26 versículos da Bíblia sobre o Espírito Santo

26 versículos da Bíblia sobre o Espírito Santo

Quem é o Espírito Santo? Como posso recebê-lo? O que ele faz?

8 minutos ·

É impossível viver uma verdadeira vida cristã como discípulo de Jesus sem o Espírito Santo. Aqui está uma seleção de versículos da Bíblia sobre o Espírito Santo – Seu papel, como nós o recebemos e como Ele pode nos ajudar.

Versículos bíblicos sobre a promessa do Espírito Santo

“E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes.
Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.’”
 Atos 1:4-5.

“‘Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” Mateus 28:19-20.

Qual é a função do espírito santo? Leia mais aqui.

Vinda do Espírito Santo

“E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” Atos 2:1-4.

Recebendo o Espírito Santo – versículos bíblicos sobre o batismo do Espírito Santo

“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.’” Mateus 3:11.

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;.’” Atos 2:38.

“Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” Lucas 11:13.

“E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” Atos 5:32.

Leia mais sobre o batismo do espírito santo aqui.

O Espírito Santo – Um selo

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30.

“Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.” Efésios 1:13-14.

“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” Romanos 8:14-17.

O Espírito Santo – O Consolador e Espírito da verdade

Jesus disse isso aos seus discípulos pouco antes de deixá-los:

“‘Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.’” João 14:15-18.

“‘Tenho-vos dito isto, estando convosco. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.’” João 14:25-26.

“Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.” João 15:26.

“‘Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. … Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.’” João 16:7, 12-14.

O Consolador, o Espírito Santo, nos lembrará da Palavra de Deus em nossas situações diárias. Isso não é um conforto? Como seres humanos, é fácil para nós perdermos o foco no que tem valor eterno nas ocupações da vida. O Espírito Santo pode nos induzir no momento em que mais precisamos – para não retornar o mal para o mal, ou para lançar todos os nossos cuidados sobre ele, por exemplo.

“Porque na mesma hora vos ensinará o Espírito Santo o que vos convenha falar.” Lucas 12:12.

“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.” Romanos 8:26-27.

Leia mais sobre por que você precisa do Espírito Santo.

O Espírito Santo – Poder

“‘Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.’” Atos 1:8.

Pedro, que apenas alguns dias antes era tão fraco e tímido que não conseguiu confessar Jesus, embora quisesse, estava em um momento cheio de poder quando o Espírito Santo caiu sobre ele. Você também tem um bom desejo em seu coração de viver uma vida pura para Jesus? Você deseja dizer “Não!” na tentação, mas falta-lhe o poder? Ore pelo Espírito Santo! Ele vai te dar poder para resistir como você nunca experimentou antes!

“E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.” Atos 4:31.

Leia também: O Espírito Santo: Um grande poder para ser liberto

Ande no Espírito

“Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.” Gálatas 5:25.

Depois de receber o Espírito, é evidente a partir deste verso que há um caminho para prosseguirmos. Andar no Espírito significa ser obediente ao Espírito

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.”
 Gálatas 5:16-17.

“De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.” Romanos 8:12-13.

“Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,
Não endureçais os vossos corações,Como na provocação,…’”
 Hebreus 3:7-8.

“Não extingais o Espírito.” 1 Tessalonicenses 5:19.

Leia o testemunho de Marie sobre a importância de ser obediente ao Espírito

O resultado de andar no Espírito

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.” Gálatas 5:22-23.

“… mas a inclinação do Espírito é vida e paz.” Romanos 8:6.

“Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.” Romanos 15:13.


Esta seleção dos versículos da Bíblia do Espírito Santo foi útil? Interessado em saber mais sobre o Espírito Santo? Você pode encontrar todos os nossos artigos nesse arquivo de tópico sobre o Espírito Santo, ou se preferir ouvir, confira nossa playlist de áudios sobre o Espírito Santo.

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.