25 Escrituras para os cristãos que lutam com a solidão

25 Escrituras para os cristãos que lutam com a solidão

Você não está sozinho em sentir-se solitário; muitos lidam com esse sentimento de isolamento. Para aqueles que confiam em Deus, há ajuda em Sua Palavra.

8 minutos ·

Este não é um artigo para “cristãos solteiros”. Você pode se sentir solitário em qualquer circunstância, em qualquer idade, mesmo quando estiver cercado de pessoas, mesmo quando estiver em um relacionamento, ou quando tiver muitos amigos e conhecidos. A solidão é a sensação da alma isolada de conexões humanas significativas, sentindo-se incompreendido, deslocado, etc.

Curiosamente, a Bíblia não diz nada diretamente sobre a solidão. No entanto, isso não significa que não podemos usar as Escrituras para nos ajudar a lidar com esses sentimentos. Aqui, dividimos isso em algumas formas eficazes diferentes de fazer isso.

1.  Tenha uma visão para as coisas celestiais

Não preencha sua solidão com coisas vazias e sem sentido que afetam sua alma e intensifiquem seu isolamento. Mesmo as coisas que não são necessariamente más podem realmente prejudicá-lo pelas reações que causam em você.

Busquem a realização celestial, em vez de procurá-la nas coisas terrenas.

Olhe para a recompensa – mesmo se você continuar a se sentir solitário, você sabe que seu tempo na terra é temporário, Deus vai te ver através disso, e no final você estará com seu Salvador eternamente, e terá companheirismo com Ele e os santos.

2 Coríntios 4:17

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;.”

Salmos 17:15

“Quanto a mim, contemplarei a tua face na justiça; eu me satisfarei da tua semelhança quando acordar.”

Colossenses 3:1-4

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.”

2.  Confie em Deus e busque uma conexão significativa com Ele

Deus é fiel e não importa como você se sente, não importa se todo mundo deixa você, não importa o quão sozinho você esteja, Ele está lá. Ele te ama mais do que você poderia conhecer ou compreender. Pode parecer um clichê cristão, mas é absolutamente verdade que seu relacionamento com Deus pode satisfazer todas as suas necessidades. Busque-o e você pessoalmente experimentará o amor de Deus por você.

Isaías 49:16

“Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei.”

Salmos 139:7-10

“Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.”

Salmos 16:11

“Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.”

Isaías 58:11

“E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.”

Mateus 6:33

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Filipenses 4:19

“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.”

Tiago 4:8

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.”

Josué 1:5-6

“… como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo;…”

Salmos 121: 7-8

“O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.”

Isaías 41:10

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.”

Isaías 43:1-2

“Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.”

Mateus 11:28

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”

1 Coríntios 10:13

“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.”

3.  Trabalhe para conexões significativas em vez de esperar que elas venham até você

Pode ser fácil apreciar o papel da vítima, pensar que para ninguém é tão difícil quanto para mim, acreditar nas razões pelas quais Satanás nos alimenta para nos fazer pensar que isso é verdade e realmente se entregar à autopiedade. Quando a tentação vem para sentar-se e mergulhar em seus próprios sentimentos, em vez de vencê-la e sair e fazer algo com e / ou para os outros. Isso constrói amor, união, fraternidade e companheirismo.

Gálatas 6:2

“Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.”

João 15:13

“Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.”

Filipenses 2:3-4

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.”

1 João 1:7

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.”

4.    O corpo de Cristo

O corpo de Cristo é o melhor antídoto para a solidão. Todos aqueles que seguem a Cristo e foram batizados com um só Espírito são o corpo de Cristo. No corpo nos tornamos um, apesar de nossas diferenças; temos comunhão no Espírito mesmo quando estamos sós. Somos de uma mente, um espírito, um propósito e temos um objetivo. Se você se dedicar à construção do corpo de Cristo através da fidelidade pessoal, Deus assegurará que você encontre seu lugar e seu ministério dentro dele.

Romanos 12:5

“Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.”

1 Coríntios 12:12

“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.”

1 Corinthians 12:26

“De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.”

Efésios 2:19-22

“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.”

Efésios 4:11-13

“E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,.”

Com Deus ao nosso lado e com o Seu Espírito para nos guiar, podemos navegar pelas águas da solidão e entrar no descanso e paz que vem de desistir de todos os esforços para satisfazer os meus desejos humanos e entregar-me inteiramente a Deus.


Você pode estar interessado em ler alguns testemunhos em nosso  linck da página sobre solidão
, ou nos artigos abaixo:

30 versículos da Bíblia sobre esperança para jovens cristãos

19 versículos bíblicos mostrando os pensamentos de Deus para nós

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.