31 versículos sobre um dos tópicos mais importantes da Bíblia

31 versículos sobre um dos tópicos mais importantes da Bíblia

Você consegue adivinhar qual é esse tema central? Aqui está uma dica: somente quem tem isso recebe graça …

7 minutos ·

A humildade é um dos temas mais centrais da Bíblia. Essa seleção de versículos da Bíblia sobre humildade ajuda a nos mostrar por que Deus valoriza essa virtude tão altamente.

Por que a humildade é tão importante?

Porque sem humildade, sem escolhermos por vontade própria que nos submetamos voluntariamente à vontade de Deus, ele não pode fazer o trabalho que deseja fazer em nós. Existem muitos versículos sobre humildade na Bíblia, porque é um fator crucial que nos tornemos conforme à imagem do Filho. (Romanos 8:29.) Esse é, obviamente, o objetivo de um verdadeiro discípulo e, para que isso aconteça, somos totalmente dependentes da ajuda e graça de Deus. E como obtemos essa ajuda e graça?

“Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.’” Tiago 4:6.

“Guiará os mansos em justiça e aos mansos ensinará o seu caminho.” Salmos 25:9.

“Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.’” Daniel 10:12.

“E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.” 2 Coríntios 12:9.

O exemplo de humildade de Jesus

O maior exemplo que temos do que significa humilhar-se veio do nosso precursor e Salvador, o próprio Jesus. Aqui estão alguns versículos da Bíblia que mostram a grande humildade de Jesus e nos mostram como podemos segui-lo.

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” Filipenses 2:5-8.

“Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou.” João 5:30.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30.

“todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.” Lucas 22:42.

“… antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” Marcos 10:43-45.

Os perigos do orgulho

O oposto da humildade é o orgulho, considerando-me mais alto ou mais importante do que a vontade e o propósito de Deus. Pode ser sutil – uma falta de fé, por exemplo, onde confio nos meus próprios sentimentos e raciocínio mais do que na palavra de Deus, na promessa e na força. O orgulho é contrário à mente de Cristo, que é humildade, e Deus resiste aos orgulhosos. O orgulho é a raiz de muitos problemas e misérias:

“Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.” Tiago 3:16.

E o povo aflito livras; mas teus olhos são contra os altivos, e tu os abaterás.” 2 Samuel 22:28.

“Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria.” Provérbios 11:2.

“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” 1 João 2:16-17.

“Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança.” 1 Samuel 2:3.

Humildade para com outras pessoas

Esses versículos da Bíblia mostram que a humildade em meu relacionamento com outras pessoas se reflete em meus pensamentos, palavras, ações e atitudes:

“Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.” Filipenses 2:3-4.

“Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” Romanos 12:3.

“Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;.” Romanos 12:16.

Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.’” 1 Pedro 5:5.

“E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos.’” Marcos 9:35.

“Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” João 15:13.

A humildade tem grande recompensa no reino dos céus

Ser humilde significa que estou sempre na vontade de Deus, e esses versículos da Bíblia mostram que a humildade leva a grandes bênçãos:

“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;.” Mateus 5:3.

“Porque o Senhor se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação.” Salmos 149:4.

“O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, honra e vida.” Provérbios 22:4.

“Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” Lucas 14:11.

“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;.” 1 Pedro 5:6.

“E os mansos terão gozo sobre gozo no Senhor; e os necessitados entre os homens se alegrarão no Santo de Israel.” Isaías 29:19.

“Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus.” Mateus 18:4.

Outros versículos da Bíblia que mostram como Deus vê a humildade

“Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?” Miqueias 6:8.

“Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o Senhor; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.” Isaías 66:2.

“A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito.” Provérbios 29:23.

“Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” Tiago 4:10.

Claro, isso é apenas uma amostra. Existem muitos outros versículos da Bíblia sobre humildade. Se meditarmos nessas escrituras sobre humildade e formos obedientes a elas, encontraremos o caminho da vida.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.