A importância de usar toda a armadura de Deus

A importância de usar toda a armadura de Deus

O cinturão da verdade, o capacete da salvação, etc. Quais são essas coisas que são tão cruciais para nossas vidas?

7 minutos ·

Toda a armadura de Deus – tudo o que precisamos

Tudo o que precisamos para vencer em nossa batalha contra o pecado está 100% disponível para nós. Mas, para usar essas armas cruciais, precisamos entender o que são e como usá-las. Uma vez que entendamos isso e tomamos toda a armadura de Deus, como Paulo nos exorta a fazer em Efésios 6, nós seremos, pela graça de Deus, capazes de vencer toda tentação.

O cinturão da verdade

“Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade …” Efésios 6:14.

Aqueles que estão usando o cinto da verdade, amam a verdade e a guardam a todo custo. Amar a verdade significa duas coisas:

  1. Que amamos a verdade sobre quem somos de acordo com a nossa natureza, aquilo que o Espírito Santo nos mostra. Quando reconhecemos a verdade sobre o pecado em nossa carne, podemos ser transformados a partir dele e somos salvos e preservados dos efeitos nocivos de viver em pecado voluntário.
  2. Que só falamos a verdade. Uma mentira, não importa quão “pequena”, dá aos poderes das trevas uma abertura para o ataque, mas a verdade persegue-os para longe. Por exemplo, então não mentimos para proteger nossa reputação ou para "salvar nossa pele".

Quando "cingimos nossos lombos com a verdade", somos protegidos dos efeitos prejudiciais da mentira e do engano e de estarmos presos ao pecado em nossa carne.

A couraça da justiça

“… e vestida a couraça da justiça;…” Efésios 6:14.

A justiça de Jesus Cristo é a justiça contada a nós no momento em que somos convertidos. Nossos pecados passados são perdoados e podemos começar com uma “lousa limpa”.

A couraça da justiça, por outro lado, é a justiça pessoal que obtemos como resultado da vida que vivemos Nele. Essa justiça é alcançada como resultado da obediência fiel aos Seus mandamentos e vontade para nossas vidas. As acusações e as artimanhas de Satanás não podem penetrar nesta justiça – então ele não tem nada com o que nos acusar. A retidão em coisas pequenas e grandes nos protegerá como uma couraça contra os dardos de nosso inimigo. Pequenos atos de injustiça, para não mencionar os grandes, serão como buracos através dos quais Satanás pode entrar e nos destruir. A retidão nos protege para que nada possa cortar nosso relacionamento com Cristo, e nada pode nos provocar a viver e reagir de acordo com nossa natureza pecaminosa. Quando temos a couraça da justiça, Satanás não tem nada em nós.

Os sapatos do evangelho da paz

“… E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;.” Efésios 6:15.

O evangelho da paz é uma instrução sobre como chegar a uma paz das exigências da carne. A paz de Jesus é uma paz que é obtida através de uma batalha interior contra o pecado na carne, onde todas as concupiscências e desejos que surgem dele são derrotados. A vitória nesta batalha nos dá poder sobre as hostes espirituais da maldade que nos atacam de fora. Sabemos que, para ganhar essa paz, primeiro temos que lutar uma batalha, e temos que estar preparados para essa batalha, usando toda a armadura de Deus. Isto é o que significa que devemos ter nossos pés calçados – temos que estar preparados para essa batalha. Nós não vamos muito longe andando com os pés descalços em vidro e pedras afiadas, muito menos tentando lutar uma batalha em terreno assim, então nossos pés devem ser calçados. A preparação que precisamos ter é a mente de Cristo – que é a atitude de estar disposto a ser obediente a fazer a vontade de Deus, seja o que for preciso.

Esta batalha é pela paz pessoal das concupiscências da carne, e também pode ser uma batalha para espalhar este evangelho da paz para o mundo. Ambas as coisas só podem ser realizadas "contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efésios 6:12). Entendemos que é uma batalha espiritual que estamos lutando. Em ambos os casos, precisamos estar preparados para fazer o que for preciso.

O escudo da fé

“… Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.” Efésios 6:16.

Fé é ser obediente para fazer a vontade de Deus e vencer as concupiscências e desejos da carne, independentemente de nossa vontade pessoal, sentimentos, ego, opiniões, raciocínio, etc. Quando somos tentados pela carne, então Satanás envia seus dardos inflamados para dentro de nós, da nossa mente, tentando influenciar nossa decisão sobre se obedeceremos a Deus ou cederemos às concupiscências da carne. Mas quando temos fé que somente a vontade de Deus é melhor para nós, então esse escudo da fé desvia todos os esforços de Satanás para nos persuadir a pecar, e a tentação sempre será vencida.

Quando Abraão foi sacrificar Isaque, os dardos inflamados de Satanás poderiam ter chegado a ele na forma de palavras como estas: “O que você acha que Sara dirá? Seu coração provavelmente irá quebrar … Você será um assassino … Você deve ter entendido mal; um Deus amoroso não poderia ter dado tal mandamento! Você viu o que aconteceu quando Caim matou Abel. E aqui está você, pronto para fazer algo tão ruim quanto; e porque você deveria saber melhor, você será pior que Caim. ”

É assim que Satanás prega quando alguém se propõe a fazer uma obra de fé. Na posição em que Abraão estava, toda palavra o teria atingido como um dardo inflamado. E, no entanto, Abraão não havia ouvido errado; Ele agiu com ousadia e coragem porque Deus havia dito isso, e todos nós sabemos o que aconteceu: os dardos inflamados de Satanás simplesmente relancearam no escudo da fé.

O capacete da salvação

“… Tomai também o capacete da salvação…” Efésios 6:17.

Paulo também escreve sobre esse capacete em 1 Tessalonicenses 5: 8: “… tendo por capacete a esperança da salvação;”

Quando tivermos a esperança da salvação – que o fim de nossa fé será a salvação de nossas almas (1 Pedro 1: 9) – então poderemos resistir a qualquer coisa que o diabo nos lance para tentar nos abalar de nossa fé. Essa esperança nos fortalece no Senhor e nos permite suportar provações e dificuldades impetuosas. A esperança nos torna destemidos; isso nos leva a olhar para a recompensa. Com este capacete, somos imunes a tudo o que cai sobre nós como chuva, porque esperamos com fé na glória que vem de uma fé experimentada e testada.

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Romanos 8:18

A espada do Espírito

“… e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;.” Efésios 6:17.

A espada do Espírito é uma parte crucial de toda a armadura de Deus. Pode colocar exércitos inteiros de espíritos malignos em fuga. Com esta espada nós cortamos sempre e podemos ser vitoriosos por ela, como Jesus nos ensinou. “Atrás de mim Satanás, porque está escrito…” Possua a Palavra – conheça-a por dentro e por fora – e depois use-a para lutar contra e vencer toda a carne. Uma palavra de Deus pode parar o inimigo e destruí-lo. Com esta espada – a palavra – podemos julgar entre o que é bom e o que é mal. O que é certo e o que é errado. A palavra sempre nos mostrará a verdade do que devemos fazer. Se seguirmos isso, então Satanás não pode nos desviar.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.