De onde vêm os complexos de inferioridade e superioridade?

De onde vêm os complexos de inferioridade e superioridade?

Vencer os complexos de inferioridade e superioridade não é pouca coisa. Mas, como sempre, a palavra de Deus nos mostra o caminho.

6 minutos ·

Complexos de inferioridade e superioridade têm sido a causa de todos os tipos de males neste mundo desde o início dos tempos. (Tiago 3:16.) Vencer um complexo de inferioridade ou superioridade pode não ser fácil, mas na palavra de Deus encontramos soluções!

Por que um complexo de inferioridade é tão perigoso? Porque você fica preso ao que as pessoas pensam. Você não tem liberdade para ser você mesmo, muito menos qualquer ousadia para fazer as coisas que Deus lhe deu para fazer. Você sai da liberdade que está em Cristo. E os complexos de superioridade fazem com que você trate os outros com desprezo ou total indiferença, porque aos seus olhos eles, em algum nível, têm menos valor do que você.

Claramente, não é assim que Deus deseja que seja.

Vencendo um complexo de inferioridade ou um complexo de superioridade

Para chegar ao ponto de vitória de um complexo de inferioridade ou complexo de superioridade, é muito interessante pensar sobre a origem deles.

Tielman Slabbert recentemente falou muito sobre este assunto. Os complexos de inferioridade e superioridade vêm de olhar para algo que parece "ótimo". Ou você sente que falta algo grande ou pensa que é melhor porque tem algo grande. Isso pode parecer muito simplificado, mas faz muito sentido.

Por que você se sentiria inferior a alguém? Porque você sente que eles são mais espertos ou mais carismáticos, que sua riqueza lhes dá uma vantagem ou que seus dons e talentos os colocam acima de você, etc. Ou vice-versa. Se você acredita que tem mais sucesso ou tem uma origem melhor, que sua maneira de fazer as coisas é mais correta, etc., você se sentirá superior aos outros. Pode ser difícil reconhecer isso, mas se você se examinar cuidadosamente, pode descobrir que é a verdade.

Mas a verdade é que essas coisas são apenas “grandes” aos olhos das pessoas. Na verdade, eles não significam nada aos olhos de Deus - coisas que você nunca encontrará na Bíblia. A sociedade e a cultura nos enganaram, levando-nos a estimar muito as coisas, e fomos treinados para acreditar nisso mais do que na palavra de Deus.

O mundo admira coisas como dinheiro, beleza, inteligência, estilo, carisma, charme, influência, etc. Mas Jesus disse, “…  o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.” Lucas 16:15. Isso realmente coloca as coisas em perspectiva. Essas coisas não dão a uma pessoa nenhum valor extra do ponto de vista de Deus; pelo contrário, ele odeia quando você “estima” essas coisas olhando para cima ou para baixo para os outros ou se deixando ser olhado para cima ou para baixo por causa deles! Deus tem uma maneira totalmente diferente de medir o valor.

O que tem valor para Deus?

Você só precisa olhar para a sua palavra para descobrir o que ele tem em alta consideração. Em Gálatas 5, por exemplo, Paulo escreve sobre o fruto do Espírito. “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.” Gálatas 5:22-23. E em 1 Corintios 13:13: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.” E: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?” Miqueias 6:8. Gastar tempo nas Escrituras abre seus olhos para as coisas que têm valor verdadeiro e eterno.

Então você também verá rapidamente onde estão as suas deficiências. Na verdade, a natureza humana é exatamente o oposto da palavra de Deus. Mas também está escrito lá que “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” e que “Aquele que começou uma boa obra em você a completará”, entre outras coisas. Portanto, se o seu desejo é por essas virtudes, Deus lhe mostrará a maneira de obtê-las. (Filipenses 4:13; Filipenses 1: 6.)

Quando você começa a ver onde sua natureza humana não se alinha com a palavra de Deus, este é o Espírito trabalhando em você, levando-o à transformação. Então você, com humildade, deve reconhecer a verdade e concordar com seu julgamento. Essa humildade não se baseia em baixa auto-estima ou desânimo, mas sim na disposição de ser obediente à sua liderança e negar a sua própria vontade para que a sua vontade seja feita através de você! Quando você nega a inveja, por exemplo, aprende a ser grato. Funciona da mesma forma em todas as áreas. Você pode ser transformado de preocupação e incredulidade em fé e confiança em Deus. Do orgulho e jactância à mansidão e humildade. Esta é uma obra transformadora que Deus realiza em você quando você está disposto e obediente. (Filipenses 2:13)

Ver as pessoas com os olhos de Deus

Então você aprenderá a ver as pessoas com os olhos de Deus. Chega de olhá-los de cima para baixo por superioridade imaginada ou de carências imaginárias. Você aprende a olhar para elas com amor, paciência, bondade, etc. Deus fez todos à sua imagem, não menos você! Você não pode desprezar o que Deus criou à sua própria imagem! Além do mais, você começa a se olhar da perspectiva de Deus também! Você começa a ver seu verdadeiro valor.

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;.” Colossenses 3:1-2.

Esses versículos são realmente a chave. Se seus pensamentos estão em lugares celestiais, então todas as coisas que costumavam parecer "grandes" são reveladas como inúteis em comparação com a glória de obter o que tem valor eterno. Então você não fica com inveja ou intimidado pelos outros, nem menospreza ninguém. Porque você sabe que Deus o colocou nesta vida exatamente com as situações, habilidades e circunstâncias certas que o levarão a se tornar uma nova criação. E você não precisa mais do que isso.

“Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim o ser uma nova criatura.” Gálatas 6:14-15.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.