38 versículos sobre misericórdia e compaixão

38 versículos sobre misericórdia e compaixão

Uma incrível seleção de versos sobre a natureza de Deus, as incríveis conseqüências que isso tem para nós e as responsabilidades que nos são dadas.

9 minutos ·

Na Bíblia, as virtudes da misericórdia e da compaixão são mencionadas em várias formas centenas de vezes, especialmente na descrição da natureza de Deus. Em vez de nos dar o que merecemos, Deus tem demonstrado misericórdia repetidas vezes, não para tirar a nossa responsabilidade, mas para nos dar uma chance de nos arrependermos e sermos salvos. Podemos nos perguntar: O que fizemos com essa oportunidade?

Como destinatários indignos da misericórdia de Deus, nada mais seria apropriado do que nós mesmos mostrar misericórdia e compaixão sem reservas por outras pessoas. Na verdade, somos ordenados a ser misericordiosos como Deus é misericordioso! A Bíblia fala até sobre compaixão e cuidado com animais. Compaixão é compartilhar a dor eo sofrimento dos outros, e trabalhar ativamente para ajudá-los. Nosso maior exemplo nisto é o próprio Jesus, que tomou sobre Si a natureza humana, dando a Sua vida para abrir um caminho de salvação eterna para nós.

Podemos também abrir nossos corações a outros, amigos e estranhos, e aprender a amar desinteressadamente, como fomos amados? Considere uma seleção das centenas de versículos sobre misericórdia e compaixão na Bíblia:

ersos sobre a compaixão e misericórdia de Deus e de Jesus por nós

"Senhor, Senhor Deus, misericordioso e piedoso, longânimo e abundante em bondade e verdade, guardando misericórdia para milhares, perdoando iniqüidade, transgressão e pecado …” Exodo 34:6-7.

"Portanto sabei que o Senhor vosso Deus, Ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança ea misericórdia por mil gerações com aqueles que O amam e guardam Seus mandamentos …” Deuteronomio 7:9.

“Com o misericordioso Tu te mostrarás misericordioso …” 2 Samuel 22:26.

“Todos os caminhos do Senhor são misericórdia e verdade, para aqueles que guardam Seu concerto e Seus testemunhos.” Salmo 25:10.

“Mas Tu, ó Senhor, és um Deus cheio de compaixão, e gracioso, longânimo e abundante em misericórdia e verdade.” Salmo 86:15.

“Justiça e juízo são a base do teu trono; Misericórdia e verdade vão adiante de ti.” Salmo 89:14.

“O Senhor é clemente e cheio de compaixão, tardio em irar-se e grande em misericórdia. O Senhor é bom para todos, e as suas misericórdias são sobre todas as suas obras.” Salmo 145:8-9.

“Através das misericórdias do Senhor não somos consumidos, porque suas compaixões não falham. Eles são novos todas as manhãs; Grande é a tua fidelidade.” Lamentações 3:22-23.

“Quem é um Deus como Tu, perdoando a iniqüidade e passando a transgressão do remanescente de Sua herança? Ele não retém a Sua ira para sempre, porque Ele se deleita em misericórdia. Ele voltará a ter compaixão de nós, e subjugará as nossas iniqüidades. Você lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.” Miquéias 7:18-19.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.

“Mas Deus, que é rico em misericórdia, por causa do seu grande amor com que nos amou, mesmo estando mortos em delitos, nos fez vivos juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)…” Efésios 2:4-5.

“E Jesus, saindo, viu grande multidão, e se compadeceu deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. Então Ele começou a ensinar-lhes muitas coisas.” Marcos 6:34.

“Portanto, em todas as coisas Ele tinha que ser feito como Seus irmãos, para que Ele pudesse ser um Sumo Sacerdote misericordioso e fiel em coisas pertencentes a Deus, para fazer propiciação pelos pecados do povo. Pois que Ele mesmo sofreu, sendo tentado, pode ajudar aqueles que são tentados.” Hebreus 2:17-18.

“Visto que temos um grande sumo sacerdote que penetrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um Sumo Sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas foi em todos os pontos tentado como nós, mas sem pecado. Cheguemo-nos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça para ajudar em tempo de necessidade.” Hebreus 4:14-16.

Versos sobre compaixão e misericórdia aplicáveis a nós

“Portanto, sejam misericordiosos, assim como o vosso Pai também é misericordioso.” Lucas 6:36.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, 4: que nos conforta em toda a nossa tribulação, para que possamos consolar os que estão em qualquer dificuldade, com o conforto com que Nós mesmos somos consolados por Deus.” 2 Corintios 1:3-4.

“Ao que está aflito, a bondade deve ser mostrado por seu amigo, mesmo que ele abandona o temor do Todo-Poderoso.” Jó 6:14.

