Como você pessoalmente pode ser sem mancha ou defeito ou rugas

Como você pessoalmente pode ser sem mancha ou defeito ou rugas

A fidelidade pessoal leva a…

5 minutos ·

Quando você pensa sobre o mundo nestes tempos em que estamos vivendo, não é difícil ver que há uma enorme quantidade de sofrimento acontecendo. Guerra, pobreza, inocentes sofrendo, etc. Isso pode nos deixar imaginando: quando tudo isso terminará? Por quanto tempo Deus pode permitir que isso continue?

Mas você sabia que há algo que você pode fazer para encurtar esses dias maus?

“Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus…” 2 Pedro 3:11-12.

É através do temor de Deus que podemos apressar a vinda do dia de Deus. Como discípulos, devemos nos aperfeiçoar em Cristo, para que não haja mancha ou defeito em nós. “… Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” Efésios 5:27.

Com a força e a orientação que Deus nos dá pelo Espírito Santo, cada um de nós pode viver sem cometer um pecado consciente e intencional. Com essa força e graça, somos capazes de vencer o pecado em nossa carne quando somos tentados, na medida em que somos obedientes à luz e à compreensão que Deus nos deu. Quanto mais fiéis e obedientes formos, mais rápido será o trabalho que Ele preparou para nós. (Efésios 2:10) Por essa “santa conduta e piedade” apressamos Sua vinda.

Leia mais aqui: O que significa temer a Deus?

Nenhuma mácula, mancha ou ruga

Paulo disse assim: “Não que eu já tenha alcançado, ou já esteja aperfeiçoado; mas eu prossigo … ”Ele está falando sobre ser perfeito como Jesus é perfeito; chegando a toda a plenitude de Deus. (Colossenses 2: 9; Mateus 5:48) Absurdo, você pode pensar, nenhum de nós pode ser perfeito. Mas Paulo diz que ele estava “… avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. ”Filipenses 3: 12-14.

Como podemos chegar ao ponto em que não temos mancha ou defeito ou ruga? Afinal, o que isso quer dizer?

Não ter mancha, ruga ou defeito não significa que não temos pecado, como podemos ver claramente em 1 João 1: 8. Todos nós temos pecado do qual ainda não temos consciência, que Deus não nos deu luz, porque Ele só nos mostra o quanto podemos suportar de cada vez. Aquele pecado que Ele não nos mostrou ainda não nos leva a sermos prejudicados.

Mas o que causa uma mancha em nós é a desobediência. Se Deus nos falou repetidas vezes sobre algo que precisamos vencer, se Ele nos deu luz sobre alguma coisa, e nós não fazemos nada sobre isso, mas permitimos que o pecado permaneça ativo em nós, então teremos "manchas" e ficamos manchados. Isso nos tornará impróprios para fazer parte daquela igreja gloriosa que Ele apresentará a Si mesmo. Nós temos que fazer algo quando Ele nos mostra algo em nós mesmos; temos que lutar e vencer a esse pecado.

Leia mais aqui: O que significa andar na luz?

Perfeito em Cristo

Não somos responsáveis pelo pecado de que não temos consciência. Mas estamos enganando a nós mesmos se pensamos que podemos dizer: “Sim, eu sabia sobre esse pecado em mim mesmo, mas a justiça de Jesus me cobre, então eu não serei responsável por isso. Eu venci pela fé em Seu trabalho finalizado no Calvário, não por qualquer coisa que eu deva ou possa fazer.

Apesar do sacrifício de Jesus, podemos receber perdão imerecido pelos pecados que temos e cometemos. Mas a salvação obtida através do perdão é apenas o começo da vida de um discípulo. Jesus abriu um caminho de salvação do pecado para nós. Desta forma, a maneira que Paulo estava avançando, leva à meta: ser perfeito em Cristo até onde recebemos a luz. Este caminho alcança todo o caminho até o trono de Deus. (Hebreus 10: 19-22) Ali recebemos toda a misericórdia e graça e ajuda que precisamos para vencer o pecado. (Hebreus 4: 15-16) O poder do Espírito Santo, a quem Jesus nos enviou depois de ter aberto este caminho, é o que nos capacita a ser “… mais do que vencedores por meio daquele que nos amou.” Romanos 8:27 .

É fundamental que persigamos esse objetivo e que sejamos fiéis na medida em que tivermos luz sobre o pecado em nossa carne. Nenhum de nós pode fazer mais do que o que entendemos fazer. Mas podemos ser 100% fiéis para fazer o que entendemos. Então Deus pode nos dar mais luz e entendimento com o passar do tempo, e se formos fiéis a sermos obedientes, então essa busca da justiça apressará a vinda do dia de Deus.

“E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.” Apocalipse 19:8.


Este artigo é inspirado por uma fala de 
Kaare J. Smith do dia 21 de janeiro de 2019.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.