4 coisas que todos devem saber sobre humildade

4 coisas que todos devem saber sobre humildade

O seu entendimento de humildade é biblicamente correto?

8 minutos ·

Pode haver muita confusão em torno do conceito de humildade. Muitas vezes a humildade está associado ao silêncio, submissão e pensamentos de inadequação. Mas o que a Bíblia realmente diz sobre ele?

Aqui há quatro pontos bíblicos que todo cristão deve saber sobre humildade.

1. Humildade significa subordinar-se, mas não engatinhar

Humildade e submissão vao de mãos dadas. A palavra de Deus diz que nós, como cristãos devemos submeter-nos uns aos outros em humildade. «E vos jovens sujeitai-vos aos mais velhos. E todos vocês devem revesti-se com humildade para com o outro. Porque Deus resiste aos soberbos, mas aos humildes dá graça.» 1. Pedro 5,5-6.

Subordinando a nós mesmos e «vestindo-nos de humildade» podemos criar a paz ea unidade com os outros. Nós não devemos ser tão orgulhosos e altos que não podemos receber repreensão ou advertência. Também não devemos ter a mentalidade de que as nossas próprias opiniões e pensamentos são sempre melhores do que os dos outros. Pensar assim não nos leva a progredir ou a unidade em Cristo.

Ser submisso e humilde, não significa de qualquer forma que devemos nos curvar para outras pessoas. Paulo foi muito claro quando disse que devemos servir a Deus e somente Deus. «Porque fostes comprados, não sejais servos dos homens!» 1. Cor. 7,23. Ele também escreve: «Eu procuro agora ser reconhecido por pessoas– ou por Deus? Ou eu procura agradar a homens? Se eu ainda procuro agradar as pessoas, eu não sou servo de Cristo.» Gal. 1,10.

Embora seja importante para nós subordinar-nos, ou seja, aceitar a repreensão e permanecer humildes aos nossos próprios olhos, nós, como cristãos debemos procurar agradar a Deus com as nossas vidas. Devemos temer-lo e obedecer sua palavra. Este deve ser o nosso foco: humilhar-nos debaixo da vontade de Deus e viver e respirar para obedecer os seus mandamentos, e não para tentar atender às demandas e expectativas das pessoas.

2. Humildade não significa que somos pessoas silenciosas ou passivas

«Seu ornamento não será o externo… mas o homem oculto do coração, com o ornamento incorruptível – um manso e tranqüilo espírito, que é precioso para Deus.» 1. Pedro 3,3-4. Deus quer que os cristãos têm um espírito manso e tranqüilo. É de extrema importância que somos humildes e tranquilos, no nosso homem interior, para que possamos ouvir o Espírito de Deus falando aos nossos corações ao longo do dia.

Ter um espírito manso e tranqüilo, não significa que devemos ser pessoas passivas. Deus exige também acção e zelo em nossas vidas. Jesus nos ensina que o reino dos céus é tomado à força. (Mateus 11.12) quem quer uma vida mais profunda em Cristo percebe que precisa ser zeloso e humilde em seu homem interior. O pecado não pode ser permitido a prevalecer no coração de um discípulo! Se formos humildes em nosso homem interior, com o desejo de fazer a vontade de Deus, vamos fazer de tudo para manter nossos corações e mentes puros. Paulo escreve: «Não sejais mornos no fervor! Sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor!» Rom. 12,11.

Da mesma forma, enquanto nós devemos sempre ter um espírito quieto e humilde do Senhor, existem algumas situações onde Deus quer que sejamos ousados e falemos. Aqui devemos, como sempre deixar cair a nossa própria honra, reputação e expectativas naturais, e obedecer ao Senhor com toda a reverência. Não devemos questionar a nossa própria autoridade ou a capacidade de dizer ou fazer qualquer coisa que Deus fará através de nós. Em vez disso, devemos deixar Deus usar-nos tal como ele quer em qualquer situação.

3. Humildade significa que usamos nossos talentos e habilidades

«Porque pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós, que não se deve tornar-se superior do que convém. Mas, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.» Rom. 12,3. Ter uma mentalidade humilde é, pensar com moderação sobre si mesmo. Isto significa não se gabar das suas competências e habilidades. Também reconher que a nossa capacidade vem de Deus em todas as coisas. (2. Cor. 3,5)

Isso não significa que devemos ignorar os dons ea vocação celestial que Deus nos deu. Deus quer fazer uma obra enorme e transformadora através de nossas vidas! Ele nos dotou com cada um dos nossos próprios talentos e dons e comprou-nos pelo sangue precioso do seu filho Jesus Cristo. (1. Pedro 1,18-20)

Deus quer que ele possa nos usar para a Sua glória e para o seu plano, e cada um de nós deve estar ciente disto. Humildade é que usamos os nossos talentos e habilidades na direção e liderança de Deus, dando-lhe, assim, a honra pelo que foi feito em nós e através de nossas vidas.

«Como cada um recebeu um dom, então sirvam uns aos outros, como bons administradores da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, ele fala a palavra de Deus. Se alguém serve, ele serve pelo poder que Deus dá, para que Deus seja glorificado em todas as coisas através de Jesus Cristo֪– A Ele é a glória e poder para todo o sempre. amém.» 1. Pedro 4,10-11.

4. A humildade é a chave para o progresso

«Deus resiste aos soberbos, mas aos humildes dá graça. Submetei-vos, portanto, a Deus! Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Aproximem-se de Deus e ele se aproximará de vos. … Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.» Tiago 4,6-8.10. Deus trabalha de acordo com as leis. É uma lei da natureza que, se nós nos humilhamos sob a poderosa mão de Deus, e entregamos nossa vontade e honra, ele nos dará a graça que precisamos para viver uma vida cristã, em verdade, e exaltar-nos em devido tempo.

Ser humilde é ter a mesma mentalidade como Jesus Cristo. Ele teve a semelhança de Deus, mas não considerou a igualdade com Deus como algo que ele deveria segurar. Em vez disso, ele assumiu uma posiçao de escravo e veio em semelhança de homens. «E depois, sendo encontrado em forma de homem, humilhou-se e foi obediente até à morte– sim, a norte de cruz.» Filip. 2,7-8.

Jesus é o maior exemplo de humildade. Ele não valorizou a sua própria reputação ou honra, mas ofereceu-a voluntariamente em qualquer situação, de modo que a vontade de Deus pode ser feita e Deus pode ser glorificado através de sua vida.

Se temos a mesma mentalidade humilde, e abandonamos a reputação ea honra para ser obediente a palavra ea vontade de Deus, seremos capazes de fazer progressos incríveis em nossa vida cristã! Deus mantém um olhar atento sobre os nossos corações e está pronto e ansioso para fortalecer aqueles que querem viver para sua honra. «Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, ea terra é o estrado dos meus pés. Que tipo de casa que você poderia me desenvolver, e onde foi encontrado um lugar de descanso para mim? Nao foram as minhas mãos que fizeram estas coisas e por isso vieram a existir? diz o Senhor. A este eu estimo, ao que é pobre, e aqueles que têm um espírito quebrado, e que treme diante da minha palavra.» Isaias 66: 1-2.

Deus quer que estejamos entre essas pessoas, que têm uma mentalidade humilde e um desejo e anseio de fazer a sua vontade e que tremem diante da sua palavra. Nós não devemos ser ricos e satisfeitos em nós mesmos. Isso é o orgulho que impede que Deus possa fazer a obra transformadora em nossas vidas. Não, devemos ser humildes e pobres de coração. Assim, Deus nos vê e nos dá a graça que precisamos para ter um progresso real em nossa vida cristã.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.