Cristianismo ativo

Cristianismo ativo

Como o verdadeiro cristianismo se parece.

5 minutos ·

Cristianismo distorcido

Muitas pessoas pensam que o evangelho de Cristo é algo que só é pertinente quando uma pessoa está em seu leito de morte. Então, elas vivem suas vidas, esperando que elas tenham uma chance de "acertar com Deus" pouco antes de morrerem – como se Deus fosse o Deus dos mortos, com um interesse particular naqueles cadáveres miseráveis que estão desgastados por todos os tipos de vida de pecado. Elas acham que a juventude de uma pessoa com sua força é mais usada para servir a Satanás. Mas, se alguém finalmente – depois de anos de protelação – for convertido, então Deus tem tremenda dificuldade em fazê-lo abandonar seus hábitos pecaminosos – um por um – que se apegam tão intimamente.

Geralmente, o temor de Deus por parte das pessoas não as leva a ir de vez em quando para alguma igreja ou capela para ouvir um sermão. Como as pessoas até os joelhos na lama, elas se apegam a todos os seus velhos hábitos pecaminosos, caminhando relutantemente, como se a vida cristã fosse algo do próprio Satanás. Não é de se admirar que os jovens tenham medo desse tipo de cristianismo e evitem isso como a peste.

Cristianismo para jovens

O que o apóstolo diz sobre seu cristianismo? “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.” 1 Coríntios 11: 1. Esta é uma meta pela qual vale a pena lutar, uma que vale a pena alcançar em Cristo. Este cristianismo atende aos jovens excepcionalmente bem. Você não precisa lutar toda a sua vida para desistir de um certo pecado. Corte-o com um rápido golpe de espada – porque existem centenas de outras coisas em sua vida que também precisam ser cortadas uma a uma. Este é o caminho da santificação, e todos os inimigos da cruz a odeiam. Este é também o caminho para a força, e os jovens prosperam aqui, porque podem estabelecer metas elevadas para si próprios, para esta vida e para a vida futura.

A cruz de Cristo é proveitosa e seu fardo é leve. A vida cristã é uma vida inabalável, plena e genuína. Se você deseja encontrar pessoas confiáveis e honestas, procure-as no caminho da cruz. Falar da cruz não é a cruz; é apenas conversa fiada. Você encontra a cruz vivendo uma vida de sacrifício: odiando o pecado e conscientemente rejeitando-o em sua vida. A vida é para ser nossa doutrina e a doutrina nossa vida.

Há artistas que são muito talentosos, mas vivem vidas imorais. Há também pregadores talentosos que não têm ideia do que realmente é a cruz de Cristo – em espírito e verdade. Presentes não são a própria vida; eles são talentos e habilidades que podem ser usados, quer se viva de acordo com a carne ou de acordo com o Espírito. Se você quer um futuro e uma esperança, então siga a Cristo. Não fique sentado lá dormindo em algum salão de reuniões. Não acredite que viver uma vida religiosa confortável é o cristianismo. A obediência da fé é a única coisa que tem valor verdadeiro e duradouro. Nada mais vale a pena considerar.

Uma luz para sua geração

Eu quero exortar todos que estão andando no caminho da cruz: Pregue a Palavra na época e fora de estação, para que os olhos das pessoas possam se abrir para todo o discurso vazio e profano sobre as verdades divinas. Seja uma luz para a sua geração expondo a tolice que vem na forma de um anjo de luz. Jesus lutou toda a sua vida contra aqueles que, devido à maneira como viviam, projetaram uma imagem distorcida das verdades de Deus.

Use o tempo. Convença as pessoas uma por uma. Não é a posição de uma pessoa que a torna valiosa, mas sim sua capacidade de ajudar os outros a se tornarem algo para Deus e a Igreja. Isso vale a pena, porque a salvação dos outros será a nossa coroa e recompensa nesse dia.

A vida é a luz dos homens. (João 1: 4) Ninguém tem mais luz do que a vida que ele viveu – mesmo que ele tenha muitas boas teorias. A escola bíblica não pode dar luz aos alunos. Pelo contrário, eles recebem um gosto pelo conhecimento que incha. Jesus instruiu Seus discípulos na escola da vida, dia e noite, em terra e no mar. Este era o tipo certo de escola bíblica. Afora isso, o homem natural só pode apreender as Escrituras através de seus sentidos da mesma forma que ele compreende a história, geografia, matemática e linguagem.

© Direitos autorais Stiftelsen Skjulte Skatters Forlag
Extraído de um artigo publicado pela primeira vez em norueguês no periódico "Skjulte Skatter" ("Tesouros Escondidos") do BCC em 1924, sob o título "A vida é a luz do homem".

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.