Como posso ouvir a voz de Deus?

Como posso ouvir a voz de Deus?

Se quero viver como cristão agradável a Deus, então sou dependente da sua direção e conselho. Mas como posso ouvir a voz de Deus?

5 minutos ·

Se quero viver como cristão agradável a Deus, então sou dependente da sua direção e conselho. Mas como posso ouvir a voz de Deus?

Meu despertador toca e eu desço correndo pela escada. Infelizmente não deixei meu lanche pronto na noite anterior, e agora não tem mais tempo hábil para isso,porque ainda tenho que dar uma lida nas anotações antes da prova. No carro a caminho da escola eu fico um pouco mais tranquilo e meus pensamentos se voltam para Deus. Eu quero fazer a sua vontade e sinto um desejo de ouvir a sua voz. Eu sei que Deus quer falar comigo inclusive na correria da vida. Mas como posso ouvir a Deus?

Eu sei que Deus fala comigo todos os dias.

Uma voz mansa e delicada

Constantemente milhares de pensamentos passam por minha cabeça, mas na realidade, como está o meu relacionamento com Deus? Eu tenho um desejo sincero de agradar a Deus com meus pensamentos, palavras e ações? Se este for o caso, então ele abre os meus ouvidos para a sua voz. Mesmo nunca tendo ouvido a voz dele da mesma maneira que ouço as pessoas falando ao meu redor, tenho a certeza de que Deus fala  comigo todos os dias.

A história bíblica do profeta Elias é uma boa ilustração de como Deus fala ao meu coração. Quando a palavra de Deus veio á Elias, ordenando que o mesmo deveria se colocar em pé na montanha, na presença de Deus, então Deus não estava em um vento forte que fendia os montes e quebrava as penhas diante do Senhor; porém o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto. E depois do terremoto um fogo; porém também o Senhor não estava no fogo; e depois do fogo "uma voz mansa e delicada.” (1 Reis 19,11-12)

Ser rápido para obedecer

Como posso perceber essa “voz mansa e delicada” ? Isso acontece por exemplo, se estou em uma situação difícil e nos meus pensamentos vem um versículo da bíblia que me anima.

Deus faz me lembrar de praticar o bem, mas ao mesmo tempo me mostra o pecado que mora na minha natureza humana. Talvez sou tentado a me irritar com pessoas com as quais lido no dia a dia, por exemplo, mesmo que na realidade gostaria de abençoar elas. Se meu ouvido está aberto, então ouço que na realidade são as minhas exigências egoístas que ocasionam esse problema. Então tenho a possibilidade de crucificar essa exigência para que possa acontecer a mudança em mim!

Se eu sou rápido em obedecer a palavra de Deus, então Deus continua falando comigo. Não é sempre muito fácil ser obediente ao que ouço. Na regra isso custa a minha vontade própria, eu tenho que deixar minhas próprias ideias e desejos, para fazer aquilo que a voz mansa e suave diz.Mas se eu ouço e obedeço, então a minha relação com Deus se torna mais profunda e forte.

Uma vida cheia de paz e alegria

Em Tiago 4,8 está escrito de me achegar a Deus. Se eu faço isso, então ele também vai se achegar a mim. Eu experimento isso quando leio a bíblia e nas orações, quando Deus me dá forças para viver segundo a sua vontade. Ele fala claramente comigo, durante todo o dia. Ele não apenas mostra como posso fazer melhor as coisas no meu exterior, mas também mostra o pecado que mora na minha natureza humana, e que torna a minha vida pesada e também as coisas para as pessoas ao meu redor. Se eu sinto miséria sobre meus pecados e oro, então ele também me dá a possibilidade e a força para vencer.

Para poder me achegar a Deus, preciso estar aberto e preparado para obedecer a sua vontade. Eu tenho que manter junto a ele para poder ouvir. Se eu tomo uma posição contrária em relação aos mandamentos de Deus, então acaba me mantendo distanciado. “Quem tem ouvidos ouça.” Essa exortação é repetida várias vezes no livro do Apocalipse. Se eu ouço, então recebo alimento para o meu espírito, e dessa maneira também posso ser de ajuda para os outros ao meu redor. Isso é verdadeiramente uma vida que agrada a Deus.

Ouvir a palavra de Deus e então obedecer a ele, tem me deixado imensamente feliz! Deus quer me livrar da minha natureza pecaminosa humana. Se eu atento a sua voz em meio a correria do dia a dia, então um processo se inicia – o processo da santificação. Isso é verdadeiramente uma vida cheia de paz e alegria!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.