vida! Isso significa que podemos ter comunhão com Deus! Isso significa que podemos levantar nossas cabeças e aguardar ansiosamente o retorno de Jesus, sabendo que pertencemos a Ele e temos a promessa de herdar todas as coisas com Ele, nosso amado Salvador, nosso Mestre, nosso irmão! Ele está ressuscitado!

“Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.”
Romanos 8:34.

Aniquilará a morte para sempre, e assim enxugará o Senhor DEUS as lágrimas de todos os rostos, e tirará o opróbrio do seu povo de toda a terra; porque o SENHOR o disse.”
Isaías 25:8.

“Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;.”
Romanos 6:8.

“E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.”
Romanos 8:11.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?’”
João 11:25.

“Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.”
1 Coríntios 6:14.

“Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus, Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior!
Jó 19:25-27.

Esta é, claro, apenas uma minúscula seleção de versículos bíblicos sobre o significado da vida, morte e ressurreição de Jesus, sobre as quais pensamos especialmente na Páscoa. Pegue sua Bíblia e leia sobre o plano de Deus e o amor por nós, e como Jesus Cristo pode mudar sua vida para sempre, tanto aqui neste mundo quanto depois por toda a eternidade!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.