“Para os retos surge a luz na escuridão; Ele é misericordioso, cheio de compaixão e justo.” Salmo 112:4.

“Que a misericórdia e a verdade não vos abandonem; Atá-los ao redor do pescoço, escreve-os na tábua do teu coração e, assim, encontra graça e estima aos olhos de Deus e do homem.” Provérbios 3:3-4.

“O misericordioso faz o bem para a sua própria alma, mas o que é cruel, aflige a própria carne.” Provérbios 11:17.

“O justo vê a vida de seu animal, mas as ternas misericórdias dos ímpios são cruéis.” Provérbios 12:10.

“Quem despreza os pecados do seu próximo; Mas aquele que tem misericórdia dos pobres, é feliz.”  Provérbios 14:21.

“Aquele que oprime o pobre censura o seu Criador, mas aquele que O honra tem misericórdia dos necessitados.” Provérbios 14:31.

“Ele te mostrou, ó homem, o que é bom; E o que o Senhor exige de vós, mas para fazer justamente, para amar a misericórdia, e para andar humildemente com o vosso Deus?” Miquéias 6:8.

“Assim diz o Senhor dos exércitos: "Executar a verdadeira justiça, mostrar misericórdia e compaixão cada um a seu irmão. Não oprimam a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre. Que nenhum de vocês planeje o mal em seu coração contra seu irmão.’” Zacarias 7:8-10.

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.” Mateus 5:7.

“Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo que julgais, sereis julgados; E com a medida que medires, serás medido.” Mateus 7:1-2.

“Portanto, o que quer que os homens façam com vocês, faça também a eles, pois esta é a Lei e os Profetas.” Mateus 7:12.

“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Para dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e desprezais o mais importante da lei: a justiça, a misericórdia ea fé. Estes você deve ter feito, sem deixar os outros desfeitos.” Mateus 23:23.

“‘… Porque tive fome e me deste comida; Tive sede, e tu me deste de beber; Eu era um estranho e você me levou; Estava nu e vós me vestiste; Eu estava doente e você me visitou; Eu estava na prisão e vocês vieram a Mim. "Então os justos lhe responderão, dizendo:" Senhor, quando te vimos com fome e te alimentamos, ou com sede e te damos de beber? Quando te vimos um estranho e te levamos, ou te nuemos e te vestimos? Ou quando te vimos doente, ou na prisão, e viemos a Ti? ‘E o Rei responderá e lhes dirá:' Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos , Você fez isso comigo. … Em verdade vos digo que, por não o terdes feito a um dos mais pequeninos, não o fizestes a Mim.’” Mateus 25:35-40,45.

“Carregai os fardos uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.” Gálatas 6:2.

“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; Porque tudo o que o homem semear, também ceifará. Pois aquele que semeia na carne, da carne ceifará a corrupção, mas aquele que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos enquanto fazemos o bem, porque no devido tempo nós colheremos se não desanimarmos. Portanto, como temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos que são da família da fé.” Gálatas 6:7-10.

“Toda a amargura, e cólera, raiva, gritaria, e blasfêmias seja colocado longe de você, com toda a malícia. E sejam bondosos uns para com os outros, misericordiosos, perdoando uns aos outros, assim como Deus em Cristo vos perdoou.” Efésios 4:31-32.

“Portanto, como os eleitos de Deus, santos e amados, vesti-os de misericórdia, bondade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando uns aos outros, e perdoando uns aos outros, se alguém tem queixa contra outro; Assim como Cristo vos perdoou, assim também vós haveis de fazer. Mas acima de tudo, estas coisas se revestiram do amor, que é o vínculo da perfeição.” Colossenses 3:12-14.

“Rogamo-vos, irmãos, que admoesteis os insubordinados, consoleis os desanimados, defendei os fracos, sejam pacientes para com todos. Vede que ninguém retribua mal para o mal a ninguém, mas persegue sempre o que é bom para vós e para todos.” 1 Tessalonissenses 5:14-15.

“Pois o julgamento é sem misericórdia para com aquele que não demonstrou misericórdia. Misericórdia triunfa sobre julgamento.” Tiago 2:13.

“Mas a sabedoria que é de cima é primeiramente pura, então pacífica, gentil, disposta a ceder, cheia de misericórdia e bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.” Tiago 3:17.

“Finalmente, todos vocês sejam de uma mesma mente, tendo compaixão um pelo outro; Amem como irmãos, sejam afetuosos, sejam corteses; Não devolvendo o mal para o mal, nem injúria por injúria, mas, pelo contrário, bendizendo, sabendo que foste chamado a isso, para que possas herdar uma bênção.” 1 Pedro 3:8-9.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.