29 versículos da Bíblia de abrir os olhos sobre a justiça

29 versículos da Bíblia de abrir os olhos sobre a justiça

O que a Bíblia realmente diz sobre justiça?

6 minutos ·

A palavra “justiça” é escrita pelo menos 558 vezes na Bíblia, então podemos ver que é um assunto extremamente importante. Aqui reunimos apenas 29 versículos da Bíblia sobre a justiça, para dar uma ideia dos pensamentos de Deus sobre o assunto.

Justiça é algo que Deus quer de nós

Estes versículos da Bíblia são a prova de que devemos estar ativamente buscando a justiça em nossas vidas!

“Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?” Miqueias 6:8.

“Fazer justiça e juízo é mais aceitável ao Senhor do que sacrifício.” Provérbios 21:3.

“Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.” 
Mateus 5:19-20.

 “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;.” 2 Timóteo 3:16.

“Assim diz o Senhor, o teu Redentor,
o Santo de Israel:
‘Eu sou o Senhor teu Deus,
que te ensina o que é útil,
e te guia pelo caminho em que deves andar.
 
Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos!
então seria a tua paz como o rio,
e a tua justiça como as ondas do mar!.’”

Isaías 48:17-18.

Justiça é algo que devemos praticar

Versículos bíblicos mostrando que a justiça é uma ação que, pela fé, deve surgir em nossa vida cotidiana.

“Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.” 1 João 2:29.

“Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.” 2 Timóteo 2:22.

“Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.” Apocalipse 19:7-8.

“Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniquidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.” Romanos 6:13.

“E, libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça.” Romanos 6:18.

“Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.” 1 João 3:10.

“E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.’” Atos 10:34-35.

“Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa. 1 Coríntios 15:34.

“Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,.” Tito 2:12

Justiça é algo no qual podemos aumentar

Quanto mais praticarmos a justiça e a buscarmos, maior será nossa justiça, como mostram os versículos da Bíblia:

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;” Mateus 5:6.

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Provérbios 4:18.

Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” Romanos 6:16.

“Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;.” 2 Coríntios 9:10.

Os resultados da justiça

E esses versículos bíblicos mostram o tremendo resultado que experimentamos quando buscamos a justiça. Benefícios para agora e eternidade!

“Bênçãos há sobre a cabeça do justo… A memória do justo é abençoada… A boca do justo é fonte de vida… mas o justo tem fundamento perpétuo.” Provérbios 10:6-7;11;25.

“Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:31-33.

“Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” Mateus 13:43.

“E o efeito da justiça será paz, e a operação da justiça, repouso e segurança para sempre.” Isaías 32:17.

“E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.” Mateus 25:46.

“Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.” Hebreus 1:9.

“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” 2 Timóteo 4:7-8.

Outros versículos da Bíblia sobre justiça

Apenas mais alguns versículos da Bíblia para nos inspirar a escolher praticar e praticar a justiça diariamente!

“Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino.” Hebreus 1:8.

“E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;.” Filipenses 3:9.

“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” Romanos 14:17.

“Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;.” Efésios 6:14.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.