Como um evangelho revolucionário mudou minha vida: parte I

Como um evangelho revolucionário mudou minha vida: parte I

Desde o trabalho em um kibutz em Israel, passando pelo contrabando de Bíblias atrás da “Cortina de Ferro”, passando pelo trabalho como pastor estudante na Inglaterra, Phil buscou um cristianismo mais profundo do que aquele que ele sempre conheceu.

6 minutos ·

De trabalhar em um kibutz em Israel, contrabandear Bíblias por trás da "Cortina de Ferro" e trabalhar como pastor estudante na Inglaterra, Phil Derkatch procurou por algo que ele não conseguia identificar. Só depois de ouvir o evangelho da vitória sobre o pecado e encontrar pessoas cujas vidas falavam de forma esmagadora sobre o efeito da obediência a este evangelho é que ele finalmente soube que havia encontrado o lar para o seu espírito que havia procurado por todos esses anos.

“Fui criado em uma boa família cristã. Passei minha infância e juventude cercado por pessoas cristãs muito atenciosas e gentis. Aprendi sobre Jesus e o perdão dos pecados e tive uma conexão pessoal com Deus. Era uma atmosfera muito saudável e segura.

“Quando eu tinha cerca de 17 anos, comecei a sentir que algo estava faltando. Senti que precisava de mais do que estava ouvindo ou vendo. Então, como um adolescente prestes a fazer as grandes escolhas da vida, clamei a Deus, pedindo a ele que fizesse algo com a minha vida. Eu não sabia o que era, mas queria ser um sacrifício completo e total por Deus. Sem saber o que isso significaria de forma tangível, tomei a firme decisão de que encontraria a vontade de Deus para minha vida. ”

A jornada começa

“Senti então o desejo de ir a Israel por um tempo e, com sorte, encontrar o que Deus tinha reservado para mim lá. Mas quando meu tempo lá acabou, eu ainda não sentia que tinha encontrado o que estava procurando, então procurei uma missão em Maidstone, Kent, na Inglaterra. Por alguns anos, minha família traduziu e publicou Bíblias em russo e ucraniano, que contrabandearam para detrás da “Cortina de Ferro”. Fiquei muito entusiasmado com este trabalho. Eu tinha ouvido histórias sobre o que as pessoas atrás da Cortina de Ferro sofreram apenas para ter uma Bíblia e ter a Palavra de Deus à sua disposição. Essas histórias perfuraram meu coração e foi com isso em mente que entrei em contato com a missão, que era ativa na distribuição dessas Bíblias. Eles concordaram em me receber e trabalhar com eles, mas recomendaram que enquanto eu não estivesse viajando, frequentasse um colégio missionário. Eu não estava interessado em pregar ou arrecadar dinheiro, mas eles me exortaram fortemente a estudar. Garantiram-me que não era uma escola de teologia, mas uma escola missionária muito prática.

“Portanto, concordei em frequentar esta escola e começar meu treinamento missionário. Aos 19 anos, comecei a trabalhar com um jovem estudante de medicina, e nós dois viajamos para atrás da Cortina de Ferro para a Europa Oriental em um micro ônibus. Estávamos contrabandeando algumas das mesmas Bíblias que minha família havia imprimido em sua gráfica em Toronto! Muitas vezes, atravessamos as fronteiras desses países soviéticos com Bíblias escondidas no micro ônibus. Era uma responsabilidade séria que pesava sobre meus ombros. Se fôssemos apanhados, haveria algumas consequências graves. Mas, mais do que isso, se os destinatários fossem pegos, eles teriam enfrentado trabalhos forçados e prisão e, na pior das hipóteses, teriam perdido a vida.

“Por meio desse trabalho, conheci muitas pessoas maravilhosas e abnegadas. Mas nenhuma delas tinha nada que fosse além disso, e eu senti fortemente que uma verdadeira vida cristã era mais profunda do que boas ações e sacrifícios. Embora tenha sido um trabalho tremendamente bom e necessário, eu senti que não estava indo mais fundo do que uma vida superficial. ”

Um evangelho tão diferente

“Mas por meio de um jovem que conheci em Israel, entrei em contato com todo um grupo de pessoas da BCC que acreditavam, pregavam e viviam um evangelho que era completamente diferente de tudo que eu tinha ouvido antes. Mais significativamente, conheci um homem chamado Sigurd Bratlie. Este homem foi fundamental para me ajudar a entender este novo e estranho evangelho. Foi dele que ouvi pela primeira vez sobre a vitória sobre o pecado, e que a Palavra de Deus deveria ser crida exatamente como está escrita. Aqui comecei a sentir que estava ouvindo algo que começou a preencher aquele desejo e anseio por algo mais que sempre senti. Era um evangelho tão contrário a tudo que eu tinha ouvido e aprendido em minha vida cristã, que tive dificuldade em compreendê-lo. Mas a vida das pessoas que conheci que acreditavam neste evangelho falava fortemente de sua verdade. Sem entender a mensagem em si, vi o fruto dessa vida nessas pessoas. Eu vi uma vida mais profunda que produziu as virtudes de Cristo naqueles que a viveram. Foi isso que me atraiu poderosamente, mesmo antes de chegar à fé e ao entendimento disso para minha própria vida.

“Agora eu estava ouvindo que Jesus veio em carne e sangue como os filhos, com pecado na carne (Hebreus 2:14) e que era possível seguir os passos de Jesus. Era um conceito muito difícil de entender para um jovem a quem sempre foi dito que Jesus não tinha pecado e que ele era especial, único e completamente separado de nós. Mas agora eu ouvia que era possível ser como ele! O fato de que essas pessoas que pregavam esse evangelho desconhecido irradiavam as virtudes de Cristo me convenceu de que finalmente estava ouvindo a verdade; finalmente encontrei a vontade de Deus para minha vida. Quando viajei para a Noruega para participar de uma conferência no principal centro de conferências da BCC, entrei lá e imediatamente meu espírito sentiu que havia encontrado o que eu procurava por toda a minha vida. Eu sabia que tinha voltado para casa. ”

Leia a 2ª parte de como o evangelho mudou a vida de Phil aqui.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.