21 versículos da Bíblia sobre o perigo da inveja e como vencê-la

21 versículos da Bíblia sobre o perigo da inveja e como vencê-la

Com esses versículos, você nunca mais terá que ser um escravo da inveja!

6 minutos ·

O problema: Escrituras sobre a inveja

A palavra de Deus é muito clara sobre a inveja: é uma “obra da carne”, um pecado incrivelmente perigoso e destrutivo, e precisamos nos livrar completamente dele! Basta ler estas escrituras sobre inveja e ciúme que mostram como isso é terrível. (Destaques adicionados pelo editor.)

“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” Gálatas 5:19-21.

“O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos.” Provérbios 14:30.

“Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.” Romanos 13:13-14.

“Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.” Gálatas 5:26.

“Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.” Tiago 3:14.

“Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.” Tiago 3:16.

A solução: uma espada para combater a inveja!

A inveja é uma parte inerente da natureza humana pecaminosa, então como podemos vencer a inveja em sua própria raiz? A palavra de Deus nos mostra o caminho para vencer todos os pecados, seguindo Jesus ao tomar nossa cruz diariamente e negar a nós mesmos! Podemos usar esses versículos como uma espada para cortar a inveja assim que tomamos consciência do pensamento ou sentimento de inveja que vem de nossa carne. Podemos dizer um  "Não" firme e decidido, e no poder do Espírito, use a palavra de Deus para lutar até vencermos.

“E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” Lucas 9:23-24.

“Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.’” Hebreus 13:5.

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.” 1 Coríntios 13:4.

“E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.” Colossenses 3:14.

“Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões,
Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. 
Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” Filipenses 2:1-4.

Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;.” 
Romanos 12:15-16.

“Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.” Filipenses 4:3-5.

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Mateus 6:33.

A força que precisamos

A batalha pode parecer difícil e você pode se sentir dominado pela tentação, mas não está sozinho! O próprio Jesus Cristo é nosso grande exemplo - um Homem a quem podemos seguir! No calor da batalha, lembre-se destes versículos e, junto com a oração, use-os para vencer a inveja:

“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” Hebreus 4:15-16.

“Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.” Hebreus 2:18.

É lá no trono da graça que você receberá o poder de que precisa para permanecer firme na tentação e não desistir ou ceder. Nosso misericordioso Sumo Sacerdote o ajudará em sua tentação!

A mensagem da cruz é o poder para a salvação, e Jesus nos enviou o Espírito Santo para nos ajudar e guiar e nos dar a força para negar a nós mesmos e vencer a inveja, o ciúme e todos os tipos de pecado:

“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” Romanos 8:26.

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.” Gálatas 5:16-17.

“De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.” Romanos 8:12-13.

O resultado da batalha contra a inveja

Quando usamos a espada da palavra de Deus em obediência ao Espírito, vencemos a inveja e Deus pode criar algo novo em nós - nos tornamos generosos, amorosos, cheios de bênçãos, nos alegrando com aqueles que se alegram!

“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.” Gálatas 5:22-25.

“Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.” Tiago 3:17-18.

Use essas escrituras sobre a inveja e como vencê-la, como uma força e inspiração para viver de acordo com a vontade de Deus, e se tornar uma bênção em todas as circunstâncias!

Escritura retirada da New King James Version®, a menos que especificado de outra forma. Copyright © 1982 por Thomas Nelson. Usado com permissão. Todos os direitos reservados.