Ir para o conteúdo

29 versos da Bíblia para capacitá-lo a resistir à tentação

Esses versículos bíblicos fornecem as ferramentas de que você precisa para vencer todas as tentações. Tentação nunca tem que resultar em pecado!
Bible verses to empower you to resist temptation

A tentação é uma parte da vida. Até que não tenhamos mais um corpo de pecado, seremos tentados a fazer as obras da carne. Mas, na realidade, toda tentação é uma oportunidade para vencer e obter a vitória sobre o pecado! Com a palavra de Deus como nossa arma, podemos sempre resistir à tentação!

Aqui está uma seleção de versículos sobre a tentação que nos mostram como vencer e as promessas que receberemos como resultado de na tentação!

Acredite que Deus tem o escape para você. A tentação não se torna pecado até que você concorde com ela, então o caminho da resistência é o caminho da fuga. Resista à tentação e seja um vencedor!

“Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” Tiago 1:14-15.

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” 1 Coríntios 10:13.

Use o poder do Espírito Santo. Essa é a força que você precisa para resistir à tentação até o fim:

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.”
Gálatas 5:16-17.

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;.” 2 Coríntios 10:4.

Consiga a Palavra de Deus em seu coração antes de ser tentado, para que você a tenha quando precisar:

“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Salmos 119:11.

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” Efésios 6:10-11.

“Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.” Salmos 119:9.

Lembre-se de sua aliança com Deus:

“como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?” Genesis 39:9.

“Fiz aliança com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem?” Jó 31:1.

Ame a Jesus mais do que às suas concupiscências:

“Se me amais, guardai os meus mandamentos.” João 14:15.

“E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo,.” Filipenses 3:8.

Ame a Justiça:

“Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.” 1 Timóteo 6:11.

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;.” Mateus 5:6.

Veja o pecado quando você é tentado ao inútil, feio e insuportavelmente pecaminoso:

“Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;.” Colossenses 3:6.

“Vós, que amais ao Senhor, odiai o mal. Ele guarda as almas dos seus santos; ele os livra das mãos dos ímpios.” Salmos 97:10.

Resista a Satanás no tempo da tentação. Jesus nos mostra como podemos fazer isso: usando a Palavra de Deus:

“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4:7.

“Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.’” Mateus 4:10.

Fique perto de Jesus:

“… Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.” Hebreus 2:14-18.

“Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” Filipenses 4:13.

Lembre-se de que é Cristo quem vive em você e você já está morto para pecar! O pecado não tem domínio sobre você:

“Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências;.” Romanos 6:11-12.

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” Gálatas 2:20.

Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.” 1 João 4:4.

Ore! Vá ao trono da graça para obter ajuda (poder para vencer) em seu tempo de necessidade – quando você for tentado:

Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.” Romanos 6:14.

Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” Hebreus 4:16.

Siga o exemplo de Jesus:

“O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.” Hebreus 5:7.

Saiba que a batalha já está ganha, se você aguentar e resistir à tentação até o fim:

Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;.” Filipenses 1:6.

“Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.” Tiago 1:12.

Lembre-se de que a vitória leva a uma comunhão mais profunda com outros crentes. Nós lutamos um pelo outro, para que o corpo de Cristo possa ser construído:

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.” 1 Pedro 5:8-9.

“… Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado.” Hebreus 11:25.


Você pode estar interessado em ler mais sobre a tentação e como resistir em nossa página sobre tentação e pecado, ou nos artigos seguintes:

Qual é a diferença entre tentação e pecado?

Posso realmente ser livre do pecado?

Ensinamentos-chave

Descubra como a Palavra de Deus nos desafia e motiva a viver 100% de acordo com a Sua vontade, assim que não precisamos mais cair em pecado, mas que podemos chegar a uma vida de vitória.

Baixar e-book grátis

Uma tão grande salvação

O apóstolo que escreveu o livro aos Hebreus o chama de “uma palavra de exortação”. O objetivo deste livreto é amplificar e expandir sobre esta exortação, trazendo fé e salvação a todos aqueles que têm um chamado celestial. Todos aqueles que seguem à exortação do livro aos Hebreus podem alcançar esta grande salvação.

Siga-nos